A exposição prolongada a ruídos perigosos pode ter efeitos nocivos sobre a saúde do trabalhador. Monitore o status de saúde auditiva dos trabalhadores expostos a ruídos para identificar as alterações e tome medidas para evitar mais danos.
Um programa de exames audiométricos verifica os limiares auditivos dos trabalhadores e os acompanha ao longo do tempo. O objetivo é detectar alterações ou mudanças na audição que podem indicar os estágios iniciais da perda de audição causada por ruído. Identificar os sinais e os sintomas o quanto antes permite que os empregadores intervenham antes que os sintomas piorem. Portanto, parte do programa de exames audiométricos é garantir que sejam tomadas ações de acompanhamento efetivas.
Os programas de monitoramento audiométrico dependem da verificação de limiares de auditivos de forma consistente e padronizada, usando profissional treinado e habilitado. A sala de teste deve ser silenciosa o suficiente para minimizar as distrações para se obter limiares válidos. Um exame de audiométrico de linha de base (audiograma) feito antes da primeira exposição do trabalhador a ruídos nocivos é comparado a exames de audição de rotina futuros. Normalmente obtidos anualmente, esses resultados ajudam a identificar problemas, como mudanças no limiar auditivo.
Os programas de exames audiométricos podem seroferecidos de várias maneiras, incluindo aqueles realizados na própria empresa, por provedores de serviços móveis ou em uma clínica de saúde. Eles podem ser realizados por um fonoaudiólogo ou médico Qualquer "audiograma problemático" deve ser analisado por um médico para ajudar a determinar as ações de acompanhamento. Por exemplo, em alguns casos, é necessário o acompanhamento médico. Se houver uma perda de audição permanente, um profissional pode ajudar a determinar se isso está relacionado ao ruído no trabalho.
Os resultados audiométricos podem ser usados individualmente para ensinar aos trabalhadores sobre seu próprio estado de saúde auditiva. Além disso, a base de dados audiométricos inteira pode ser analisada para identificar tendências e desenvolver planos de intervenção adequados. Os resultados dos exames auditivos devem resultar em ações de acompanhamento.
Programar os exames depende, em parte, do método escolhido para realizá-los. Por exemplo, os testes podem ser distribuídos ao longo do ano ou feitos dentro da mesma semana ou mês a cada ano. Algumas considerações para o agendamento são: o período ou a estação do ano, os horários de início e fim do turno de trabalho e a disponibilidade dos trabalhadores para se afastarem de suas tarefas do trabalho. Os funcionários que precisam passar por um exame de referência devem fazer um repouso auditivo de 14 horas antes do teste.
Conduzir exames auditivos também cria outras oportunidades para interagir com os trabalhadores. É possível oferecer treinamento adicional e verificar as condições e o ajuste da proteção auditiva.
Os requisitos para os exames audiométricos estão detalhados na Portaria 19 de 9 de Abril de 1998 do MTb. A seguir, você encontra um breve resumo dos requisitos; o regulamento em si deve ser consultado no idioma e/ou uso real. Observe que os planos estatais da OSHA também podem apresentar requisitos adicionais.
Quem deve passar por um teste audiométrico?
Todos os funcionários que são expostos no nível de ação ou acima dele (média ponderada de tempo de 80 dBA) devem estar no programa de monitoramento audiométrico.
Quem pode realizar o teste audiométrico?
Os testes podem ser conduzidos por um médico ou Fonoaudiólogo.
Exames de referência
Feito na admissão.
Deve haver um período de 14 horas sem exposição ao ruído no local de trabalho antes do exame.
Os testes anuais devem ser concluídos a cada 12 meses ou antes, e podem ser realizados a qualquer momento durante o turno de trabalho.
O ruído de fundo onde o teste de audição é conduzido deve atender a níveis de ruído específicos:
NÍVEIS MÁXIMOS PERMITIDOS DE PRESSÃO DE SONORA EM CADA BANDA DE OITAVA OSHA* PARA SALAS DE EXAME AUDIOMÉTRICO
*Ruído permissível para ouvidos cobertos com tampões MX-41/AR.
Inicial
6 meses após o exame de referência e anualmente
Não. O repouso auditivo de 14 horas precisa ser respeitado.
Sim.
Sim.
Sim, no entanto, o teste de audição deve ser feito sem o aparelho auditivo.
Sim, no entanto, às vezes, o zumbido (presente nos ouvidos) pode dificultar a obtenção de limiares válidos. Se os resultados forem inconsistentes, o trabalhador pode estar tendo dificuldades para distinguir o tom de teste do zumbido nos ouvidos. Uma opção é encaminhar o trabalhador a um Médico.
Uma opção é contratar um intérprete para explicar o propósito do teste e as instruções. Alguns audiômetros têm um recurso adicional para instruir o trabalhador através dos fones de ouvido, no idioma preferido.
Uma inspeção visual do canal auditivo não é exigida por regulação, no entanto, pode fornecer informações úteis sobre a saúde da orelha e se é indicado ou não realizar um teste.
NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde. As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.