• Como otimizar processos de montagem utilizando Fitas Adesivas


    Está procurando reduzir custos, poupar tempo e melhorar suas opções de design? Inspire-se através de exemplos reais de fabricantes que conseguiram isso e muito mais substituindo parafusos, rebites e soldas por fitas adesivas


    webLoaded = "false"
    • Tempo é dinheiro … especialmente na linha de produção. Em uma pesquisa1 de 2017 feita com os executivos de indústrias de manufatura, quase metade afirmou que a redução dos custos operacionais era uma prioridade. Uma das melhores formas para alcançar esse objetivo é acelerar o processo de montagem, reduzindo assim a necessidade de trabalhadores especializados, difíceis de achar, e os custos associados às horas extras para cumprir os prazos apertados.

      A pergunta é… Como? A 3M tem a resposta: Substituir os fixadores mecânicos por fitas adesivas. Mas não por uma fita qualquer, é claro. As fitas 3M™ VHB™ (fita dupla face de espuma acrílica de alta resistência) vêm sendo usadas como uma alternativa ao uso de rebites, soldas, parafusos e outros tipos de fixadores mecânicos há quase 40 anos. Fácil de aplicar e oferecendo resistência e durabilidade de longo prazo, este tipo de fita tem transformado os processos de montagem utilizados por muitos fabricantes ansiosos em reduzir o tempo e os custos de produção e ainda melhorando a estética de seus produtos.

      A empresa canadense WS Steel, por exemplo, substituiu a solda ponto por Fita VHB™ 3M™ na fabricação de produtos agrícolas e de energia - tais como armários médicos usados para armazenar resíduos perigosos para a indústria farmacêutica. O resultado é que os custos de fabricação da empresa tiveram uma redução de 20% após a mudança. "Antes, demorava cerca de duas horas para fazer os pontos de solda e montar tudo, além de mais quatro ou cinco horas para fazer o polimento e acabamento final para o cliente", disse Ellery Burton, gerente de engenharia da WS Steel. "Agora não precisamos mais fazer o processo de polimento e podemos montar um armário em menos de uma hora". Veja mais detalhes desse exemplo no vídeo abaixo.


    webLoaded = "false" Loadclientside=

    webLoaded = "false"
    • Como as fitas possuem adesão imediata, facilitam e reduzem etapas de processo e podem ser cortadas e convertidas em tamanhos e formatos específicos para aplicações personalizadas, seu uso na substituição de fixadores mecânicos tradicionais aumenta significativamente a eficiência da linha de montagem. Em comparação com o uso de parafusos, rebites e soldas, a decisão de passar a usar fita é fácil de tomar, sendo que não requer nenhum tipo de acabamento após aplicação. Desse modo, obter uma fixação durável é tão rápido e simples como aplicar a fita, permitindo a montagem com menor uso de mão-de-obra reduzida e com menor grau de qualificação, como é o caso de um soldador e um polidor, por exemplo.

      Esses benefícios no aumento da eficiência também estão em evidência na Voyager Industries em Minnesota, fabricante de uma série de produtos à base de alumínio, incluindo casas móveis usadas para a pesca no gelo. Scott Schaefer, gerente da Voyager, explicou que o seu processo de montagem ficou mais rápido usando fita 3M™ VHB™ devido à sua adesão instantânea.

      "A nossa casa de pesca inteira foi montada sem usar nenhum parafuso", acrescentou Schaefer. "Tudo é feito de forma rápida e fácil, além de ficar com uma aparência muito limpa e bem acabada".


    Também há vantagens estéticas


    webLoaded = "false"
    • Outro benefício significativo no confronto entre o uso de fita vs. fixadores mecânicos é a flexibilidade nos tipos de materiais novos e inovadores que podem ser utilizados para determinados tipos de montagem. Por exemplo, a Barrett Windows, com sede em Seattle, descobriu que os métodos tradicionais de colagem das janelas de seu gabinete semirrígido usado para restaurantes, terraços residenciais e tendas para festas deixam muito a desejar durante o processo de fabricação.

      "Nós não queríamos usar fixadores mecânicos por razões de estética, vedação e mão de obra", disse Mike Sofie, o co-fundador da empresa. "Além disso, o uso de adesivo líquido também foi descartado, pois exigiria um tempo de secagem adicional e poderia escorrer na área da janela e danificar a aparência e claridade".

      Ele então descobriu que a melhor opção para colagem de vinil e policarbonato utilizados nos produtos era a Fita 3M™ VHB™, por ficar invisível quando a janela é montada e manter uma união resistente e inquebrável.

      Da mesma forma, a H&H Trailers gostou do visual elegante que Fita 3M™ VHB™ proporciona a seus produtos, pois permite produzir trailers e baús de caminhões com acabamento em chapas de aço da maneira que os clientes preferem, com laterais lisas e sem rebites.

      "Se você quiser mesmo cobrir o seu trailer e colocar decalques e outras coisas, esse processo é 1000% mais fácil com a utilização de fita e sem rebites para atrapalhar", disse James Klaas, proprietário da Snappy’s Trailers, um dos distribuidores da H&H Trailers. "Com esse acabamento, é possível ver de longe que se trata de um trailer de melhor qualidade". Para conhecer mais sobre essa aplicação na H&H Trailers no vídeo abaixo.


    webLoaded = "false" Loadclientside=

    webLoaded = "false"