Os restaurantes voltaram aos negócios, mas pode ser que não seja "como de costume". Vamos dar uma olhada nas tendências de comportamento dos clientes pós COVID-19 e como estar preparado.
O impacto da pandemia na indústria alimentícia é inegável. Muitos restaurantes em todo o mundo diminuíram suas operações, suspenderam o serviço nos salões em favor das opções de delivery e takeout, limitaram o seu cardápio e horários de funcionamento ou fecharam completamente as portas. Embora seja provável que todas essas mudanças tenham afetado o seu negócio, elas também tiveram um efeito sobre os clientes e seus hábitos.
A indústria de alimentos se encontra em um período de recuperação, e não há garantia de que os seus clientes voltem a se comportar exatamente como antes. Na verdade, alguns especialistas argumentam que pode mudar fundamentalmente a forma como os restaurantes operam no futuro, e você deve ter certeza de que o seu negócio está preparado.
À medida que cada vez mais pessoas foram orientadas a "ficar em casa", mais clientes recorreram a fontes alternativas para as suas refeições, incluindo comida caseira, takeout e delivery. E por mais difícil que tenha sido a transição para o segmento de restaurantes como um todo, os clientes se ajustaram com muito mais facilidade. Na verdade, os aplicativos de entrega aumentaram o seu tráfego em todos os âmbitos e ainda esperam por mais.
No entanto, é improvável que seus clientes parem de se preocupar com sua saúde e segurança, ou deixem de ter dúvidas sobre estar em grupos ou sair para espaços públicos. Assim, os restaurantes devem estar cientes de que podem precisar reconquistar a confiança dos seus clientes, e isso significa ter empatia com o desconforto do público.
Considere manter algumas práticas de distanciamento social para facilitar a volta dos clientes. Evite a superlotação ou mude a disposição das mesas para manter dois metros de distância entre uma e outra. Somado a isso, garanta que a parte da frente do seu restaurante tenha espaço suficiente para que os clientes possam esperar pelas suas mesas ou pelos seus pedidos em segurança. Para além, cerifique-se de que o álcool para as mãos esteja disponível e seja de fácil acesso tanto para os seus colaboradores ou motoboys como para os clientes. Devido ao maior foco em sanitização, os consumidores estarão superconscientes das medidas de limpeza e menos indulgentes com erros. Portanto, assegure-se de ter um plano sólido para limpar as superfícies corretamente e mantê-las assim antes de abrir as portas.
Você também pode querer atualizar o seu cardápio ou deixar de lado as mudanças que já fez. Por exemplo, os clientes podem hesitar em compartilhar a comida, então alterar o estilo familiar ou pratos compartilhados para pratos individuais pode ajudar a aliviar algumas preocupações. Além disso, preservar um menú limitado pode aliviar a pressão sobre os seus resultados durante a transição de volta ao serviço.
Há poucos anos, muitos restaurantes não esperavam que a maioria dos seus negócios seria via takeout e delivery. E por mais que muitos queiram retornar ao ambiente romântico ou familiar de refeições fora de casa, isso não é nessariamente o caso para todos.
Muitos clientes se adaptaram aos procedimentos de quarentena e é provável que continuem fazendo pedidos com mais frequência. Com isso em mente, pode ser prudente manter suas maiores capacidades em takeout e delivery, com entregas na calçada e sem contato, mesmo que o seu restaurante tenha reaberto as refeições no local. Isso não apenas mostra sensibilidade às mudanças, mas ajuda a manter o seu negócio centrado em pedidos para viagem e para retirada. E não se esqueça de manter uma comunicação aberta com os seus clientes, não apenas para incentivá-los a apoiar o seu negócio conforme você retorna ao serviço, mas também para demonstrar seu compromisso com a saúde e o conforto deles e receber feedbacks úteis de como seguir em frente.
Embora o futuro seja sempre incerto, ter empatia e ser gentil em um momento globalmente sem precedentes é o primeiro passo para a estabilidade. Ao levar em consideração a preocupação do público e tomar algumas medidas proativas, você e o seu negócio podem abordar a dinâmica de mudança no segmento de restaurantes com inteligência, prudência e compaixão.
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