Chat with Us
Man Made Material Hero Image

Projetando com Plásticos de Baixa Energia Superfícial

Montagem de plásticos de baixa energia superficial que são difíceis de fixar

PERGUNTE PARA UM ESPECIALISTA DA 3M
webLoaded = "false"
webLoaded = "false"

Montagem de plásticos de baixa energia superficial

  • Chart outlining the different Surface Energy levels of various LSE plastics
  • Os plásticos de baixa energia superficial, ou LSE, costumam ser conhecidos por suas iniciais e incluem materiais como polipropileno (PP), polietileno (PE ou PEAD), poliestireno, acetal, EVA (Etileno acetato de vinila) e tintas à pó. Como normalmente são macios e têm um ponto de fusão baixo, eles são fáceis de processar, mesmo em grandes volumes, e são de baixa densidade, o que ajuda na redução de peso. Como a baixa energia superficial é a principal característica desse grupo, eles são mais difíceis de fixar. Há opções de fita e adesivo que funcionam bem, mas muito menos opções para escolher e testar.​​​​

    Os plásticos LSE são facilmente moldados em várias formas e costumam ser usados em aplicações de uso único, como sinalização, acabamento decorativo ou embalagem, recipientes plásticos, mas também bandejas de plástico, tampões de proteção e filmes envoltórios. A maioria das aplicações não requer um adesivo forte, mas, em um mercado de reuso, muitos plásticos recicláveis são triturados e transformados em madeira plástica leve, que normalmente tem as mesmas propriedades de fixação, mas também pode exigir mais resistência adesiva.


webLoaded = "false"

Tecnologias Adesivas

Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas a serem usados em plásticos de baixa energia. Saiba mais sobre cada tecnologia em destaque usando os links abaixo.

  • Fitas Dupla Face Fina 3M™

    As fitas finas são sensíveis à pressão com adesivo em ambos os lados. Essas fitas podem ser, fitas transferíveis ou dupla face. A 3M possui formulações exclusivas projetadas para adesão em superfícies de baixa energia. Elas são ideais para superfícies lisas e planas e normalmente são usadas em peças estampadas, como moldes de smartphones, TVs de tela plana, borrachas de vedação, acessórios de acabamento e muitas aplicações de embalagem.

  • Adesivos instantâneos 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos instantâneos 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos de alta resistência projetados para espaços pequenos. Apenas uma gota de adesivo instantâneo por centímetro quadrado já pode ser suficiente para fixar muitos substratos, inclusive plásticos de baixa energia.

  • Adesivos estruturais acrílico 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos estruturais acrílico 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos bi-componente que proporcionam aos projetistas a maior resistência para aplicações exigentes. Muitos desses adesivos são uma boa escolha para a fixação de plásticos de baixa energia. Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ oferecem resistência a impacto e alto desempenho em uma grande variedade de condições ambientais.


webLoaded = "false"

Tipos de plásticos de baixa energia (LSE)

  • components of many coffee pots incorporate polypropylene to reduce the weight/cost

    Polipropileno

    Polipropileno é um plástico de baixa densidade fabricado em grande volume e muito usado como filme, fibra e peças moldadas. Ele costuma ser usado em embalagens como recipientes, mantas plásticas e filmes envoltórios, bem como para criar componentes leves para os setores automotivo, de eletrodomésticos e médico.

webLoaded = "false"
  • Refrigerator with white plastic materials inside made from Polystyrene

    Poliestireno

    Poliestireno é um plástico translúcido e duro. Ele pode ser frágil, mas versões mais resistentes, conhecidas como HIPS (High-Impact Polystyrene, Poliestireno de alto impacto), têm propriedades de fixação um pouco diferentes. Entre algumas das muitas aplicações que usam poliestireno estão espumas de embalagem, caixas de CD, recipientes de lanches, garrafas, bandejas, copos e talheres descartáveis. O poliestireno é facilmente processado por moldagem, o que possibilita detalhes finos, bem como por moldagem a vácuo para criar painéis de espuma.

webLoaded = "false"
  • Plastic syringe made from Polyethylene

    Polietileno

    Polietileno é o plástico mais comum, produzido no maior volume. Muitas vezes, ele é transformado em filme envoltório para embalagem e moldado em garrafas ou outros recipientes. O polietileno tem resistência relativamente baixa e pouca resistência térmica, mas é fácil de processar e é usado em aplicações onde esses fatores são menos importantes.

webLoaded = "false"
  • Sunglasses with frames made from Acetal (also Polyoxymethylene or POM)

    Acetal (também polioximetileno ou POM)

    Polioximetileno é um plástico de alto desempenho branco opaco com alta resistência e rigidez, além de boa resistência térmica, impactos e estabilidade dimensional. Ele costuma ser usado em componentes como rodas de engrenagem, correias transportadoras, armações de óculos e fixadores.

webLoaded = "false"
  • Black Foam pads with adhesive applied to one side to ensure easy placement

    EVA

    Etileno acetato de vinila é um polímero semelhante a uma borracha com boa rigidez e resistência a rachaduras. Ele costuma ser usado como espuma em calçados, especialmente em entressolas de tênis e sandálias, e no estofamento esportivo. Ele também pode ser um substituto da cortiça natural.

webLoaded = "false"
  • Yellow bulldozer with high performance paint moving dirt

    Pintura e Pintura à pó

    As pinturas tradicionais têm uma grande variedade de energia superficial, resultando em exigências de fixação diferentes. A pintura à pó é um pó seco aplicado à superfície e depois aquecido para formar um revestimento duro. Aditivos com baixa energia superficial normalmente fluem para a superfície quando derretidos, o que pode dificultar a fixação nas pinturas à pó.


webLoaded = "false"

Tipos de montagem

Durante a determinação de qual adesivo apresentará o melhor desempenho, costuma ser muito útil levar em consideração o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem mostrados abaixo têm características de projeto diferentes que normalmente determinam o melhor adesivo ou fita.

Fale conosco

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Entre em contato conosco caso você precise de informações técnicas, de produtos ou de aplicação, ou para tirar dúvidas com um de nossos especialistas técnico da 3M. Você também pode ligar para 0800-123-2333 ou através do e-mail falecoma3m@mmm.com

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português