Vamos aprender mais sobre como avaliar as opções de proteção respiratória

Usar um respirador, seja por escolha ou por causa das exigências do seu trabalho, é uma questão de proteção. Há também outras considerações a serem levadas em conta na escolha do tipo de respirador a ser utilizado. Proteção, vedação, conforto, qualidade e durabilidade são critérios-chave a serem considerados. Quer você seja um especialista em tomar estas decisões ou novo na seleção de equipamentos de proteção respiratória, você vai querer estar seguro de que está fazendo a escolha certa para seu local de trabalho. Mas, como você avalia essas qualidades? Vamos mergulhar no mundo da proteção respiratória.

Proteção

A proteção é primordial. Os empregadores são responsáveis pela segurança de seus funcionários no trabalho. Como funcionário que utiliza produtos de proteção respiratória nos Estados Unidos, a proteção que você está procurando é aprovada pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH)? O que você está escolhendo atende às suas exigências de trabalho? Todos querem voltar para casa sãos e salvos no final do dia. E com a proteção respiratória não é diferente.

Entretanto, um dos desafios com os poluentes do ar é que alguns são tão pequenos que você não consegue vê-los. Além disso, ao longo do tempo, existem múltiplos contaminantes perigosos transportados pelo ar que têm sido associados a problemas de saúde a longo prazo devido à exposição a coisas como fumo de solda, isocianatos, pós de sílica e outras substâncias. Selecionar a proteção respiratória adequada para ajuda-lo a proteger-se da exposicão acima do limite de exposição permissível é um aspecto vital para ajudá-lo a proteger-se.

Conforto

O uso de proteção respiratória pode muitas vezes requerer alguma personalização, mas existem muitas opções diferentes, e com a seleção correta, conforto e proteção não são incompatíveis. Quer você esteja considerando respiradores descartáveis, opções reutilizáveis (elastoméricas), respiradores purificadores de ar motorizado (PAPRs), ou equipamentos de suprimento de ar (SARs), há muitas alternativas disponíveis, e consultar um fabricante respeitável que possa ajudá-lo a escolher a opção certa pode ser muito útil. Além disso, há muitas considerações de conforto e discuti-las com um especialista em proteção respiratória pode ser de grande ajuda.

Vedação

No campo da proteção respiratória, a vedação é um elemento de vital importância, juntamente com o conforto e a proteção. Sem uma vedação adequada, muitas vezes não é possível obter a proteção pretendida com o uso da proteção respiratória. Os testes de vedação são muito importantes para um programa de proteção respiratória. Mesmo com a melhor filtragem possível, se um respirador não estiver devidamente ajustado, o ar contaminado pode passar pelo respirador e entrar nas vias respiratórias do usuário.

Para os usuários, o ajuste inclui vedação e conforto adequados. Para respiradores de vedação apertada, tais como respiradores com peça facial filtrante (PFF) e respiradores elastoméricos (respiradores reutilizáveis), a vedação é a capacidade de se ajustar firmemente ao rosto de cada usuário. Para todos os respiradores, incluindo respiradores de vedação frouxa como muitos PAPRs e SARs, o ajuste pode afetar a percepção de conforto do usuário. Um respirador de tamanho inadequado pode não ajustar-se adequadamente e pode se tornar desconfortável com o tempo. Respiradores mal ajustados podem causar pontos de pressão ou ser desconfortáveis. Lembre-se de que a vedação é individual. Não há dois rostos iguais, portanto, você deve procurar um fabricante que esteja comprometido com uma vedação e um design projetados para todas as formas e tamanhos de rostos.

Qualidade

A qualidade é importante na seleção dos produtos. Mesmo com o ajuste o nível de conforto e exigências de proteção atendidas, se a qualidade de seu respirador não for consistente, então não é um produto que você deve continuar a usar. O equipamento foi certificado pelo órgão regulador apropriado?

Com o devido cuidado e manutenção, respiradores reutilizáveis e PAPRs podem durar bastante tempo, por isso é importante seguir todas as Instruções do Usuário sobre limpeza e inspecionar seu equipamento de proteção respiratória cada vez antes do uso, pois os componentes se desgastam com o tempo devido ao uso e aos ambientes aos quais estão expostos como parte de seu trabalho.

A proteção respiratória deve ser projetada para ajudá-lo a estar tranquilo e ter confiança em seu EPI para que você possa realizar seu trabalho e retornar à sua casa com segurança no final do dia. Ao escolher o tipo de produto de proteção respiratória a ser utilizado, procure um fabricante que ofereça soluções inovadoras e baseadas na ciência. Entre em contato com nossos especialistas em proteção respiratória, que estão disponíveis para compartilhar seus conhecimentos industriais, regulamentares e de produtos para ajudá-lo a selecionar opções de proteção respiratória para proteger você e seus trabalhadores.