Um isolamento criogênico mais eficiente. Reduza a taxa de evaporação, aumente a capacidade do tanque, diminua as despesas operacionais e aprimore o retorno sobre o capital investido.
Gases liquefeitos como hidrogênio, nitrogênio, gás natural liquefeito, oxigênio e argônio são geralmente armazenados abaixo de seus pontos de ebulição (ou seja, 20 Kelvin para hidrogênio líquido) em tanques com duas paredes e um espaço anular preenchido com material isolante. Isso é conhecido como armazenamento criogênico ou refrigerado. Historicamente, um vidro vulcânico expandido chamado perlita era normalmente usado para preencher o espaço anular em reservatórios de armazenamento criogênico.
As Microesferas de Vidro 3M™ oferecem vantagens significativas sobre a perlita em relação à eficiência térmica, durabilidade e economia de peso. Ao apresentarem formato de vidro esférico, baixa condutividade térmica e alta relação resistência/densidade, as Microesferas de Vidro 3M™ oferecem uma alternativa mais eficaz e econômica ao isolamento criogênico tradicional.
À medida que olhamos para um futuro em que a economia do hidrogênio se tornará cada vez mais importante, o impacto econômico do transporte e armazenamento desta fonte de combustível continuará a crescer. Ao reduzir drasticamente as emissões de evaporação dos tanques de armazenamento de hidrogênio líquido, as Microesferas de Vidro 3M™ são parte integrante da mudança global de combustíveis fósseis para fontes de energia sustentáveis baseadas em hidrogênio.
A baixa condutividade térmica das Microesferas de Vidro 3M™ faz com que elas sejam ideais para o isolamento criogênico. Em aplicações de armazenamento criogênico, a taxa de evaporação (a taxa que um gás líquido é perdido pela evaporação) é uma das grandes preocupações.
As Microesferas de Vidro 3M™ podem ajudar a reduzir consideravelmente a taxa de evaporação, incluindo uma redução de até 44% para o hidrogênio em grandes volumes de armazenamento e com esferas de armazenamento concêntricas.
O excelente desempenho térmico e a baixa densidade aparente das Microesferas de Vidro 3M™ podem reduzir os requisitos de isolamento no anel do tanque. Isso pode aumentar a capacidade ou reduzir a área ocupada pelo design em seu tanque, enquanto mantém volumes semelhantes de armazenamento.
Além disso, a resistência e o formato das Microesferas de Vidro 3M™ as tornam mais duráveis e fáceis de trabalhar. Tudo isso resulta em maior flexibilidade para sua aplicação
A cadeia de suprimentos, a equipe de vendas global e a rede de atendimento ao cliente da 3M oferecem a eficiência e o suporte que você precisa para otimizar suas necessidades de isolamento no armazenamento criogênico.
Nós oferecemos pacotes em vários formatos para ajudá-lo a atender aos seus requisitos. Ao contrário de outros materiais de isolamento, as Microesferas de Vidro 3M™ não exigem processamento no local – aumentando a eficiência da sua instalação.
Além de seu excelente desempenho térmico — que reduz a taxa de evaporação em comparação com a perlita —, as Microesferas de Vidro 3M™ oferecem vantagens notáveis em aplicações de armazenamento criogênico.
O MLI (superinsulação) é usado para a construção de tanques cilíndricos, normalmente para transportar criogênios. Esses sistemas podem ser sensíveis a choques térmicos e vibrações, o que pode levar à degradação do isolamento e potencialmente gerar pontos frios. Além disso, o MLI é uma solução de isolamento fixo que não pode ser facilmente removida ou modificada.
As Microesferas de Vidro 3M™, que possuem fluxo livre, podem ser instaladas no anel existente ao redor do isolamento MLI que já está ali – o que faz com elas sejam uma solução única para reformar esses tipos de tanques sem remover o MLI, ou mesmo cortar ou modificar a estrutura do tanque.
O tanque de armazenamento de hidrogênio de 50.000 galões no Centro Espacial Stennis da NASA foi construído no início dos anos 1960. Este reservatório esférico de armazenamento criogênico (Horton) consistia em paredes duplas com um anel vazio preenchido com perlita. No início dos anos 2000, a NASA começou a procurar formas de reduzir a quantidade de hidrogênio que era perdido em seus sistemas de armazenamento de hidrogênio líquido, devido à evaporação. Sob a liderança da equipe do Cryogenics Test Laboratory do Centro Espacial Kennedy, eles conduziram um teste usando microesferas de vidro 3M para o isolamento térmico no tanque. Ao longo de mais de 10 anos de operação contínua, suas publicações técnicas mostram uma redução média de 44% na evaporação.
Veja os detalhes do produto das Microesferas de Vidro 3M™ K1 ou entre em contato com a equipe de suporte do produto para obter assistência.