Desperdício. Equipamentos antigos. Preocupações de segurança. Qualidade da água.
Não importa o tipo ou conceito, praticamente todos os restaurantes enfrentam uma variedade de desafios potencialmente problemáticos nos serviços de alimentos que podem impactar tudo, desde a longevidade dos equipamentos até o sucesso geral do negócio. Mas você tem o poder de contornar problemas sérios antes mesmo que eles ocorram. Investir nas ferramentas, estratégias e pessoas certas dá a você a alavancagem necessária para resolver esses problemas e melhorar a experiência do cliente, a operação no geral e, o mais importante, reduzir as despesas no restaurante.
A eficiência operacional começa nos bastidores do estabelecimento, com dicas adequadas de gerenciamento de cozinhas. Os restaurantes enfrentam uma infinidade de tarefas na aquisição, no armazenamento e na preparação dos alimentos – e qualquer passo em falso pode significar grandes problemas para o negócio, diz Ben Fileccia, diretor de operações e estratégia na região de Filadélfia da Pennsylvania Restaurant & Lodging Association, com sede em Harrisburg. A redução e a eliminação do desperdício de alimentos começam com a equipe e com processos simples, como o armazenamento adequado de alimentos, a estratégia “primeiro a entrar, primeiro a sair”, com datas de validade claramente visíveis, e até mesmo a criação de novos pratos com a utilização cruzada em mente, ele diz.
Uma forma de reduzir despesas em um restaurante e promover o sentimento de dono entre os membros da equipe é dar a eles um orçamento para a criação de novos alimentos e desafiá-los a encontrar novas formas de preparar os itens que você já oferece. “Certifique-se de que, ao solicitar produtos, eles não estejam sendo usados apenas para um item do menu”, diz Fileccia.
Dar aos funcionários as ferramentas adequadas para que eles realizem seus trabalhos de forma mais rápida e eficaz é outra forma de melhorar o desempenho do restaurante e gerir a equipe de cozinha para a retenção em um mercado de trabalho concorrido, afirma Carolina Bautista-Brown, gerente de marketing no setor de fornecimento de alimentos da 3M. Por exemplo, as fibras de limpeza Scotch-Brite™ da 3M são feitas de polímeros elásticos não tecidos e vários tipos de partículas abrasivas mais eficazes em tarefas de limpeza específicas, permitindo que sejam feitas de duas a cinco vezes mais rápido em alguns casos, o que economiza tempo e atende aos padrões de higiene do restaurante.
Proprietários e gerentes de restaurantes têm uma variedade de ativos comerciais para proteger. Seja em relação a equipamentos que quebram devido a cuidados inadequados ou acidentes que ameaçam a segurança dos trabalhadores e clientes, tomar bons cuidados de forma antecipada pode minimizar perdas monetárias e operacionais causadas por eventos como:
Enfrentar os desafios dos serviços de alimentos pode parecer um trabalho rotineiro dos funcionários do restaurante, mas isso tem um enorme impacto na experiência geral e na fidelidade do cliente. Um restaurante limpo e bem conservado é mais capaz de servir os clientes de forma segura e eficaz, e as ferramentas adequadas fazem com que os funcionários se sintam valorizados, o que pode fazer com que o seu restaurante melhore a sua reputação como um excelente local para se trabalhar. As ferramentas certas podem até mesmo reduzir os custos dos restaurantes com mão de obra.
Depois que essas questões base fizerem parte do seu protocolo operacional, você poderá dedicar mais tempo ao crescimento do seu negócio. Você pode ter mais tempo e recursos para aumentar a promoção e o networking, fazer melhorias no cardápio para acomodar diferentes necessidades e restrições alimentares ou encontrar outras maneiras de expandir seus negócios.
Gaste menos tempo limpando e mais tempo cozinhando com as soluções da 3M para serviços de alimento.
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