O tempo é importante. No seu restaurante, uma boa programação é uma das melhores formas de criar ordem e manter um bom fluxo operativo. É tão importante como o pessoal que faz o trabalho, e a programação correta garante a quantidade ideal de funcionários disponíveis para fazer a diferença na experiência do cliente.
Ainda que a programação de horários seja considerada uma tarefa simples, mas extremamente necessária, um enfoque adequado pode ajudar a estabeler melhores relações com o seu pessoal, aumentar a retenção e minizar as horas extras, afirma Mark Hampton, fundador da Supply Chain Synergy Consultants, uma empresa de consultoria de restaurantes com sede em Denver, Colorado. Aqui você pode encontrar 5 conselhos de como fazer isso bem.
Todas as cozinhas comerciais possuem momentos lentos e ocupados. Hampton recomenda distribuir as horas de chegada dos trabalhadores em função do tráfico do restaurante. Por exemplo, se a hora de pico do almoço começa às 11:45, não faça o primeiro turno entrar às 9 da manhã. Ao invés disso, programe a chegada de alguns trabalhadores para que se encarguem das tarefas de preparação e de limpeza, e a de outros para que entrem mais tarde e não fiquem parados sem fazer nada.
Os trabalhadores dos restaurantes costumam precisar de flexibilidade. Se são programados horários em que não estão disponíveis, são criados problemas para a sua equipe e negócio, diz Hampton. Invista em tecnologias de programação que te ajudem a fazer um acompanhamento da disponibilidade dos funcionários, permitir-lhes acessar seus horários desde seu celulares e economizar tempo no seu restaurante.
Hampton recomenda controlar as horas extras começando a semana de trabalho na sexta-feira. Os trabalhadores podem acumular horas extras durante o fim de semana, sobretudo em épocas festivas de grande movimento. Logo, seus horários podem se ajustar durante o resto da semana, quando o volume de clientes é provavelmente menor.
"Normalmente, a semana de trabalho das pessoas começa na segunda-feira", diz Hampton. "Quando começa na sexta, entram na parte mais atarefada da semana com nenhuma hora trabalhada".
Elabore listas de verificação ou "checklists" para todas as áreas da empresa. Isso ajudará os trabalhadores a maximizar o seu tempo e a fazer as coisas de maneira mais uniforme. Sabem quando têm que limpar a grelha, quando têm que preparar as saladas, quando têm que colocar as mesas, etc. "Ajuda os trabalhadores a entrar na rotina", afirma Hampton.
Quando os membros da sua equipe maximixam o seu tempo, essa eficiência te permite encontrar oportunidades para treiná-los em outras partes do negócio, explica Hampton. Desse modo, você pode fazer com que alguém da limpeza se converta em um cozinheiro ou em um garçom. Quando se criam planos profissionais para os trabalhadores, a retenção aumenta, diz Hampton. Além disso, a formação é maximizada ao desenvolver o pessoal interno que já conhece o negócio.
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