• Como se preparar para acessar um espaço confinado

    dez 04, 2018

    Acessar um espaço confinado exige planejamento para garantir que todos que entram, saem e executam trabalhos no espaço possam fazê-lo com segurança.

    No momento em que você está acessando o espaço confinado, uma avaliação de risco foi concluída, mas se não, é necessário realizar uma avaliação para garantir que todos os perigos tenham sido identificados. Essa revisão completa ajudará você a identificar o equipamento certo para acessar adequadamente este espaço. Também é essencial ter um treinamento apropriado que permita compreender e identificar os riscos associados a esse ambiente específico de trabalho e, em seguida, mitigar os riscos e perigos de maneira eficaz. Finalmente, antes de iniciar qualquer trabalho, a qualidade do ar deve ser avaliada para garantir que as condições sejam adequadas para a entrada.

    Como você pode ver, há muito planejamento e etapas que devem ser conduzidas antes de acessar um espaço confinado em seu local de trabalho. Isso inclui a identificação do responsável principal (o supervisor), se os recursos para a entrada estão disponíveis e o preenchimento da Permissão de Entrada e Trabalho (PET). (Se você não leu o artigo sobre planejamento para acessar espaços confinados, faça aqui.) Vamos explorar algumas etapas em detalhe a seguir.

    Avaliação de riscos e perigos

    Sempre que um espaço confinado for acessado, você precisará revisar a avaliação e validar se não há novos riscos ou perigos devido ao trabalho que vem sendo realizado ou aos eventos que ocorrem no espaço. Essa reavaliação garante que os trabalhadores que entram no espaço estejam devidamente protegidos com base nas condições do momento. As condições geralmente mudam e, portanto, essa avaliação deve ser constante. Por exemplo, níveis altos de gases que exigem proteção respiratória, ruídos altos que exigem proteção auditiva e a presença de substâncias inflamáveis que exige o controle de todas as fontes de energia.

    Monitoramento do ar

    Antes de entrar em qualquer espaço confinado, você deve realizar avaliações da atmosfera em relação à concentração de oxigênio e contaminantes, considerando também informações sobre produtos possivelmente presentes no espaço. Os instrumentos de detecção de gás devem ser verificados (teste de resposta) para garantir que estão funcionando corretamente e de acordo com as instruções de uso do produto.

    A maior parte do monitoramento de ar em espaços confinados é realizada usando um detector de quatro gases. Este equipamento avalie a atmosfera quanto à concentração de oxigênio e determina a presença de vários gases e vapores perigosos. Além disso, com base na sua avaliação de risco, pode haver a necessidade de utilizar instrumentos adicionais, para monitorar gases específicos.

    Equipamento necessário para acesso

    Sem o equipamento e o treinamento adequados, a segurança e a eficiência podem ficar comprometidas, e o resgate de um trabalhador pode ser prejudicado.

    Considere este gráfico:

    As principais pessoas envolvidas na entrada em espaços confinados são o trabalhador realizando a atividade, o vigia, o supervisor e a equipe de resgate. Todos esses participantes precisam ter treinamentos específicos sobre os processos e equipamentos para minimizar o risco de ferimentos. Os planos de resgate que descrevem como reagir caso ocorra um problema devem estar em vigor e ser bem conhecidos por todas as partes a fim de minimizar o tempo caso seja necessário resgatar, remover ou recuperar.

    Agora considere o gráfico de como você deveria estar preparado:

    Os diversos tipos de espaços confinados podem ter diferentes pontos de acesso, envolvendo entrada vertical ou horizontal, o que exigirá vários equipamentos de acesso. Os exemplos incluem um tripé, monopé, sistema de entrada lateral, guincho e trava-queda retrátil. Ter o equipamento certo em boas condições de funcionamento e treinamento adequado sobre como usar essas soluções ajuda a prevenir riscos e, em alguns casos, evitar a necessidade de que uma outra pessoa precise entrar no espaço durante um resgate.

    O equipamento usado para acesso pode ser o equipamento de resgate. No entanto, para entradas específicas, as equipes de resgate podem querer equipamentos especializados, que devem estar disponíveis nas proximidades durante o trabalho de acesso. É essencial inspecionar este equipamento e certificar-se de que a equipe de resgate esteja treinada nos procedimentos de resgate e como usar este equipamento. Eles também devem ser treinados em procedimentos de reanimação caso necessário. Revisar o procedimento de resgate antes que alguém acesse o espaço também deve fazer parte do seu plano.

    Todo este trabalho de preparo incluindo os protocolos de emergência que podem ser necessários, devem ser revisados para que todos estejam na mesma sintonia.

    Orientações adicionais para acessar um espaço confinado

    • Todos os que forem entrar para trabalhar, como uma prática recomendada, devem usar um cinturão tipo paraquedista. O cinturão deve ser projetado para o uso pretendido no espaço
    • As pessoas autorizadas a entrar no espaço devem usar um cinturão tipo paraquedista com uma linha de recuperação conectada ao centro de suas costas, perto do nível do ombro ou acima de suas cabeças, conectado a um ponto fixo fora do espaço permitido. A prática recomendada é que a outra extremidade da linha de recuperação seja anexada a um dispositivo de auxílio mecânico.
    • Espaços com maior profundidade podem requer um sistema de recuperação pré-equipado com auxílio mecânico. É muito importante que os usuários sejam treinados sobre o uso do sistema de recuperação. No entanto, considere sempre um auxílio mecânico, independentemente da profundidade do espaço confinado.
    • Todos os indivíduos têm a autoridade de interromper o trabalho em qualquer entrada em espaço confinado se eles notarem que os requisitos do programa de segurança que o local de trabalho estabeleceu não estão sendo seguidos corretamente. Isso inclui o vigia, a pessoa que está entrando e o supervisor.
    • O vigia do espaço confinado que estará presente fora do espaço o tempo todo enquanto os trabalhadores acessam e trabalham dentro devem manter algum tipo de comunicação com os trabalhadores dentro do espaço. Como as pessoas dentro do espaço podem não estar visíveis, outros meios de comunicação (como um sistema de comunicação eletrônico) devem ser considerados.

    Quando o trabalho estiver concluído, todos devem analisar o que funcionou bem ou não, inspecionar todo o equipamento usado para ver o que precisa de reparos ou deve ser substituído. Você também deve atualizar a avaliação de riscos com seus aprendizados para futuros entradas neste espaço confinado.

    Há muito a considerar ao acessar espaços confinados. Se você não tiver certeza por onde começar ou se precisa de ajuda, procure treinamento específico.

     

    Precisa de ajuda?


    Peça uma cotação para a 3M.