Dez considerações ao selecionar equipamento de proteção respiratória

  • 20 DE ABRIL DE 2021 | 3M BRASIL

    Ao escolher a proteção respiratória nos Estados Unidos, há várias questões a considerar. Os respiradores são exigidos por seu empregador e/ou pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA)? O respirador foi certificado pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH)? Mas, mesmo após selecionar a proteção respiratória certa para seu trabalho e aplicação, outra consideração importante é obter a vedação adequada.

    A proteção respiratória deve ser usada de acordo com todas as exigências do programa de proteção respiratória da OSHA dos EUA (29 CFR 1910, 29 CFR 1910, 29 CFR 1910, 29 CFR 1910, 29 CFR 1910, 29 CFR 1910). Aqui estão dez questões a serem consideradas ao selecionar a proteção respiratória para seus trabalhadores.

    • Mesmo com a mais alta eficiência de filtragem disponível, se um respirador não for instalado corretamente, o ar contaminado pode passar pelo respirador e entrar na via aérea do usuário. Se seu empregador tem um programa de proteção respiratória que requer testes de vedação, certifique-se de realizar um teste de vedação adequado cada vez que usar um novo tipo ou modelo de respirador. Isso é especialmente verdadeiro para respiradores de vedação apertada, incluindo respiradores tipo peça facial filtrante (PFF) e respiradores reutilizáveis (RR) de material elastomérico.
    • Selecione produtos de proteção respiratoria de um fabricante de peças faciais filtrantes confiáveis que priorize a vedação e entenda que os rostos dos usuários podem ser de várias formas e tamanhos.
    • Revise todas as características e benefícios disponíveis. Clipes nasais, elásticos, espuma para o nariz, etc. Inspecione cada respirador antes de usá-lo. Os componentes estão em boas condições? Eles estão sendo usados corretamente?
    • Sempre leia atentamente e siga as Instruções do Usuário específicas para cada modelo.
    • A mudança de modelos de respirador pode ser um desafio, mas há muitas opções, portanto, procure especialistas em proteção respiratória que possam ajudá-lo a entender as opções disponíveis para obter a vedação adequada com base aos perigos aos quais você pode estar exposto.
    • Para os usuários, “ajuste” geralmente significa vedação adequada e conforto. Para respiradores de vedação apertada, tais como PFFs e respiradores elastoméricos (RRs), o “ajuste” se concentra na capacidade de vedação adequada de acordo com o rosto de cada usuário. Os testes de vedação e a prática de colocação/remoção dos respiradores, assim como a realização de verificações de vedação, são elementos-chave para o uso adequado do respirador.
    • Compreender o ajuste é importante, mas você também precisa estar ciente do que necessita fazer para garantir um bom ajuste e uma boa vedação. Se você usa um PFF ou um RR, certifique-se de estar barbeado.
    • A verificação de vedação por parte do usuário é um meio importante pelo qual o usuário do respirador pode conferir a vedação a qualquer momento e determinar quais ajustes podem ser necessários.
    • Para todos os respiradores, incluindo respiradores de vedação frouxa, como muitos respiradores purificadores de ar motorizados (PAPRs) e equipamentos de suprimento de ar (SARs), o ajuste pode afetar o conforto percebido. Um respirador de tamanho inadequado pode se tornar desconfortável com o tempo. Respiradores mal ajustados podem causar pontos de pressão ou ser desconfortáveis. O ajuste é individual. Não há dois rostos iguais, portanto, um modelo de respirador se adapta a cada pessoa de forma diferente. Reserve um tempo para praticar o uso de seu respirador para ter certeza de que ele se ajusta corretamente, é confortável e pode ser usado pelo tempo que for necessário, dependendo das exigências de seu trabalho.
    • Certifique-se de que seu respirador seja armazenado em um local limpo. Sempre inspecione o respirador antes de colocá-lo para certificar-se de que não esteja danificado, deteriorado ou que tenha ultrapassado sua vida útil.

     

    A vedação é fundamental para a proteção respiratória. De que serve um novo modelo de respirador se você não consegue obter uma vedação adequada e não é confortável durante todo o tempo de uso? Tenha todas estas coisas em mente sempre que quiser mudar de modelo ou estiver avaliando se deseja continuar com o modelo que está usando atualmente.

    Obter ajuste e vedação adequados ajudará você a obter a máxima proteção de seu equipamento de proteção respiratória. Para maiores informações sobre testes de ajuste e ajuda na seleção dos produtos de proteção respiratória corretos, por favor, sinta-se à vontade para contatar nossos especialistas em proteção respiratória para assistência.

Compartilhe este artigo: