Como a perda auditiva induzida pelo ruído geralmente ocorre gradualmente e os sintomas nem sempre são evidentes, é essencial instruir os funcionários sobre os efeitos da exposição a ruídos elevados e treiná-los para usar corretamente a proteção auditiva.
O treinamento do funcionário é um dos componentes mais importantes de um Programa de Conservação Auditiva ocupacional. Mesmo um Programa de Conservação Auditiva bem projetado pode não alcançar a meta de prevenir a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído se os funcionários não souberem como a exposição excessiva a ruídos pode prejudicá-los ou não aprenderam as ações e hábitos necessáios para reduzirem seus riscos. Os empregadores podem melhorar o resultado de seus esforços na prevenção de perda auditiva fortalecendo os programas de treinamento dos funcionários, abordando não apenas o CONHECIMENTO das pessoas envolvidas, mas também suas POSTURAS e COMPORTAMENTOS.
Uma das chaves para o treinamento bem-sucedido é incorporar a aprendizagem ativa. As pessoas aprendem e guardam mais informações quando estão envolvidas de forma ativa no processo de aprendizagem. A boa notícia é que os programas de treinamento de funcionários não precisam ser caros ou terem longa duração. Muitas ferramentas e métodos estão disponíveis e prontos para serem utilizados ou personalizados para sua força de trabalho. Você mesmo pode desenvolver e realizar o treinamento ou contratar um especialista. Com um pouco de criatividade e esforço para tornar os materiais envolventes e relevantes para o trabalho que está sendo realizado em suas instalações, você pode aumentar a eficácia do seu programa de treinamento.
1. O uso consistente e apropriado dos protetores auditivos tende a aumentar entre os funcionários que se comprometem pessoalmente a se protegerem do ruído no trabalho e em outros lugares.
2. A satisfação dos funcionários pode melhorar quando eles entendem como as exposições a ruídos são medidas bem como as ações realizadas pelo empregador para controlar o ruído.
3. Pode haver um melhor reconhecimento das situações em que os protetores auditivos ou os controles de ruído são inadequados uma vez que os funcionários aprendem a identificar os sinais de alerta da perda auditiva causada por ruídos.
4. Documentar os resultados do treinamento ajuda os empregadores a demonstrarem a conformidade com os regulamentos que exigem que eles ofereçam treinamento para funcionários como parte de um Programa de Conservação Auditiva ocupacional.
Você encontrará uma grande quantidade de recursos de treinamento online, incluindo conteúdo gratuito para download que você pode adicionar ao seu próprio programa de treinamento. Se o tempo e os recursos forem limitados, considere comprar materiais de treinamento prontos para uso ou contratar um terceiro para realizar o treinamento e fornecer os materiais. Normalmente, é melhor personalizar seu treinamento, tanto quanto possível, de forma a incluir informações, imagens e exemplos de sua própria empresa. Pode ser mais fácil envolver seus trabalhadores e manter a atenção deles quando acharem que o conteúdo é relevante para o trabalho que eles fazem e específico para suas instalações.
Uma vez que os estilos de aprendizagem diferem de um funcionário para outro, provavelmente seja melhor apresentar informações usando vários métodos, incluindo material escrito, vídeo, áudio e experiências práticas. Um método para tornar o treinamento de conservação auditiva significativo para cada pessoa é criar materiais que levem o funcionário a pensar sobre o potencial impacto negativo da perda auditiva causada por ruídos em um nível pessoal e sobre os benefícios de uma boa audição.
Os materiais de treinamento também podem precisar ser traduzidos para outros idiomas, além do português, a fim de facilitar a aprendizagem de todos os funcionários que participam do treinamento. Também é bom garantir que os materiais que você usa estão no nível educacional certo para sua força de trabalho - não muito básicos, nem muito profundos.
Por fim, você deve considerar como você pode tornar as atividades de treinamento mais interativas, por exemplo, usando técnicas de aprendizagem ativas, como demonstrações, discussões e jogos.
Os objetivos de aprendizagem criados quando você desenvolveu seu treinamento podem ser usados para verificar o aprendizado durante ou após as sessões de treinamento. Os resultados do treinamento podem ser medidos usando um questionário simples à caneta e papel ou uma pesquisa por e-mail depois que o treinamento for concluído. Para obter um indicador mais imediato do que as pessoas estão aprendendo, considere usar um sistema de votação em tempo real durante as atividades do treinamento.
Lembre-se de medir qualquer alteração nas posturas e comportamentos de seus funcionários, além de mudanças nos conhecimentos deles sobre os efeitos do ruído nocivo à audição e como se protegerem dos ruídos. Uma das maneiras mais diretas de medir uma mudança de comportamento é o Ensaio de Atenuação Pessoal de protetores auditivos. O Nível de Atenuação Pessoal obtido pelos usuários de protetores auditivos pode ser medido rapidamente antes e depois do treinamento usando um Sistema de Estimativa de Atenuação de Campo, como o Sistema de Validação da 3M™ chamado E-A-Rfit™. A pesquisa indica que os funcionários que inicialmente atingem Nível de Atenuação Pessoal baixo podem melhorar significativamente o seu Nível de Atenuação Pessoal (10 a 13 dB) imediatamente, após o treinamento sobre o uso adequado de protetores auditivos tipo inserção ou abafadores e abafadores. (Smith et al, 2014).
REFERÊNCIAS
Smith, P S, Monaco, B A, Lusk, S L (2014). Attitudes toward use of hearing protection devices and effects of an intervention on fit-testing results. Workplace Health & Safety, 62 (12), 491-499.
Os empregadores devem fornecer treinamento anual para cada funcionário que esteja exposto a ruído igual ou superior a 85 dBA. O empregador deve garantir que cada funcionário participe.
O MTb não especifica como o treinamento deve ser feito. O empregador pode escolher os métodos mais viáveis e eficazes para seus funcionários.
O programa de treinamento deve informar a cada funcionário sobre os seguintes temas:
Para muitas pessoas, ler ou ouvir passivamente a uma palestra são algumas das maneiras menos efetivas de aprender. Uma atividade prática de 5 minutos seguida por uma discussão pode ser mais eficaz do que uma palestra de 20 minutos ou um folheto de 5 páginas. As demonstrações de audição, como simulações de perda auditiva e zumbidos ou a conversação em barulho podem rapidamente envolver os funcionários no início de uma sessão de treinamento.
As pessoas perderão o interesse rapidamente se elas não acharem que os temas são relacionados a elas ou ao que elas fazem. Uma ideia para manter a sessão relevante é pedir aos funcionários que pensem em seu som favorito e como eles se sentiriam se não pudessem mais ouvir e apreciar esse som. Esse envolvimento torna o treinamento pessoal. Você também pode convidar os funcionários a considerarem o efeito que a perda auditiva e o zumbido teriam sobre sua relação com familiares e amigos.
Você pode tornar seus materiais de treinamento específicos para sua empresa e apresentar imagens de suas instalações. Você deve considerar convidar funcionários que são respeitados por outros funcionários para dar um breve testemunho de como o zumbido ou a perda auditiva os impactou ou como eles aprenderam a trabalhar com segurança e a manter a capacidade auditiva enquanto usavam proteção auditiva.
Não espere excelentes resultados se o seu treinamento for chato ou tedioso. Você deve encontrar maneiras de torná-lo divertido ou, pelo menos, memorável. Ministrar o mesmo programa de treinamento ano após ano não tende a manter a atenção de seus funcionários. Adicionar conteúdo novo e diferente ajuda a tornar o treinamento relevante e recente.
O treinamento anual não precisa ser ministrado apenas uma vez por ano. Considere realizar o treinamento de conservação auditiva em breves sessões ao longo do ano. Sessões mais curtas podem ajudar a prevenir a sobrecarga de informações e permitir que você reforce os temas várias vezes - uma técnica importante para ajudar as pessoas a se lembrarem de ideias.
Ensinar aos outros é uma das formas mais eficazes de aprender. Se você tem funcionários experientes que já entendem a importância das questões relacionadas ao ruído e à audição, talvez esses possam criar ou mesmo ensinar um ou mais temas em uma sessão de treinamento. Da mesma forma, um funcionário jovem e criativo pode propor algumas atividades ou ideias envolventes para o seu programa.
Outra maneira de aprender é trabalhar em um projeto com uma pequena equipe. Como parte do programa de treinamento, grupos de funcionários poderiam receber um desafio ou um problema para resolver, relacionado aos tópicos que devem ser abordados no treinamento anual. À medida que cada equipe apresenta os resultados de seu projeto, os outros funcionários aprendem com eles. Este é um bom exemplo de uma maneira de manter o conteúdo relevante.
O dano auditivo causado pela exposição excessiva a ruídos não se limita ao horário de trabalho. As pessoas que trabalham em condições de ruído muitas vezes participam de atividades barulhentas fora do trabalho. Embora a sua empresa não seja obrigada a ensinar os funcionários a protegerem a audição deles durante o motociclismo, ao cortarem seus próprios gramados ou ao ouvirem música, os benefícios de fazê-lo podem ser significativos. Para iniciantes, os funcionários podem ter um interesse mais pessoal nessas atividades para que você possa capturar a atenção deles com mais facilidade ao incluí-las no treinamento. Além disso, os comportamentos que os trabalhadores aprendem para se protegerem fora do trabalho podem ser transferidos para o dia a dia no trabalho, fortalecendo seus esforços para garantir o cumprimento das regras de proteção auditiva.
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