Mudança de projeto e materiais com opções mais leves, como:
Aplicações industriais
Os fixadores mecânicos, como grampos ou parafusos, podem ser usados em praticamente qualquer superfície, mas exigem etapas demoradas para moldar ou preparar a superfície para a fixação. Isso também pode causar concentrações de estresse e resultar em trincas nos plásticos, falhas prematuras, resistência reduzida em compósitos (por causa de descontinuidades da matriz causadas pela perfuração), aumento de peso e um acabamento menos robusto.
A solda térmica requer grandes quantidades de calor – e pode fixar somente os mesmos materiais, como polipropileno em polipropileno.
"A fixação adesiva é uma tecnologia que permite dar a projetistas e engenheiros a capacidade de escolher materiais diferentes e mais leves e combiná-los de maneiras novas e inovadoras para auxiliar e criar montagens leves."
Dr. Antonio Pagliuca, especialista técnico sênior da 3M
As fitas e os adesivos permitem uma fixação eficiente de muitos plásticos de baixa energia superficial, bem como materiais diferentes. Isso permite que os fabricantes economizem um tempo importante, reduzam a distribuição de estresse e incorporem materiais mais leves e finos. Os projetos mantêm mais flexibilidade e uma aparência de fixação final limpa.