Antes que algum trabalhador entre em um espaço confinado, é necessário que haja um plano claro para as tarefas previstas neste ambiente.
O planejamento é o componente fundamental dentre as etapas do trabalho em espaços confinados. Você precisa garantir que todos os envolvidos tenham o treinamento certo, o equipamento de proteção individual adequado e um plano de como entrar, trabalhar dentro e sair do espaço confinado em segurança. Você também precisa levar em consideração possíveis riscos atmosféricos, riscos físicos e riscos de configuração do espaço de trabalho, bem como ter um plano de resgate bem definido.
Todos os segmentos da indústria exigem trabalho em espaços confinados, incluindo construção, processamento de alimentos e bebidas, refinarias petroquímicas e muitas outros.
Definição de equipamentos de ACESSO e de TRABALHO INTERNO
Você deve buscar garantir que um espaço confinado seja seguro para reduzir a necessidade de equipamentos de proteção individual (EPIs). A dependência do EPI deve ser um último recurso, e todos os esforços devem ser feitos para criar um ambiente livre de riscos.
Se a sua avaliação de risco identificar a necessidade de EPI, ele precisará ser adequado para a aplicação e deverá ser fornecido com treinamento para utilização correta. Isso pode incluir proteção respiratória, capacetes, óculos de segurança, vestimentas contra produtos químicos e outros perigos, bem como luvas e calçados de segurança.
Antes que qualquer EPI seja usado, ele deve ser inspecionado todas as vezes para garantir que não haja danos, como rachaduras, furos e nenhum sinal de desgaste ou conexões soltas. É importante lembrar que a proteção respiratória e detectores de gás devem ser testados antes do uso. Siga sempre as Instruções de Uso fornecidas pelo fabricante.
Perigos e Riscos do trabalho em espaços confinados
Em alguns casos, pode haver a necessidade de limitar o tempo que os profissionais podem trabalhar em um espaço confinado, por exemplo, onde são usados Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) ou sob condições extremas de temperatura e umidade. Esse também pode ser o caso quando o espaço confinado é tão pequeno que o movimento é severamente restrito.
Pode haver riscos adicionais a serem considerados, como:
Esses riscos devem ser considerados na condução de uma avaliação geral de riscos e perigos, de modo que todos os riscos em potencial sejam contabilizados e façam parte de um plano de como entrar, trabalhar e sair de cada espaço confinado.
Todos os equipamentos devem ser cuidadosamente selecionados levando em conta as condições e os riscos nos locais em que serão utilizados. Se internamente houver um risco de atmosfera inflamável por fontes elétricas, você deve sempre considerar o uso de EPIs intrinsecamente seguro. O equipamento mecânico precisa de isolamento e proteção contra rotação livre. Além disso, o aterramento elétrico também deve ser considerado para evitar o acúmulo de carga estática.
Comunicação
Um sistema de comunicação adequado deve ser implementado e permitir comunicação: (a) entre o trabalhador que está dentro do espaço e o vigia; (b) entre o vigia e o supervisor de entrada e (c) entre o vigia e equipe de emergência. Em qualquer sistema usado – baseado em voz, rebocadores em uma corda, telefone, rádio, etc. - todas as mensagens devem ser comunicadas com facilidade, rapidez e clareza entre as pessoas envolvidas, especialmente se não houver contato visual.
Existem alguns EPIs que incorporam sistemas de comunicação constante. Avalie se os meios de comunicação são apropriados para os trabalhadores que utilizam proteção respiratória.
As cinco funções principais para trabalho em espaços confinados
A entrada em espaços confinados pode ser considerada como algo que exige cinco funções principais, e cada uma tem suas próprias responsabilidades e demandas:
Precisa de ajuda?