Desde a melhora das opções do cardápio até a escolha da melhor esponja para pratos, passando pela manutenção da limpeza da sua cozinha comercial, você é um mestre das operações do restaurante. Mas quando foi a última vez que você examinou a sua marca?
Os clientes e possíveis consumidores julgam o seu restaurante desde o exterior até o interior em função de uma série de fatores. E passar mensagens erradas pode prejudicar a reputação do seu negócio.
"Os elementos fundamentais são uma clara compreensão da concorrência, como diferenciar a marca e quais são os princípios chave e a personalidade da marca que ninguém mais pode reclamar para si", diz Jennifer Moore, ex-diretora de marketing da Elite Restaurant Group, a empresa mãe dos restaurantes Slater's 50/50, Daphne's e Patxi's Pizza.
O primeiro passo para fazer uma limpeza de marca é definir o que você quer que a sua marca represente para os clientes, segundo Erich Joachimsthaler, diretor geral e fundador da Vivaldi Partners Group, uma consultoria estratégica de marca global de Nova Iorque. "Uma promessa de marca é o conjunto de benefícios funcionais, emocionais e de autoexpressão que uma marca oferece ao cliente ou consumidor", afirma.
Uma forma eficaz de começar a analisar a promessa é o "triângulo mágico", diz Joachimsthaler. O triângulo mágico consiste nos três C: cliente, concorrente e consumidor. Inclui perguntar: O que ofereço ao cliente? O que ofereço que a concorrência não oferece? O que posso oferecer de forma única ao consumidor?
As respostas estão no centro do que diferencia o seu estabelecimento de outros no mercado, e devem projetar-se em tudo, desde o cardápio e a decoração até sua inserção no exterior.
A marca é muito mais que o logotipo. Os elementos centrais da sua marca incluem a análise da concorrência, a diferenciação da sua marca e suas características únicas. Esses elementos devem ser reforçados em todo o negócio, como no cardápio e nas comunicações, nos elementos visuais e nas promoções. A sua marca se revela, inclusive, na manutenção do seu restaurante, por exemplo, na forma de realizar a limpeza do mesmo.
A iluminação, a cor e o ambiente são fundamentais para comunicar tanto a marca como o lugar, diz Moore. "Não ter um logotipo ou um exterior que não esteja em conformidade com a direção global da marca cria dissonâncias e esvazia a essência do que significa ser uma marca, no sentido de que se espera o mesmo onde quer que vá, no bom sentido! O que atrai as pessoas às marcas dos restaurantes é a comodidade dessas expectativas e o seu cumprimento: sabem o que esperar", complementa.
Assegure-se de que o aspecto da sua marca e as mensagens são coerentes na sua promoção e difusão. As pessoas devem ser capazes de reconhecer o seu negócio tanto se veêm o exterior como se entram no perfil do seu restaurante no Instagram. Moore afirma que é importante promover a sua marca em várias plataformas, segundo permitam os recursos do seu restaurante.
Estabelecer uma marca leva tempo e está sujeito a desafios. "As marcas menores não necessariamente têm, e as marcas maiores se complicam com a burocracia, por isso o fator importante é ser consistente e comunicar-se regularmente", diz. "Não fazê-lo em absoluto é um passo em falso".
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