Soluções de Montagem e Colagem

Projetistas e engenheiros são desafiados todos os dias a melhorar projetos e processos de fabricação. Ao permitir o uso de uma variedade maior de materiais nos projetos, as fitas e os adesivos da 3M proporcionam uma estética aprimorada, construções mais leves e melhor performance. Essas soluções em fitas e adesivos permitem que os clientes fabriquem produtos de maneira criativa, eficiente e eficaz. As fitas e os adesivos da 3M podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações e substratos, e estamos felizes em ajudar você a encontrar o mais indicado para o seu processo de montagem.


Glove covered human hands handle two metal parts coated with liquid adhesive that will be joined via adhesive bonding.
Explore novas formas de unir materiais
PERGUNTE PARA UM ESPECIALISTA DA 3M

Fitas e adesivos para montagem industrial

Embora existam várias maneiras de projetar e produzir, as fitas e os adesivos da 3M oferecem benefícios diferenciados em comparação à solda e a fixação mecânica.

  • Riveted sheet metal vs. metal to metal adhesive bonding

    Fixação Mecânica vs. Fixação com Fitas e Adesivos

    "A solda é o processo padrão para montagens industriais pesadas, mas requer experiência e pode não funcionar caso os substratos sejam distintos (por exemplo, alumínio com o aço). Os parafusos possibilitam um controle de torque preciso e são removíveis ou substituíveis. No entanto, eles exigem que as superfícies sejam perfuradas. Além disso, os parafusos costumam ser usados, mas talvez não suportem muito estresse e podem estar sujeitos à corrosão. Os rebites são outra opção popular, mas exigem acesso de ambos os lados para concluir a montagem e funcionam melhor com substratos semelhantes. A solda é usada para condutividade elétrica, mas normalmente oferece uma resistência mecânica fraca. Por outro lado, as fitas e os adesivos podem oferecer várias vantagens como uma alternativa aos métodos tradicionais. Por exemplo, os adesivos líquidos podem fluir e se moldar à forma da área de fixação para o preencimento de espaços. Eles normalmente proporcionam fixações fortes. As fitas oferecem espessura e largura constantes. Elas proporcionam fixação imediatar para facilitar a montagem. Ambos vêm em vários formatos, o que proporciona flexibilidade no projeto e na produção. Além dos formatos, as fitas e os adesivos têm vários níveis de adesão para atender a uma grande variedade de substratos e necessidades de projetos."

    As Fitas e Adesvios Industriais oferecem benefícios importantes em relação a outros métodos de montagem, como:

    • Eliminar perfurações e furos para reduzir custos de mão de obra e concentração de estresse
    • Usar materiais mais finos e leves para reduzir o peso do produto e gastos com energia
    • Distribuir o estresse por igual em toda a fixação para otimizar o desempenho
    • Fixar materiais distintos para possibilitar novos projetos e evitar corrosão
    • Fixar e vedar simultaneamente para eliminar etapas do processo
    • Reduzir a vibração no produto final para melhorar a experiência do cliente

Fatores a serem considerados na fixação com fitas e adesivos

Para realizar uma fixação química, o adesivo, seja ele em forma líquida ou de uma fita deve fazer contato direto com a superfície de cada substrato. Portanto, estes produtos devem ser selecionados considerando a energia superficial de ambos substratos limpos. Além disso, o adesivo deve ter resistência coesiva suficiente para atender às necessidades da aplicação. Ao selecionar os substratos para o seu projeto, você pode trabalhar com a 3M para encontrar o melhor produto para a sua aplicação.

  • An animation illustrating the surface energy wet out process. A droplet of water makes contact with a surface and spreads out over the surface.

    Energia superficial, Molhabilidade e Adesão

    Energia superficial é uma propriedade física da superfície do substrato que determina se um adesivo terá boa interação com este. Para um líquido se espalhar e molhar a superfície a sua tensão superficial tem que ser muito menor que a energia superficial do substrato. Por exemplo, em um material com alta energia superficial, a água vai se espalhar e molhar a superfície. Em um material com baixa energia superficial, a água não irá se espalhar. Um adesivo deve molhar o substrato para ter boa fixação.

    Para escolher o adesivo apropriado, é importante compreender as energias superficiais de todos os substratos e como o adesivos irão interagir com cada um deles. A limpeza da superfície também é um fator importante em como o adesivo irá interagir com os substratos: Alguns adesivos exigem um alto grau de limpeza do substrato e, para outros, isso é menos crítico.

  • An animation illustrating a bonded surface being pulled apart. The adhesive fails as two bonded substrates are seperated.

    Resistência coesiva

    Coesão é a resistência interna de um adesivo, a capacidade do adesivo não se romper internamente sob estresse. Quanto maior for a resistência coesiva, mais forte será o adesivo. É importante levar em consideração os tipos específicos de esforços que agem sobre a linha de colagem. Entre os principais estão cisalhamento, clivagem, descascamento (força de adesão) e tração.

    A resistência coesiva é determinada pela composição química do adesivo. A força de coesão dos adesivos pode variar amplamente, desde adesivos sensíveis à pressão a adesivos epóxi e acrílicos estruturais. Entender a intensidade e a frequência dos esforços da aplicação é essencial na escolha do adesivo com a melhor resistência coesiva para a tarefa em questão.


Tipos de substrato

A 3M tem uma grande variedade de fitas e adesivos, além de uma compreensão abrangente de substratos, para ajudar você no seu projeto.

  • Metal

    Os metais, especialmente os comuns, como o aço ou o alumínio, são fortes, duráveis, facilmente usináveis, econômicos e amplamente usados na industria. Eles têm energias superficiais alta e costumam ser fáceis de fixar com a preparação apropriada da superfície. Muitas das vantagens dos adesivos, como o preenchimento de espaços e o isolamento de substratos, são vantajosos na fixação metálica.

  • Materiais tradicionais

    Isso inclui substratos como vidro, cerâmica e concreto, bem como materiais naturais como madeira, tecido, couro e pedra. Esses materiais têm energias superficiais médias e são relativamente fáceis de fixar, mas cada um tem uma consideração específica quanto à preparação e à limpeza da superfície. A 3M possui adesivos projetados especificamente para fixar cada um desses materiais.

  • Plásticos de Alta Energia Superficial

    Eles costumam ser plásticos rígidos e resistentes de bom desempenho em temperaturas mais altas e normalmente custam mais. Entre os exemplos estão policarbonato, ABS, espuma de uretano, outros compostos e a maioria das tintas. Eles podem passar por um processamento significativo e não são muito difíceis de fixar, mas detalhes específicos, como desmoldantes, podem ser um problema.

  • Plásticos de Baixa Energia Superfícial

    Os plásticos com LSE (Low Surface Energy - Baixa energia superficial) têm uma resistência inerente a molhabilidade que torna o processo de escolha do adesivo mais crítico. Entre os exemplos estão polipropileno, polietileno, poliestireno e muitas tintas á pó. A 3M desenvolveu adesivos plásticos especificamente para fixar esses materiais.


Tipos de montagem

Durante a determinação de qual adesivo apresentará o melhor desempenho, costuma ser muito útil levar em consideração o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem mostrados abaixo têm características de projeto diferentes que normalmente determinam o melhor adesivo ou fita.


Considerações sobre fabricação e projeto

Uma das maneiras mais rápidas de encontrar a fita ou adesivo ideal, é levar em consideração como o seu produto será fabricado e usado. Por exemplo, a produção será manual ou automatizada? Quanto espaço há disponível? Qual é a temperatura máxima que o produto atinge quando usado? Há alguma especificação do setor a que o seu produto precisa atender?

  • Technician in an assembly line plant creates an adhesive bond

    Processo de Montagem

    Aqui estão algumas questões-chave sobre o seu processo de fabricação a serem levadas em consideração. Qual é o seu processo atual de fabricação e linha de montagem? A solução adesiva precisa se adequar ao seu processo atual, ou o processo/equipamento pode mudar? Com que rapidez a montagem avançará as etapas do processo de fabricação? A fixação precisará ser reposicionada? Quais são as exigências ambientais, de saúde, segurança e regulatórias? Qualquer um desses fatores pode afetar a escolha do adesivo.

  • RV manufacturing plant showing RVs made with industrial adhesives

    Uso final

    O desempenho do seu produto final é importante para você. Como e onde o seu produto acabado é usado? Trata-se de um produto acabado ou ele é uma submontagem que vai para outro fabrica? Ele estará expostos a intempéries: a alta/baixa temperatura, os raios UV, a vibração, o impacto, a umidade ou a chuva o afetarão? Existem exigências de especificações militares, Anvisa, UL, ASTM, construção, marítimas ou outros detalhes? Sofrerá ações estáticas ou dinâmicas? Todas são considerações importantes quando se faz a escolha final.


webLoaded = "false"
Recursos fundamentais para a montagem de materiais

Fale conosco

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Entre em contato conosco caso você precise de informações técnicas, de produtos ou de aplicação, ou para tirar dúvidas com um de nossos especialistas técnico da 3M. Você também pode ligar para 0800-123-2333 ou através do e-mail falecoma3m@mmm.com

Fale conosco
Close  

Industrial Adhesives & Tapes | Ask A 3M Expert



Thank you for your interest! Please complete the form below to receive your tape or adhesives sample or enter your question or comment below.


Industrial Users Only


Disclaimer: The 3M Industrial Sample Request Program is not available to consumers or the general public. We reserve the right to disqualify without notification any sample request that does not appear to be for industrial manufacturing purposes. Samples are available to U.S. industrial customers only. Only one sample per qualified customer. You will be contacted to verify your request. If you are a 3M Distributor, contact your 3M Sales Representative. Quantities available while supplies last.


We will respond to your email request in 24 - 48 business hours.


All fields are required unless indicated optional


  •  
  • 3M takes your privacy seriously. 3M and its authorized third parties will use the information you provided in accordance with our Privacy Policy to send you communications which may include promotions, product information and service offers. Please be aware that this information may be stored on a server located in the U.S. If you do not consent to this use of your personal information, please do not use this system.

  • Submit

Thank You

Thank you for your interest in 3M Industrial Adhesives & Tapes products. A 3M representative will contact you shortly regarding your inquiry.

Our Apologies...

An error has occurred while submitting. Please try again later...

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português