Como vidro, madeira, tecido, couro, cerâmica e concreto.
Energia superficial é uma propriedade física da superfície do substrato que determina se um adesivo terá boa interação com este. Para um líquido se espalhar e molhar a superfície a sua tensão superficial tem que ser muito menor que a energia superficial do substrato. Por exemplo, em um material com alta energia superficial, a água vai se espalhar e molhar a superfície. Em um material com baixa energia superficial, a água não irá se espalhar. Um adesivo deve molhar o substrato para ter boa fixação. Energia superficial é o motivo pelo qual é fácil fixar metais e difícil fixar plásticos.
Entre esses extremos, há uma grande variedade de substratos com energia superficial média, não muito difíceis de fixar, mas cada um com suas próprias considerações. Esse grupo de materiais tradicionais inclui tecnologias antigas, como vidro, cerâmica e concreto, bem como materiais mais naturais, como madeira, couro e tecido (tanto natural quanto sintético). Em muitos casos, os projetistas escolhem um material específico pela sua aparência, o que também pode afetar a escolha do adesivo.
Na maioria das vezes, o vidro é escolhido pela transparência, mas ele também é forte, resistente a riscos, impermeável a líquidos e de fácil limpeza, o que o torna popular entre os consumidores. O vidro tem uma grande variedade de aplicações, de telas de televisores e smartphones a painéis de sinalização e arquitetura. Entre os adesivos 3M™ para fixação de vidro estão fitas VHB™ e adesivos estruturais epóxis.
A madeira é natural, pode suportar cargas pesadas, acomoda bem tinta e é esteticamente agradável. Esse recurso renovável é usado em muitas aplicações, da construção ao acabamento mobiliário. O fator mais básico na fixação da madeira é sua capacidade de absorção: Para usar a fita, você deseja preparar a superfície com tinta ou verniz e, assim, fixar o acabamento, e um adesivo líquido vai aderir melhor a madeira inacabada.
Os tecidos variam de materiais naturais, como algodão ou lã, a sintéticos feitos de plásticos de baixa energia superficial, como poliéster. Entre as aplicações comuns nas quais a solução de fixação por colagem é melhor que a costura, estão revestimentos de piso e assentos, bem como algumas roupas e acessórios. Preocupações de fixação com tecido normalmente são sobre o material base, em vez do fato dele ter sido costurado no tecido.
Couro é pele de animal curtida e é valorizado por ser de natureza durável e flexível. Ele é mais usado em roupas, artigos esportivos e móveis, muitas vezes em aplicações nas quais uma colagem invisível é preferida em relação a uma costura visível. O lado de trás do couro costuma ser poroso e fácil de fixar, mas o lado acabado pode ter oleosidade ou outros acabamentos que podem projudicar a adesão.
Produtos para fixação de tecido e couro
Embora a composição do material possa ser crítica na escolha de um adesivo para tecido ou couro, a retenção ou a absorção e a forma como o adesivo reage também são fatores importantes. Retenção é quanto adesivo permanece na superfície para fixar o outro substrato, e absorção é a quantidade absorvida pelo tecido. Os adesivos em spray costumam ser uma boa escolha porque as partículas mais finas permanecem na superfície por um tempo. Os adesivos de contato também podem ser uma boa opção.
Feitas de barro cozido, as cerâmicas são valorizadas pela força, dureza e resistência a desgaste e produtos químicos. Elas também exibem excelente resistência a temperatura e baixa expansão térmica, razão pela qual elas costumam ser usadas como anteparos térmicos. As cerâmicas têm muitas aplicações nos setores de bens de consumo, componentes eletrônicos e aeroespacial. As cerâmicas industriais e técnicas são quase sempre esmaltadas, de maneira que a fixação é realizada em uma superfície vitrificada ou semelhante a um vidro ao invés da sua superfície porosa.
O concreto é muito maleável quando misturado, mas endurece em uma forma forte e rígida, usada em todos os tipos de construção, desde estradas a moradias até prédios comerciais. Mesmo um concreto de acabamento liso é comparativamente áspero e absorvente. Dessa maneira, um adesivo líquido pode preencher a superfície áspera. E como esperamos que o concreto dure indefinidamente, qualquer fixação adesiva também deve ter uma expectativa de vida longa.
Produtos para fixação de cerâmica e concreto
Cerâmica e concreto são bons candidatos para adesivos de uretano mono componente e adesivos estruturais bi-componente. Esses adesivos líquidos podem fluir para qualquer espaço e, assim, oferecer a maior superfície de fixação possível.
Durante a determinação de qual adesivo apresentará o melhor desempenho, costuma ser muito útil levar em consideração o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem mostrados abaixo têm características de projeto diferentes que normalmente determinam o melhor adesivo ou fita.
Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Entre em contato conosco caso você precise de informações técnicas, de produtos ou de aplicação, ou para tirar dúvidas com um de nossos especialistas técnico da 3M. Você também pode ligar para 0800-123-2333 ou através do e-mail falecoma3m@mmm.com