• 5 motivos por que indústrias estão substituindo fixadores mecânicos por Fitas Adesivas


    Aumento de produtividade, redução de vibração e melhor acabamento nos estão entre as principais razões para o crescente uso de fitas 3M™ VHB™ em processos de montagem


    webLoaded = "false"
    • As empresas estão sempre à procura de maneiras de se manterem à frente da concorrência. E com os avanços nas tecnologias de colagem em processos de montagem, eles foram capacitados a explorar novas formas de fazer justamente isso.

      As fitas dupla-face de espuma acrílica de alta resistência, tais como as fitas 3M™ VHB™, estão sendo cada vez mais utilizadas no lugar dos fixadores mecânicos tradicionais (tais como parafusos, pregos, rebites e soldas) em processos de montagem. Com a capacidade de unir de forma permanente uma vasta gama de materiais, incluindo alumínio, aço, vidro, plásticos e superfícies pintadas e revestidas, elas fornecem soluções de colagem com significativos benefícios nas mais diversas aplicações.

      Enquanto a carga dinâmica e vibrações podem fazer com que os parafusos e rebites se soltem, falhem ou gerem ruídos com o tempo, as fitas 3M™ VHB™ são uma alternativa comprovada e de alta resistência aos sistemas de fixação mecânica. Além disso, as fitas proporcionam excelente durabilidade e desempenho resistindo à água, sujeira, poeira, produtos químicos e outros fatores ambientais. Um dos exemplos que comprovam essa tendência pode ser visto em aplicações críticas na indústria de aviação: alguns fabricantes de aviões já substituíram o uso de rebites para fixar as tiras de acabamento de aço inoxidável nas asas por fita 3M™ VHB™.

      Com base em mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação das fitas 3M™ VHB™, aqui estão as cinco principais razões pelas quais as indústrias estão substituindo soldas, rebites e parafusos por fitas adesivas em processos de montagem:

      • 1. Força de manuseio imediata: As fitas 3M™ VHB™ são fitas adesivas sensíveis à pressão, totalmente curadas. Na maioria das aplicações, a força de manuseio imediata é obtida após a aplicação de pressão (>15 PSI), permitindo que a peça continue sendo processada, manuseada ou embalada logo após a colagem. À temperatura ambiente, cerca de 50% da força de aderência máxima é alcançada após 20 minutos e 90% após 24 horas. Isso pode ser acelerado a temperaturas mais altas e desacelerado a temperaturas mais baixas.
      • 2. Confiabilidade: A composição da fita, feita de espuma acrílica resistente e viscoelástica, proporciona a ela propriedades únicas de absorção de energia e alívio de tensões. Esse material absorve e dissipa a energia e dispersa as tensões, tornando-a ideal para muitas aplicações críticas e de alto impacto, entre as quais estão: montagem de janelas, portas e placas de sinalização; eletrônica; construção; transportes e inúmeros outros usos.
      • 3. Melhor acabamento: Sem o inconveniente das saliências e rebarbas de rebites, parafusos e soldas, os projetistas e engenheiros de produtos podem aproveitar a flexibilidade das fitas adesivas para melhorar o acabamento e expandir a gama de opções de materiais disponíveis para criar e produzir conceitos esteticamente mais agradáveis. Além disso, estas qualidades permitem oportunidades de redução de peso e espessura do produto (e do custo da montagem), o que não é possível no caso das fixações mecânicas ou soldas.
      • 4. Distribuição das tensões: Dado o seu elevado desempenho e funcionalidade, as fitas adesivas 3M™ VHB™ podem ser usadas para unir uma ampla variedade de materiais em aplicações de colagem e montagem. Em muitas situações, elas podem substituir rebites, parafusos, solda ponto, adesivos líquidos e outros fixadores mecânicos. Como as tensões são distribuídas ao longo de toda a área da fita, não sobre um ponto específico, como acontece no caso dos sistemas tradicionais de fixação mecânica, as fitas são decididamente mais versáteis. Entre as muitas opções viáveis de substratos de colagem existe uma variedade de metais, plásticos, vidro, materiais compostos e muito mais.
      • 5. Aumento da produtividade: Tempo é dinheiro, em qualquer negócio. Mas especialmente na área de produção. Qual empresa não quer trazer os seus produtos para o mercado mais rapidamente e mais eficientemente? As fitas adesivas são fáceis de usar, proporcionam uma colagem imediata, sem necessidade de horas de espera ou processos adicionais de acabamento (como, por exemplo, após processos de soldagem) e podem ajudar os fabricantes a trabalhar mais rápido e aumentar a produtividade, diminuindo assim, as horas de trabalho e reduzindo os custos de fabricação. Um exemplo disso está na indústria de painéis arquitetônicos, cujos fabricantes que usam fitas 3M™ VHB™ chegam a realizar seu processo de montagem até cinco vezes mais rápido do que seus concorrentes que usam.

      Para ver esses e outros benefícios aplicados na prática, conheça também alguns exemplos de aplicações e depoimentos de clientes que reinventaram seus processos de montagem usando as fitas 3M™ VHB™.

      Volte para a página inicial