Saiba mais sobre a Portaria nº 672 e o ensaio de vedação em respiradores

A 3M pode te ajudar!

Você sabia que o Ensaio de Vedação se tornou obrigatório com a Portaria nº 672?

A Portaria nº 672 traz orientações específicas para proteção respiratória, abordando temas como Fit test e PPR da Fundacentro. Ela menciona a obrigatoriedade de realização de ensaio de vedação para respiradores com contato facial e traz a orientação para seguimento das recomendações da publicação "Programa de Proteção Respiratória - Recomendações, Seleção e Uso de Respiradores" da FUNDACENTRO, além de NRs aplicáveis.

  • O que é o Programa de proteção respiratória – PPR da Fundacentro*?

    É uma diretriz de como as empresas devem definir seus procedimentos de segurança ligados aos riscos que suas operações podem oferecer. A 3M sugere que o desenvolvimento de um PPR seja feito em diferentes ciclos de entrega, conforme abaixo:

    • Mapeamento das áreas de riscos e seleção de respiradores;
    • Elaboração do documento base do PPR;
    • Ensaio de vedação;
    • Treinamento de usuários, supervisores e administradores do programa;
    • Avaliação do programa (“auditoria”).

    * Fundacentro é uma instituição de pesquisa e estudos pertinentes à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho do Brasil.

  • O que é o ensaio de vedação em respiradores?

    Através do ensaio de vedação será determinado qual o tamanho e modelo adequado de respirador para cada indivíduo. Segundo o PPR da Fundacentro, todos os usuários de respirador do tipo vedação apertada (incluindo também Linha de Ar Comprimido ou Respiradores Autônomos) precisam ser submetidos ao ensaio de vedação.


Tire suas dúvidas sobre o Ensaio de Vedação

  • Sim, segundo o PPR da Fundacentro, todos os usuários de respirador do tipo vedação apertada (incluindo também Linha de Ar Comprimido ou Respiradores Autônomos) precisam ser submetidos ao ensaio de vedação.
  • Os requisitos e protocolos do ensaio de vedação estão descritos no PPR da Fundacentro. O ensaio de vedação deve ser realizado nos modelos de respiradores com vedação apertada, com uma frequência mínima anual, e deve ser repetido caso haja alteração de 10% ou mais no peso corpóreo, ocorrência de cicatrizes na área de vedação, alteração na arcada dentária e/ou cirurgia reconstrutiva. Existem dois principais tipos de ensaio de vedação, o ensaio qualitativo e o ensaio quantitativo.
  • O ensaio de vedação qualitativo é do tipo aprova/reprova baseado na resposta sensorial à substância utilizada no ensaio, podendo ser sacarina ou bitrex. Para realizar este ensaio utiliza-se o conjunto kit fit test, composto principalmente por capuz, gola, borrifadores, solução de sacarina/bitrex para ensaio de acuidade, solução de sacarina/bitrex para ensaio de vedação. Conheça o passo-a-passo do ensaio qualitativo neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PyNKmy_B4ew&t=23s
  • O ensaio de vedação quantitativo é composto de uma metodologia de contagem de partículas através de um equipamento, como por exemplo, o Portacount. Durante o ensaio, o equipamento realiza a contagem de partículas dentro e fora do respirador, calculando assim seu fator de vedação. Para este tipo de ensaio não existe interferência do usuário e do condutor, já que o próprio equipamento apresenta o resultado de vedação. Conheça aqui as principais diferenças entre o ensaio qualitativo e quantitativo: https://www.youtube.com/watch?v=rOBgEdBI0XI
  • Segundo PPR da Fundacentro, ambos os testes qualitativo e quantitativo são aceitos para ensaio de vedação em respiradores do tipo vedação apertada. No entanto, para garantir fator de proteção atribuído igual a 100 nos respiradores do tipo facial inteira, é necessário realizar obrigatoriamente o ensaio quantitativo. O ensaio qualitativo resultará na diminuição do fator de proteção da facial inteira para 10.
    Para os demais respiradores, como por exemplo, semifaciais, mantêm-se o fator de proteção atribuído igual para ambos os ensaios qualitativo e quantitativo.
  • O ensaio de vedação tem como objetivo verificar se o modelo e tamanho de respirador escolhido está adequado a face do usuário provendo uma adequada vedação. Ele auxilia também a atingir o fator de proteção atribuído esperado para cobertura facial. No dia a dia, o usuário deve também realizar a verificação da vedação antes de entrar na área, a verificação da vedação é complementar ao ensaio de vedação.

Já conhece nossos vídeos com conteúdo produzido pelos especialistas da 3M?

  • 3M™ Aura - Vedação
  • 3M™ Secure Click - Completo

Como a 3M busca elevar a cultura de proteção e apoiar as indústrias em seus processos de adequação a nova Portaria 672?

Como líderes de proteção respiratória no Brasil, a 3M disponibiliza diversos conteúdos técnicos gratuitos como vídeos, webinars, artigos, folders, em diversas plataformas: