Bate-papo indisponível
3M VHB tape shown bonding metal hatchannel adhesive joint to metal panel in industrial manufacturing application

Fixação em Diferentes Substratos Metálicos

Montando e Colando Substratos Metálicos.

PERGUNTE PARA UM ESPECIALISTA DA 3M

Projetando com Metais

Para os fabricantes, os metais são econômicos, apresentam bom desempenho em uma ampla faixa de temperaturas, oferecem boa resistência às intempéries e têm excelente força. Os consumidores finais confiam em metais: eles são sólidos e resistentes, além de serem agradáveis ao toque e aos olhos. Os metais podem proporcionar a aparência que você quiser, de ligas industriais ásperas à alta tecnologia.

Existem maneiras aparentemente infinitas de moldar ou processar metais: fundição, estamparia, torneamento, desenho – até mesmo a forja de um ferreiro. Você sabe tudo isso porque você conhece metal e o escolheu para o seu projeto. Também conhecemos metal, mas o que realmente sabemos é como fixá-lo.


Fixação Mecânica vs. Fixação com Fitas e Adesivos

  • Technician uses applicator to bond metal with 3M metal glue

    Montagem com fixadores mecânicos vs Fixação com Fitas e AdesivosJoining with Mechanical Fasteners vs. Adhesive Bonding

    Os fixadores metálicos são quase tão antigos quanto a metalurgia, e as pessoas estão familiarizadas com eles. Aparentemente, fixar metal com um parafuso ou rebite é uma boa escolha, mas talvez não seja. Os adesivos industriais oferecem seis benefícios importantes em relação a outros métodos de montagem:
     

    1. Eliminar perfuração e furos – a perfuração demora e os furos enfraquecem o substrato nestes pontos e se tornam um possível local de corrosão
    2. Distribuir o estresse por igual pela fixação – em vez de estresse concentrado em um ou mais pontos, o substrato é tensionado de maneira uniforme sobre a área da fixação
    3. Permitir o uso de materiais mais finos e leves – como o estresse é distribuído por toda a linha de colagem, o substrato não precisa ser tão espesso para acomodar pontos de estresse do fixador mecânico
    4. Fixar e isolar materiais diferentes – determinados fixadores mecânicos não funcionam bem com substratos não metálicos, e dois metais diferentes podem criar problemas de corrosão
    5. Fixar e vedar simultaneamente – os adesivos não apenas servem para fixar, mas também podem manter líquidos fora ou dentro do produto
    6. Reduzir vibração – os adesivos resilientes podem ajudar a dissipar a energia, em vez de transmiti-la

     

  • Sparks fly as technician welds metal substrates together in a factory

    Solda vs Fixação com Fitas e Adesivos

    Os acessórios térmicos, como solda, são familiares e aceitos no mercado porque os materiais consumíveis são baratos, e a fixação térmica costuma ser mais rápida, pois não há tempo de cura. As fixações térmicas e adesivas oferecem uma boa fixação e vedação quando feitas corretamente. No entanto, os adesivos oferecem diversos benefícios em relação à fixação térmica:
     

    1. Permitir o uso de metais distintos – os metais diferentes são isolados contra corrosão galvânica
    2. Retrabalhar a fixação – é mais fácil desmontar, retrabalhar e reparar
    3. Reduzir custos de mão de obra – os adesivos exigem menos treinamento e conhecimento para realizar uma boa aplicação
    4. Melhorar a estética – o processo de fixação não distorce nem descolore os substratos
    5. Permitir o uso de substratos mais finos – como o metal não é distorcido, um substrato mais fino pode ser tão resistente quanto
    6. Reduzir custos de energia – a fixação térmica demanda muita energia
    7. Aumentar o conforto do trabalhador – a maioria dos adesivos pode ser aplicada em temperatura ambiente

Considerações para fixar metais

Vários fatores entram em jogo quando se considera a melhor maneira de fixar o metal no processo, inclusive rigidez vs flexibilidade, corrosão, exposição térmica e concentração do estresse.

  • 3M VHB tape is used to join metal part to metal sheeting

    Rígido vs flexível

    Um adesivo rígido transmite energia de maneira eficiente, como do eixo de um taco de golfe para a cabeça. Um adesivo flexível ajuda a dissipar energia, como vibrações em um vagão de passageiros. Dessa maneira, a estrutura não é afetada negativamente. Adesivos diferentes são rígidos ou flexíveis em uma medida diferente. Assim, você pode escolher o que é melhor para a sua aplicação.

  • Pitting, rust, and galvanic corrosion detail on a metal screw head

    Corrosão

    A corrosão galvânica ocorre quando um metal mais ativo perde elétrons para um menos ativo, causando a degradação e a falha do material por ferrugem ou corrosão. Esse é um problema específico quando um fixador metálico transmite facilmente os elétrons. Um adesivo não só pode fixar metais diferentes, mas também oferecer uma camada de isolamento fina para resistir a essa corrosão.

  • A rotor and brake system symbolize thermal issues in metal. Metal friction impacts temperature and  stress in materials.

    Exposições térmicas

    Materiais diferentes se expandem e se contraem em taxas diferentes quando expostos ao calor ou ao frio, o que pode afetar seriamente a estrutura. Um adesivo suficientemente resiliente pode absorver parte desse estresse, seja entre dois metais diferentes ou entre um metal e um substrato não metálico, como vidro, madeira ou plástico.

  • Warped metal showing damage from a screw fastening metal sheets together

    Concentração do estresse/perfuração

    Os furos não apenas demoram, mas também enfraquecem o substrato e concentram o estresse na borda do furo. Por outro lado, um adesivo pode ser aplicado rapidamente e distribui o estresse por igual em toda a linha de colagem.


Tecnologias Adesivas

Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas a serem usados na fixação de metais. É importante escolher a resistência e a durabilidade do adesivo para atender às exigências do substrato e da aplicação. Saiba mais sobre cada tecnologia em destaque usando os links abaixo.

  • Fitas 3M™ VHB™

    Com fitas 3M™ VHB™, você pode manter a consistência do projeto à construção do produto, eliminando fixadores visíveis, ao mesmo tempo em que cria rápida e facilmente uma fixação duradoura cuja resistência, na verdade, aumenta ao longo do tempo. Com a capacidade de fixar uma grande variedade de materiais, elas oferecem soluções de fixação resilientes em praticamente qualquer projeto que você possa imaginar.

  • Adesivos Estruturais Epóxi 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos estruturais epóxi 3M™ Scotch-Weld™ bi-componente são resistentes, duráveis, apresentam bom desempenho em altas temperaturas e resistem à degradação química, tornando-os ideais para aplicações industriais. Esses adesivos de alta força podem oferecer excelente resistência ao impacto e permitem projetos de produtos para setores como aeroespacial, construção e transporte.

Fixação em Diferentes Substratos Metálicos

Os metais são fáceis de se fixar, mas cada um é único. Estes são os principais tipos de metais.

  • Stainless steel kitchen cabinets in a commercial kitchen

    Aço inox

    Aço inox é uma liga de ferro com carbono e outros metais adicionados para resistência à corrosão. Comum em utensílios domésticos, talheres, cozinhas comerciais e processadores de alimentos, ele também é usado em instrumentos cirúrgicos, nos setores automotivo e aeroespacial, além de equipamentos industria geral e fachadas de edifícios. O aço inox é fácil de fixar, mas pode precisar ser limpo para remover sujeira, poeira, impressões digitais e óleosidade.

  • Plates of corrugated steel (diamond pattern) in industrial manufacturing

    Aço

    Aço é uma liga de ferro com uma pequena quantidade de carbono para aumentar a resistência. As superfícies de aço costumam ser revestidas antes ou depois da fixação para evitar a corrosão, seja com zinco (aço galvanizado) ou algum tipo de tinta. Se for revestido antes, o adesivo será efetivamente fixado em qualquer revestimento, em vez do próprio aço, o que afeta a energia superficial e quão bem o adesivo será fixado. Outras fitas e adesivos foram projetados para resistir ao processo de revestimento ou pintura.

  • Strips of aluminum ready for metal adhesive

    Alumínio

    O alumínio é um metal relativamente maleável, durável, leve e flexível, facilmente usinado, fundido, curvado e extrudado. Ele está quase sempre em liga para melhorar as propriedades mecânicas. O alumínio resiste à corrosão porque uma camada fina de óxido de alumínio se forma quase imediatamente quando o metal cru é exposto ao ar. O alumínio normalmente precisa ser limpo ou receber uma leve abrasão para remover sujeira, poeira, impressões digitais e oleosidade.

  • Cut copper pipes and tubing

    Metais que contêm cobre

    Cobre é um metal macio, maleável e flexível, com excelente condutividade elétrica e térmica. Ele está sujeito à corrosão e não deve estar em contato com materiais que causem ou aumentem a corrosão, especialmente outros metais. Os metais que podem se corroer ao longo de períodos prolongados, como cobre e suas ligas de latão e bronze, exigem consideração especial durante a seleção de um adesivo. A 3M fabrica fitas e adesivos especialmente formulados que não promovem a corrosão e são compatíveis com o cobre.


Tipos de montagem


Fale conosco

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Entre em contato conosco caso você precise de informações técnicas, de produtos ou de aplicação, ou para tirar dúvidas com um de nossos especialistas técnico da 3M. Você também pode ligar para 0800-123-2333 ou através do e-mail falecoma3m@mmm.com

Close  

Industrial Adhesives & Tapes | Ask A 3M Expert



Thank you for your interest! Please complete the form below to receive your tape or adhesives sample or enter your question or comment below.


Industrial Users Only


Disclaimer: The 3M Industrial Sample Request Program is not available to consumers or the general public. We reserve the right to disqualify without notification any sample request that does not appear to be for industrial manufacturing purposes. Samples are available to U.S. industrial customers only. Only one sample per qualified customer. You will be contacted to verify your request. If you are a 3M Distributor, contact your 3M Sales Representative. Quantities available while supplies last.


We will respond to your email request in 24 - 48 business hours.


All fields are required unless indicated optional


  •  
  • 3M takes your privacy seriously. 3M and its authorized third parties will use the information you provided in accordance with our Privacy Policy to send you communications which may include promotions, product information and service offers. Please be aware that this information may be stored on a server located in the U.S. If you do not consent to this use of your personal information, please do not use this system.

  • Submit

Thank You

Thank you for your interest in 3M Industrial Adhesives & Tapes products. A 3M representative will contact you shortly regarding your inquiry.

Our Apologies...

An error has occurred while submitting. Please try again later...

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português