Chef e clientes interagindo em um restaurante.
Aprimorando a Experiência do Cliente em seu Restaurante

Adotar essas cinco tendências essenciais de serviços de restaurante pode ajudar os clientes a se apaixonarem por seu estabelecimento.

Não há negócio mais competitivo do que administrar um restaurante. Para os consumidores, as opções são inúmeras. Uma refeição ruim e você corre o risco não apenas de perdê-los, mas também de sofrer críticas negativas online e no boca a boca. Sua melhor ferramenta para combater a concorrência? Clientes consistentemente satisfeitos e atendidos com as últimas tendências do setor de restaurantes.

Então, o que é necessário para atender às altas expectativas dos clientes? Uma pesquisa recente da empresa de consultoria empresarial Deloitte descobriu que conquistar os consumidores incluía encantá-los (43%) com experiências que excedem as suas expectativas e engajá-los (46%) ao interagir com eles de forma amigável e autêntica.

A gestão de um restaurante precisa entender bem por que os clientes estão chegando e o que eles esperam, diz Dustin Rogge, professor associado de Hospitalidade e Negócios no The Culinary Institute of America em Greystone. Desde as tendências dos serviços de alimentação até o treinamento da equipe e ideias de remodelação de restaurantes, todos eles são elementos da experiência do cliente.

Colocar cinco elementos essenciais em ação pode ajudá-lo a proporcionar uma ótima experiência ao cliente

1. Acolhimento no restaurante

É difícil superestimar o quão importante pode ser ter a equipe certa. Seu pessoal fornecerá toda a interação humana com seus clientes. O serviço deve atender às suas expectativas, diz Rogge. É fundamental estar constantemente à procura das pessoas certas, que compreendam as tendências dos serviços de alimentos, especialmente em um mercado concorrido. E isso não significa necessariamente ter alguém com profunda experiência no ramo de restaurantes.

“Você pode ensinar alguém a trazer a comida e colocar os talhetes no lugar certo, mas é muito mais difícil ensinar empatia e verdadeiro interesse e paixão pelo que está sendo feito. E isso se traduz aos clientes”, diz Rogge.

2. Experiência padronizada

Os clientes querem saber se o seu estabelecimento atenderá ou superará, de forma constante, às suas expectativas. Você precisa entender por que os clientes vêm ao seu restaurante e então oferecer a experiência que eles esperam, diz Rogge. Num restaurante fast casual, as suas expectativas são ter uma experiência gastronômica elevada, rápida e a um preço razoável. Se houver uma incompatibilidade – por exemplo, se o serviço for lento ou a comida mal preparada ou muito cara –, seus clientes ficarão insatisfeitos. É importante implementar processos para garantir que a experiência seja sempre igual ou semelhante a cada vez. A higiene dos alimentos, o serviço confiável e a consistência da limpeza do restaurante são todas maneiras de melhorar a experiência do cliente. E, hoje, o nome do jogo é experiência do cliente.

Rogge sugere desenvolver processos tanto quanto possível para garantir que você possa padronizar a experiência, não importa quem esteja trabalhando em um determinado dia ou noite. Por exemplo, estabeleça um padrão de que todos os clientes sentados sejam recebidos por um garçom em 60 segundos e o primeiro prato chegue em 10 minutos. Quando você acompanha esses referenciais, mas ainda dá aos garçons autonomia para lidar com situações específicas da maneira que acharem melhor, você pode ajudar sua equipe a entender o que é necessário para superar as expectativas, ele diz.

3. Qualidade

As pessoas vão aos restaurantes para comer, beber e celebrar, por isso a qualidade da comida e das bebidas é muito importante. Os equipamentos devem estar bem conservados e funcionando perfeitamente para proporcionar a melhor preparação possível das refeições. A qualidade da água deve ser examinada para determinar se filtração ou tratamento adicionais são necessários. Por exemplo, o cloro ou os produtos químicos relacionados que as cidades adicionam à água podem afetar o sabor das bebidas e do gelo. Revise você mesmo, de forma rotineira, a qualidade dos alimentos e bebidas para garantir que o sabor e a apresentação sejam apropriados ao seu estabelecimento.

4. Decoração e ambiente

Antes mesmo de os clientes entrarem em seu restaurante, eles formam opiniões com base na aparência externa. À medida que entram no estabelecimento, a decoração, a disposição e outros aspectos da aparência do local também contribuem para a sua opinião. Os pisos devem estar limpos e bem conservados para evitar escorregões e tropeções. Estabelecimentos que parecem degradados ou antigos podem afastar os clientes. Para ideias de decoração que vão do começo ao fim das refeições e que não vão estourar o seu orçamento, conheça os nossos acabamentos DI-NOC™ e FASARA™.

A iluminação também é importante. Uma pesquisa de janeiro de 2018 realizada pelo guia de avaliação de restaurantes Zagat descobriu que três quartos das pessoas que navegam por fotos de comida nas redes sociais já escolheram um restaurante com base nas fotos do jantar, portanto, restaurantes mais visitados tendem a ter uma iluminação adequada para fotos. Além disso, é claro, todo estabelecimento precisa se concentrar na otimização do espaço da cozinha industrial.

5. Confiança

Quando os clientes entram em seu estabelecimento, eles depositam sua confiança no fato de que você está mantendo o seu restaurante limpo, tomando os devidos cuidados para prevenir doenças de origem alimentar. Eles querem que o estabelecimento tenha uma aparência de limpeza – especialmente nos formatos populares de cozinha aberta, diz Carolina Bautista-Brown, gerente de marketing no setor de fornecimento de alimentos da 3M.

“Os clientes pensam em como os ingredientes são manuseados, em como a comida foi preparada. Se você tem um ambiente aberto, é ainda mais importante que você tenha uma cozinha extremamente limpa”, afirma. Usar as ferramentas certas para manter facilmente a cozinha limpa e sem gorduras ajuda a melhorar sua aparência e contribui para a segurança geral no manuseio dos alimentos.

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