Otimize o processo e o fluxo de trabalho da sua cabine de pintura.

Diminua o desperdício e aumente a produção.

Técnico de pintura pintando veículo.

No mundo acelerado da reparação automotiva, a cabine de pintura é frequentemente um gargalo. A gestão eficiente dessa área crítica pode melhorar significativamente a produtividade e a lucratividade nas oficinas. Um dos principais problemas em muitas oficinas de reparo é a falta de estrutura dentro da área de pintura. Isso pode levar a atrasos, ineficiências e, em último caso, a uma desaceleração no processo de reparo.

As oficinas mais eficientes estão com uma média de cerca de 12 horas de repintura por ciclo, completando de quatro a seis ciclos por dia. Isso se traduz em cerca de 48-72 horas de repintura por dia, por cabine. No entanto, várias oficinas frequentemente ficam abaixo dessa faixa..

Ao contrário da crença popular, melhorar a eficiência não requer sempre investir em equipamentos adicionais (ou seja, cabine de pintura, estação de preparação ou equipamento de cura adicionais). Muitas vezes, envolve repensar os processos existentes e adotar uma abordagem mais estratégica.

Dicas Úteis para Maximizar a Eficiência

  • Pintura com Peças Removidas

    • Remover peças dos veículos antes da pintura pode liberar significativamente o espaço na cabine. Mesmo que o seguro não cubra essa prática, os ganhos a longo prazo em eficiência e produtividade podem fazer com que valha a pena. Por exemplo, remover peças pode permitir que trabalhos adicionais sejam processados simultaneamente, aumentando o total de horas de repintura e o número de ciclos na cabine.
    • Outros benefícios da "pintura com peças removidas" incluem o uso de menos materiais de mascaramento, já que essa prática evitaria a etapa de ter que cubrir um veículo. Além disso, as oficinas costumam executar um ciclo com um veículo ou peça na cabine por vez, o que resulta em uso ineficiente do espaço e do tempo da cabine. Embora nem todos os trabalhos possam ser agrupados e nem todas as peças possam ser removidas, agrupar aqueles que podem, maximiza o espaço disponível e pode levar a menos ciclos necessários para completar o trabalho. A cabine experimentaria menos desgaste e permitiria mais tempo de produção entre as paradas de manutenção.
  • Imagem mostrando a cabine de pintura preparada para pintura de peças no veículo
    Peças no Veículo

    Trabalho 1 - porta e para-lama deixados no veículo

    Trabalho 2 - para-choque de outro veículo

  • Imagem mostrando a cabine de pintura preparada para pintura de peças desmontadas
    Peças Removidas

    Trabalho 1 - porta e para-lama removidos do veículo

    Trabalho 2 - para-choque de outro veículo

    Trabalho 3 - para-lama e capô de um terceiro veículo

  • Reduzindo o Desperdício

    • O uso eficiente de materiais é crucial, pois os materiais de pintura estão cada vez mais caros. A mistura em excesso não só desperdiça recursos, mas também pode aumentar os custos. Misturar apenas a quantidade necessária de materiais de pintura pode aumentar ainda mais a eficiência. Os pintores frequentemente misturam 60 a 90 ml extras de seladora, tinta e verniz por trabalho para evitar ficar sem material. Ao agrupar trabalhos, a seladora e o verniz extras podem ser compartilhados entre trabalhos no mesmo ciclo, reduzindo o desperdício potencial. O software de mistura de alguns fabricantes de pintura tem calculadoras que podem ajudar a determinar quanto de material de pintura misturar. Tingir seus primers também pode ajudar a reduzir a quantidade de tinta necessária para cobertura.
    • A configuração adequada da pistola de pintura pode ajudar a maximizar a eficiência de transferência e desperdiçar menos material de pintura. Se uma pistola de pintura estiver configurada com pressão muito alta ou tiver um leque muito amplo, isso resulta em mais material de pintura sendo desperdiçada como excesso de pulverização e menos pintura atingindo a peça. Isso cria uma perda significativa de eficiência de transferência.
    • Técnicas de aplicação adequadas também são importantes para reduzir o desperdício. Quando a pistola de pintura está muito longe das peças ao pulverizar, muito material pode ser desperdiçado na forma de excesso de pulverização. Além disso, se um pintor não soltar corretamente o gatilho ao sair da peça, uma quantidade significativa de pintura será desperdiçada. Por último, alguns pintores simplesmente aplicam material demais. A cobertura adequada deve ser verificada após cada camada. Às vezes, uma demão extra é aplicada, quando a cobertura já foi alcançada com a demão anterior.
  • Construindo um Cronograma para a Cabine

    • Um cronograma dedicado para a cabine é essencial para maximizar a produtividade da oficina de pintura. A oficina média, independentemente da linha de pintura, normalmente completa cerca de 4 ciclos de cabine por dia. Para aproveitar ao máximo esses ciclos, é recomendável construir um cronograma para a cabine. Uma maneira útil de fazer isso é anexar um quadro branco ao lado de cada cabine de pintura. Aqui, as oficinas podem escrever e planejar todos os seus ciclos para o dia seguinte. Uma prática recomendada é sempre planejar um ciclo extra. Este ciclo extra pode ser utilizado se todos os outros ciclos forem concluídos mais cedo ou se um dos outros ciclos tiver que sair do cronograma devido a complicações inesperadas (por exemplo, peças faltando, defeitos de pinturas, etc.). Uma seção de preenchimento também deve ser incluída no cronograma da cabine. Esta seção é onde pequenas peças adicionais que chegam ao longo do dia e precisam de pintura podem ser adicionadas. Os pintores devem buscar mover algumas dessas peças da seção de preenchimento para espaços dentro dos outros ciclos para maximizar a eficiência.
    • Uma boa prática a ser adotada para ajudar a visualizar e pré-planejar ciclos de cabine é chamada de "preparação no piso". A preparação no piso consiste marcar uma "área de pintura" no chão fora da cabine para ajudar os pintores a organizar as peças de forma mais eficaz. A "área de pintura" geralmente fica a 90 cm de cada parede para permitir espaço para o pintor pulverizar. Os pintores podem saber exatamente quanto espaço têm, permitindo que encaixem as peças de forma eficiente sem superlotar a cabine.
    • Ao organizar peças na cabine, manter a distância correta é essencial. Peças de cores diferentes devem estar a pelo menos 1 metro de distância para evitar contaminação de cor, enquanto peças da mesma cor podem estar mais próximas. Além disso, tente agrupar tri-coats separadamente, quando possível.
  • Melhorar a eficiência da cabine de pintura requer uma combinação de planejamento estratégico, técnica e disposição para se adaptar a novas práticas. Isso envolve uma avaliação completa dos fluxos de trabalho atuais e a identificação de áreas onde tempo e recursos estão sendo desperdiçados. Ao focar na organização, as oficinas podem otimizar suas operações, garantindo que cada etapa do processo de pintura seja bem coordenada e eficiente.


  •     Jason Garfoot, gerente global de produtos para  sistemas de aplicação de pintura 3M       
    Jason Garfoot
    Gerente Global de Produtos para Sistemas de Aplicação de Pintura 3M
  •     Brady Haislet, engenheiro de aplicação 3M       
    Brady Haislet
    Engenheiro de Aplicação 3M
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