Conheça a ciência da proteção respiratória

A proteção respiratória e a segurança andam de mãos dadas. A segurança é essencial. E a proteção respiratória eficaz deve ser cientificamente projetada para ajudar a garantir que seja segura, eficaz, confortável, durável, que tenha boa vedação e possa obter aprovação regulatória. Ao avaliar as opções de proteção respiratória para trabalhadores nos Estados Unidos, pergunte-se se a proteção respiratória que você está considerando foi certificada pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH). O que você está selecionando atende às exigências de seu trabalho e ajudará a protegê-lo dos perigos aos quais você pode estar exposto?

A proteção respiratória pode ser um desafio porque muitas vezes não é possível enxergar o que poderia prejudicá-lo. Além disso, quando a exposição é prolongada, há muitos contaminantes perigosos que têm sido associados a problemas de saúde a longo prazo, como a exposição a coisas como fumo de solda, isocianatos e/ou outras substâncias como pó de sílica. Procure um fabricante que considere múltiplos e variados tipos de trabalhos, tarefas, aplicações e trabalhadores ao projetar proteção respiratória. Você também deve considerar uma avaliação de exposição.

A escolha da proteção respiratória correta para sua aplicação é um passo crítico para sua segurança. Você quer saber que está escolhendo um produto de qualidade, mas como? Aqui estão alguns sinais de que os produtos de proteção respiratória são projetados com uma sólida base científica.

Respiradores Descartáveis (RD), Respiradores com Peça Facial Filtrante (PFF)

Por exemplo, considere todo o trabalho científico que envolvido nos meios filtrantes respiratórios, que é um dos componentes da proteção contra RD. Pense na abrangência da ciência e dos testes que se dedicam ao desenvolvimento de meios filtrantes que:

  • Resistam às chamas para aplicações como a metalurgia
  • Tenham resistência da torta para maior vida útil e maior conforto respiratório ao realizar tarefas durante a soldagem
  • Apresentam o meio patenteado de filtração eletrostática avançada, que permitem aumentar o fluxo de ar enquanto captam contaminantes em microfibras com carga eletrostática.
  • Apresentam filtros de carvão vegetal para aliviar certos odores incômodos.
  • Oferecem proteção contra partículas oleosas.

Não deixe de pesquisar e consultar especialistas em saúde e segurança que possam ajudá-lo a selecionar EPIs respiratórios que o protegerão no trabalho.

Respirador Reutilizável em Elastômero (RR)

Quando se trata de respiradores reutilizáveis (RRs), pode haver muitas opções, mas procure um fabricante global que tenha projetado uma ampla gama de cartuchos, filtros e materiais que ajudem a fornecer proteção consistente para muitas indústrias. Você deve trabalhar com um fabricante confiável que não só possa ajudá-lo a escolher seu RR certo, mas também possa ajudá-lo a estimar a vida útil dos cartuchos respiratórios necessários.

Há também muita ciência envolvida no desenvolvimento de modelos de RR. Algunos modelos são leves. Existem RRs que são projetados para serem duráveis e podem oferecer proteção sob condições exigentes. De opções de RRs de máscara semifacial de baixa manutenção até modelos de RRs de máscara inteira que permitem uma ampla visibilidade. Há opções de RRs que oferecem uma ampla gama de níveis de proteção (Fator de Proteção Atribuído, FPA), bem como uma gama de características que foram amplamente desenvolvidas para ajudar a proporcionar vedação e ajuste confortável. Isso inclui a ciência em torno da queda de pressão que afeta a respirabilidade, onde uma válvula de fluxo frio ou válvula de exalação pode ajudar a reduzir o calor, o acúmulo de umidade e o embaçamento. Há também modelos que oferecem um controle de desligamento simples por botão e um diafragma de voz para ajudá-lo a se comunicar enquanto você trabalha.

A ciência da vedação

Por falar em vedação, ela deve estar no centro do processo de desenvolvimento científico quando se trata de EPIs respiratórios. Os desenvolvedores de produtos 3M passam muito tempo trabalhando no laboratório durante todo o processo de desenvolvimento, investigando o impacto das iterações de design no desempenho adequado dos novos conceitos de respiradores, sempre com o objetivo de aprender e progredir.

Os testes de vedação são um componente essencial dos EPIs RD/PFF e RR. Por exemplo, a 3M foi pioneira no protocolo de teste qualitativo de vedação de sacarina, o primeiro teste qualitativo de vedação para respiradores de peça facial filtrante com base no sabor de um agente de teste. Certifique-se de compreender as considerações de vedação ao selecionar e usar a proteção respiratória e de saber como conduzir adequadamente um teste de vedação.

Como responsável da segurança, o gerenciamento de um programa eficaz de proteção respiratória significa dominar uma rede de regulamentações e antecipar e identificar perigos. Nosso Centro de Proteção Respiratória fornece orientação para estabelecer um programa de proteção respiratória em seu local de trabalho de acordo com as exigências da OSHA dos EUA e sobre como usar este programa para seus funcionários realizarem testes de vedação, terem o EPI respiratório adequado e o utilizarem corretamente.

Respiradores Purificadores de Ar Motorizados (PAPR) e Equipamentos de Suprimento de Ar

Os sistemas PAPR usam um ventilador em vez de energia pulmonar para puxar o ar através do filtro, mas dependendo do trabalho, são necessários diferentes tipos de coberturas faciais para ajudar a proteger os trabalhadores em ambientes perigosos. A ciência por trás dos confiáveis sistemas PAPR permitiu que este tipo de EPI respiratório fosse amplamente adotado em uma grande variedade de indústrias, de assistência sanitária até desinfecção, pintura e construção naval, entre outros, já que um alto Fator de Proteção Atribuído (FPA) pode ser alcançado quando um sistema PAPR é usado corretamente. O mesmo pode ser dito se você tiver acesso a uma fonte de ar respirável de Grau D no local, pois os sistemas de suprimento de ar podem ser utilizados com uma variedade de capuzes, capacetes, máscaras faciais inteiras, máscaras semifaciais e coberturas faciais de vedação frouxa.

Além disso, existem sistemas PAPR que combinam proteção respiratória, da cabeça, dos olhos e do rosto e podem ser adaptados a diferentes ambientes de trabalho. Alguns fabricantes globais entendem que cada trabalhador é diferente e que a cada dia suas tarefas podem mudar. Como proprietário de um sistema PAPR integrado, os trabalhadores têm uma variedade de acessórios disponíveis para ajudar a proporcionar proteção e conforto.

Se você usa este tipo de sistema, tenha o hábito de verificar seu equipamento regularmente e trabalhar com um fabricante que possa ajudá-lo a compreender os cuidados e técnicas de manutenção adequados para prolongar a vida útil de seu sistema e que possa aconselhá-lo sobre as peças de reposição corretas para ajudá-lo a manter sua proteção em boas condições.

Precisa de ajuda na seleção de EPIs respiratórios? Estamos aqui para você.

Há muita ciência envolvida na proteção respiratória e muitas opções disponíveis. Confira este simples questionário que permite estabelecer o nível de autorização médica de um trabalhador para usar um respirador específico para suas condições de trabalho. Pode ser concluído em 15-20 minutos usando qualquer computador com acesso à Internet, e está disponível todos os dias, a cada hora, para se adequar aos horários de seus funcionários. Você receberá uma notificação imediata de autorização médica, bem como um registro online para rastrear o status do funcionário. Esta ferramenta de avaliação médica online que oferecemos está disponível em inglês e espanhol.

A proteção respiratória deve ser projetada para ajudá-lo a estar tranquilo e ter confiança em seu EPI para que você possa realizar seu trabalho e retornar à sua casa com segurança no final do dia. Não se trata apenas de segurança, trata-se de sua saúde. Ao escolher o tipo de produto de proteção respiratória a ser utilizado, procure um fabricante que ofereça soluções inovadoras e baseadas na ciência. Se você precisar de ajuda para selecionar a proteção respiratória, não hesite em contatar nossos especialistas em proteção respiratória para obter assistência hoje mesmo.