• O Custo Oculto da Manutenção nas Vias: O Impacto de Caminhões e Ônibus Movidos a Bateria e Hidrogênio

    Caminhão movido a hidrogênio dirigindo à noite em uma estrada molhada.

    Conduzindo a mobilidade com excelência.

    À medida que o mundo avança na transição para veículos de emissão zero (ZEVs) para combater as mudanças climáticas, um novo desafio começa a surgir: o aumento do desgaste das estradas e dos custos de manutenção associados ao maior peso dos veículos elétricos a bateria (BEVs) e dos veículos elétricos com célula de combustível de hidrogênio (HFCEVs). Um estudo recente de John M. Low, D. R. Stuart Haszeldine e Gareth P. Harrison lança luz sobre esse custo oculto, com foco especial na infraestrutura rodoviária da Escócia.

    • O Peso do Progresso

      O estudo destaca que os veículos elétricos a bateria (BEVs) e os veículos elétricos com célula de combustível de hidrogênio (HFCEVs) são, em geral, mais pesados ​​do que seus equivalentes com motor de combustão interna (ICE) devido ao peso das baterias e das células de combustível. Os BEVs, em especial, são significativamente mais pesados, levando a um aumento de 20% a 40% no desgaste das estradas, enquanto os HFCEVs causam um aumento de 6%. Esse peso adicional se traduz diretamente uma manutenção mais frequente – e mais cara – das vias.

    • Potencial e Impacto do Desgaste Viário

      Para quantificar esse impacto, os pesquisadores introduziram os conceitos de Potencial de Desgaste Viário (RWP, na sigla em inglês) e Fator de Impacto do Desgaste Viário (RWIF). Essas métricas ajudam a avaliar o desgaste causado por diferentes tipos de veículos e o impacto geral na malha rodoviária. O estudo constatou que veículos ​​de carga pesada (VCP) e ônibus, mesmo representando apenas uma pequena fração da frota total de veículos, são responsáveis por cerca de 87% do Fator de Impacto do Desgaste Viário (RWIF).

    Cenários e Implicações Econômicas

    O estudo analisou quatro cenários: a frota atual dominada por veículos com motor de combustão interna (ICE), uma frota composta apenas por veículos elétricos a bateria (BEV), uma exclusivamente de veículos elétricos com célula de combustível de hidrogênio (HFCEVs) e um cenário comparável (Like for Like), em que veículos a diesel são substituídos por HFCEVs e os veículos a gasolina por BEVs. No cenário apenas com veículos a bateria (BEVs), o desgaste anual das vias na Escócia aumentaria em aproximadamente 31%, enquanto os cenários totalmente HFCEV e o comparável resultariam em um aumento de 6%.

    As implicações econômicas são significativas. A manutenção das condições nas estradas que já existem exigiria um investimento adicional de £ 164 milhões por ano no cenário com uma frota totalmente BEV, e de £ 31 milhões para uma frota apenas com HFCEVs. Esses custos se devem principalmente ao aumento do desgaste causado por esses veículos mais pesados.

    • Estratégias de Mitigação

      Para lidar com o aumento do desgaste das vias, o estudo sugere diversas estratégias de mitigação:


      • Definição de limites de peso: Implementar limites de peso nas estradas para evitar o desgaste excessivo.
      • Eixos adicionais: Exigir eixos adicionais em veículos mais pesados ​​para distribuir a carga de maneira mais uniforme – embora isso aumente os custos de fabricação e o consumo de combustível.
      • Padrões mais altos para as estradas: Construir vias com padrões mais elevados, capazes de suportar o aumento do desgaste.
      • Tecnologia para baterias mais leves: Avanços futuros na tecnologia para baterias mais leves e no design dos veículos podem ajudar a reduzir o impacto.
    • A Necessidade de Marcações Rodoviárias Duráveis

      À medida que o desgaste das estradas aumenta – e com a previsão de manutenções mais frequentes devido ao peso adicional dos veículos elétricos de emissão zero (ZEVs) ​​–, investir em marcações rodoviárias mais duráveis ​​torna-se essencial. Sinalizações resistentes ​​podem suportar o desgaste intensificado, reduzindo a frequência de reaplicações e garantindo a manutenção dos padrões de segurança viária.

    Conclusão

    A transição para veículos de emissão zero é um passo necessário rumo a um futuro sustentável. No entanto, ela traz custos ocultos que precisam ser considerados. O aumento do desgaste das estradas e dos custos de manutenção associados ao maior peso de veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos elétricos com célula de combustível de hidrogênio (HFCEVs) reforça a importância do planejamento e do investimento em infraestrutura viária. A adoção de estratégias de mitigação e o investimento em marcações rodoviárias duráveis podem garantir que nossas estradas permaneçam seguras e funcionais à medida que avançamos em direção a um futuro mais verde.

    Este estudo é um lembrete crucial de que, embora a mudança para veículos de emissão zero (ZEVs) seja essencial para reduzir as emissões, ela também exige uma análise cuidadosa dos impactos mais amplos em nossa infraestrutura. Os formuladores de políticas públicas e as autoridades responsáveis pela manutenção rodoviária devem considerar esses fatores para garantir uma transição tranquila e sustentável.

    Ao compreender e lidar com os custos ocultos da manutenção nas vias, podemos nos preparar melhor para o futuro e garantir que nossas estradas estejam prontas para a próxima geração de veículos.

    Referência: Low, J.M., Haszeldine, R.S. & Harrison, G.P. The hidden cost of road maintenance due to the increased weight of battery and hydrogen trucks and buses—a perspective. Clean Techn Environ Policy 25, 757–770 (2023). https://doi.org/10.1007/s10098-022-02433-8