Uma cozinha comercial com vários chefes de cozinha preparando comida.

Como deixar sua cozinha em ótima forma

Dicas para manter a cozinha limpa e funcionando perfeitamente

  • Na indústria de restaurantes, a eficiência começa nos bastidores. Da preparação dos alimentos à limpeza, cada etapa realizada na cozinha é fundamental para o sucesso do seu restaurante. É por isso que é tão importante não apenas ter um plano sólido para gerenciar sua cozinha, mas também uma forma de avaliar seu processo – dessa forma, você pode detectar possíveis problemas antes que eles aconteçam.

  • Um trabalhador de cozinha comercial esfrega uma panela em uma pia.

    1. Antes de servir os pedidos, coloque sua limpeza em ordem.

    A necessidade de manter a cozinha limpa é algo óbvio. Os procedimentos de limpeza não são necessários só para passar pelas inspeções regulares de saúde, mas também garantem um local seguro e higiênico para a preparação de alimentos, mantêm os funcionários protegidos contra escorregões e quedas e promovem a boa reputação do restaurante. Mas higiene significa mais do que limpar as coisas de vez em quando – significa estar organizado.

    Do chão ao teto, ter em mãos as ferramentas de limpeza certas para cada tarefa pode aumentar a eficiência e facilitar a gestão das tarefas mais sujas. Além disso, garantir que todas as áreas de tráfego intenso estejam desobstruídas, limpas e seguras ajuda a evitar acidentes e mantém a equipe se movimentando com confiança durante todo o dia. Principalmente perto de pias e áreas gordurosas, usar as opções certas de tapetes, carpetes e produtos de limpeza para pisos pode fazer toda a diferença.

    Organizar a sua limpeza também significa manter as ferramentas armazenadas e estocadas corretamente para que estejam acessíveis quando preciso – nada é pior do que perceber que você ficou sem o material de limpeza necessário logo após uma grande bagunça na cozinha. E o mais importante de tudo: implementar um cronograma de limpeza profunda (como o que está no final deste artigo) que inclua toda a equipe e responsabilize a todos pode ajudar a distribuir de forma justa as tarefas mais complicadas e garantir que tudo seja feito.


  • Um chef adiciona cuidadosamente um toque final a um prato de massa.

    2. Foque na segurança alimentar.

    A segurança alimentar deve ser a principal prioridade em todos os restaurantes. Pode parecer óbvio, mas em uma cozinha industrial frenética, é fácil algumas coisas passarem despercebidas. De fato, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a agência nacional de saúde pública dos Estados Unidos, um em cada seis norte-americanos fica doente devido a doenças de origem alimentar todos os anos. Então como garantir que cada prato que sai da sua cozinha seja seguro?

    Tudo começa com um plano de segurança alimentar que inclui padrões de armazenamento, temperatura, saneamento e prevenção da contaminação para todo o seu restaurante. Considere instituir um plano HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Embora não seja obrigatório para cozinhas industriais, este sistema internacionalmente reconhecido ajuda a identificar, monitorar, corrigir e documentar possíveis riscos alimentares – protegendo os seus clientes e também o seu negócio.

    Além disso, cada restaurante deve funcionar com um sistema de armazenamento rotativo, do tipo "primeiro a entrar, primeiro a sair" (FIFO), para garantir que os ingredientes são usados quando estão mais frescos e que nada é desperdiçado. Para evitar erros e deixar a responsabilidade com todos, este processo deve incluir uma rotulagem precisa, que identifique o item, quem o preparou e quando.


  • 3. Evite o desperdício e tenha mais para depois

    Mesmo que você produza refeições deliciosas de maneira consistente e tenha uma boa base de clientes, provavelmente ainda estará desperdiçando muita comida. De fato, um estudo de 2014 (PDF, 911,56 KB) realizado pela Food Waste Reduction Alliance descobriu que 84,3% dos alimentos não utilizados em restaurantes norte-americanos acabam sendo jogados fora. Isso não é apenas prejudicial para os seus resultados financeiros, mas também para o meio ambiente e para a sua reputação – e a redução do desperdício começa com a análise do que está acontecendo em sua cozinha.

    Comece rastreando e analisando o seu estoque, seus hábitos de compra e o que está indo para o lixo. A partir daí, você pode explorar suas opções, começando pela prevenção de resíduos. Desde mudanças no menu ou nas porções até a alteração dos seus hábitos de compras, você pode reduzir drasticamente o desperdício e os custos com alimentos. E não se esqueça de manter os funcionários do restaurante informados – quanto mais pessoas estiverem de olho na sua produção de resíduos, mais informações você terá.

    Mas esta transição nem sempre é perfeita, o que significa procurar soluções para os resíduos que você ainda produz. Ao invés de encher outro saco de lixo, considere doar as sobras, fazer compostagem ou usar talheres e embalagens sustentáveis. Esses esforços, além de reduzir o desperdício, impactam positivamente no meio ambiente e no seu orçamento; e também trazem bons reflexos para a sua marca com os clientes modernos e ecologicamente conscientes.


  • Dois chefes de cozinha em roupas brancas conversam em uma cozinha comercial.

    4. Comunicação forte para um time forte

    Um ótimo restaurante não apenas tem boa comida, mas também uma equipe que trabalha bem em conjunto. E isso começa com a comunicação – não apenas entre o chefe e a equipe de preparação, mas entre a cozinha, o serviço e a gerência. Este nível de comunicação, além de evitar que os problemas sejam ignorados, também ajuda os funcionários a sentirem-se mais como um time e capacitados para fazerem o seu melhor – se perceberem que estão sendo ouvidos, aumenta a probabilidade de falarem e resolverem os problemas juntos. Isso pode incluir a introdução de um aplicativo de comunicação para todo o restaurante, a organização de refeições para os funcionários (o que também é uma maneira inteligente de usar ingredientes próximos do vencimento) ou a realização de registros regulares com gerentes e funcionários.

    Além das sugestões de treinamento que estão nos pontos acima, o treinamento cruzado da equipe da cozinha pode ajudar a preencher lacunas quando necessário – por exemplo, garantindo que toda a sua equipe saiba para onde vão as remessas e como organizá-las para evitar a perda de produtos valiosos causada por erros na disposição das prateleiras –, além de fazer com que toda a equipe valorize o trabalho dos outros. As áreas da cozinha e do serviço podem, às vezes, tornar-se uma linha divisória; ao dar a todos um gostinho do “outro lado”, você pode conter rivalidades e manter todo o restaurante funcionando perfeitamente.


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