Qual a diferença entre
cartuchos e filtros?

A 3M te explica as principais características dos cartuchos e filtros que você usa para se proteger

  • O que é um Cartucho Químico?

    Os cartuchos químicos geralmente são constituídos por carvão ativado em sua estrutura interna, que pode receber ou não algum tipo de tratamento químico para captura de certos tipos de gases e vapores presentes no ambiente.

     


    Os cartuchos químicos não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra materiais particulados (poeiras, névoas e fumos).
     

    Qual a vida útil dos cartuchos químicos?

    A vida útil de cartuchos químicos é variável, dependendo de diversos fatores tais como o tipo de contaminante, sua concentração, a frequência respiratória do usuário, a umidade relativa do ambiente e a conservação do produto pelo usuário. Uma forma prática de se determinar a vida útil de cartuchos químicos é fazendo-se um histórico das trocas em determinada situação dentro do mesmo ambiente de trabalho ao longo de um bom período de tempo. A partir daí, desde que não haja nenhuma alteração do processo, uma média de tempo é calculada e então se determina que, em média, os cartuchos deverão ser trocados naquele intervalo de tempo. Também é possível estabelecer um tempo estimado de fim de vida útil para os cartuchos utilizando-se o Software da 3M para este cálculo estimado, lembrando que ele só é válido para os cartuchos químicos da 3M. Mesmo assim, os usuários ainda devem ser orientados a trocar os cartuchos caso sintam cheiro ou gosto do contaminante antes deste período pré-estabelecido, lembrando que esta não é uma maneira rotineira de verificação de fim de vida útil, já que a percepção das pessoas em relação ao cheiro ou gosto de determinado contaminante não é um fator confiável e nem seguro.
     

    Acesse nosso software de vida útil clicando aqui
  • Para que serve um filtro mecânico?

    Os filtros mecânicos são geralmente constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas que, no caso dos filtros da 3M, são tratadas eletrostaticamente e são capazes de reter apenas os materiais particulados (poeiras, névoas e fumos) presentes no ambiente.
     


    Os filtros mecânicos não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra gases e vapores.
     

    Qual a vida útil dos filtros mecânicos?

    A vida útil dos filtros mecânicos é variável, dependendo de diversos fatores tais como o tipo de contaminante, sua concentração, a frequência respiratória do usuário e a conservação do produto, devendo sempre ser avaliada pelo responsável sobre a determinação do uso de EPI. O filtro mecânico deve ser trocado sempre que o usuário perceber um aumento na dificuldade de respiração através do filtro. Isto significa que ele se encontra saturado (entupido). Também deve ser trocado sempre que houver danos físicos, e quando não estiver mais em condições adequadas de higiene, ou seja, quando o filtro estiver sujo.
     


    Não deve ser feito qualquer tipo de reparo ou manutenção nos filtros.
     

    Qual a diferença entre os cartuchos químicos e filtros mecânicos?

    Os cartuchos químicos geralmente são constituídos por carvão ativado em sua estrutura interna, que pode receber ou não algum tipo de tratamento químico para captura de certos tipos de gases e vapores presentes no ambiente. Os cartuchos químicos não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra materiais particulados (poeiras, névoas e fumos). Os filtros mecânicos são geralmente constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas que, no caso dos filtros da 3M, são tratadas eletrostaticamente, e são capazes de reter apenas os materiais particulados (poeiras, névoas e fumos) presentes no ambiente. Eles podem receber classificações de P1, P2 ou P3, dependendo de sua capacidade de retenção de contaminante.
     


    Os filtros mecânicos, desde que não sejam combinados, não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra gases e vapores.
     


Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português