• Os quatro elementos para gerenciar com sucesso seus espaços confinados

    dez 04, 2018

    Os espaços confinados podem ser complicados e qualquer um, em qualquer setor, pode estar sujeito a acessa-los.

    Os espaços confinados têm tamanhos diferentes, estão em locais diferentes de uma instalação ou local de trabalho e pode haver riscos diferentes em cada um deles. Existem também diversos padrões, normas e políticas da empresa que podem ser aplicados. Embora seja complicado, existem algumas práticas recomendadas que ajudarão você a trabalhar com segurança dentro e ao redor dos espaços confinados.

    O controle de entradas e saídas em espaços confinados e também o trabalho interno deve sempre incluir:

    • A avaliação do local
    • Identificação de equipamentos de segurança adequados e outras ferramentas necessárias
    • Uma equipe de resgate treinada que desenvolveu um programa de planejamento prévio
    • Treinamento adequado que inclui teoria e experiência prática para todas as partes envolvidas em trabalhos em espaço confinado

    Há muitas pessoas envolvidas no planejamento e no gerenciamento de espaços confinados. Um supervisor de espaço confinado deve confirmar se os trabalhadores têm treinamento, se todas as partes entendem os perigos e tem os equipamentos adequados, bem como definir o plano de resgate. O vigia é a pessoa responsável por observar constantemente o trabalho realizado, manter a comunicação com o trabalhador e acionar a equipe de resgate se for necessário. Se você é responsável por trabalhos em espaços confinados, pode ser útil percorrer cada uma das principais etapas:

    • Planejar - tudo que você precisa antes de entrar.
    • Acessar - o que você precisa para acessar
    • Trabalhar no espaço confinado - comunicação, comunicação, comunicação
    • Resgatar - esteja preparado

    Vamos detalhar isso um pouco mais.

    Planejar

    Toda vez que você entra em um espaço confinado, você deve fazer uma avaliação. Isso inclui a avaliação de perigos e riscos do espaço, das pessoas que trabalham nestes ambientes e do nível de conhecimento delas, bem como uma avaliação dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.

    Se você não tem uma pessoa qualificado para trabalho em espaço confinado (caso precise de treinamento, acesse aqui) ou alguém que administre estritamente seus espaços confinados, será necessário um terceiro para fazer uma avaliação do local para ajudar a responder a essas perguntas.

    O que deve ser considerado na avaliação de riscos e perigos?

    A avaliação de risco envolve a identificação e a compreensão do ambiente dentro e ao redor do espaço confinado, incluindo o local e o tamanho da entrada, bem como se há pontos de bloqueio e possíveis fontes de energia ou produtos químicos. Essas coisas são consistentes e muito raramente mudam.

    A avaliação de perigo é feita para avaliar as condições às quais os trabalhadores estão sendo expostos e que podem representar um perigo, como níveis inseguros de gás que exigem proteção respiratória ou ruídos altos que exigem proteção auditiva. As condições geralmente mudam e, portanto, essa avaliação deve ser constantemente atualizada.

    De que tipo de treinamento os trabalhadores precisam?

    Os trabalhadores devem ter treinamento e experiência adequados para serem qualificados e trabalharem com segurança no espaço confinado. O treinamento deve ser apropriado para a tarefa e as responsabilidades dos indivíduos definidos conforme a legislação NR 33 exigido pelo Ministério do Trabalho. Verifique se todos os envolvidos são capazes de seguir um procedimento de trabalho seguro e se receberam informações e instruções adequadas sobre o trabalho a ser realizado.

    Qual EPI é necessário?

    Por meio da avaliação de riscos e perigos, você deve saber quais riscos remanescentes precisarão da proteção de EPI conforme a NR 6 relacionada aos Equipamentos de Proteção Individual.

    Acessar

    Antes da entrada, a atmosfera dentro de um espaço confinado deve ser avaliada para verificar se possui oxigênio suficiente e determinar a presença e as concentrações de fumaças, gases e vapores perigosos. Além disso, você também deverá garantir que tem o equipamento adequado para o acesso, como um monopé ou um sistema de entrada lateral.

    Avaliação da atmosfera

    Sempre devem ser realizadas medições da atmosfera do espaço confinado antes da entrada, pois pode estar contaminada (por exemplo, de produtos químicos usados em uma atividade anterior no espaço) ou não ser segura para respirar em nenhum nível. Se houver alguma dúvida sobre a qualidade do ar nesses espaços, a área deverá ser analisada mais profundamente.

    Equipamentos para acesso

    Os diversos tipos de espaços confinados podem ter diferentes pontos de acesso - entrada lateral, entrada horizontal superior ou inferior - e exigem equipamentos de acesso diferentes.

    Trabalhar dentro de espaços confinados

    Ao trabalhar no espaço confinado, a comunicação e o monitoramento são fundamentais e devem ser constantes. O ambiente pode mudar inesperadamente, e a comunicação com a equipe fora do espaço confinado pode ficar mais difícil.

    Comunicação

    Um sistema de comunicação adequado deve ser implementado e permitir a comunicação: (a) entre os que estão dentro do espaço confinado; (b) entre aqueles que estão dentro do espaço confinado e os que estão do lado de fora e (c) para pedir ajuda em caso de emergência. Qualquer sistema usado – amplificadores de voz ou comunicadores – deve garantir que todas as mensagens são transmitidas com facilidade, rapidez e clareza entre as pessoas relevantes, especialmente se elas não puderem ver umas as outras.

    Monitoramento do ambiente

    Em alguns casos, pode haver a necessidade de limitar o tempo que os profissionais podem trabalhar em um espaço confinado, por exemplo, onde são usados equipamentos de proteção respiratória ou sob condições extremas de temperatura e umidade. Esse também pode ser o caso quando o espaço confinado é tão pequeno que o movimento é severamente restrito. Para um espaço grande e com várias entradas, um sistema de registro pode ser necessário para verificar todos que estão dentro e fora e controlar a duração do tempo que eles estão no espaço.
    Durante todo o tempo de trabalho é necessário monitorar a atmosfera dentro do espaço em relação à concentração de oxigênio e outros contaminantes.

    Resgatar

    Mortes ou ferimentos em acidentes em espaços confinados podem ocorrer, e ocorrem com frequência. Tentativas malsucedidas de salvar outras pessoas que entraram em colapso ou deixaram de responder geralmente resultam de uma falta de planejamento prévio, de treinamento apropriado ou de um plano de resgate adequado.

    Tenha um plano de resgate

    Um plano de resgate deve estar em vigor antes que qualquer pessoa tente entrar ou comece a trabalhar em um espaço confinado. Manifeste-se e não entre em um espaço confinado sem confirmar que existe um plano de resgate que delineia como reagir caso surja uma situação em que a ação de resgate seja necessária.

    Treinamento para resgate

    Avalie as necessidades da equipe de resgate e qual treinamento é necessário para que a equipe (ou o indivíduo) realize uma operação de resgate, incluindo quais EPIs adicionais podem ser necessários para ajudar alguém a sair de uma situação difícil.

     

    Precisa de ajuda?


    Peça uma cotação para a 3M.