Toda vez que você vai entrar em um espaço confinado, você precisa se planejar. Na verdade, uma das partes mais importantes do trabalho em espaços confinados é o planejamento.
Primeiro, é necessário identificar todos os seus espaços e, em seguida, planejar para se ter o treinamento, o equipamento e as pessoas corretos para lidar com segurança com todas as entradas e saídas de espaços confinados. Ao planejar o trabalho em espaços confinados, é uma boa ideia começar perguntar a si mesmo:
Há muitas considerações sobre saúde e segurança em espaços confinados - veja isso para ajudá-lo durante a avaliação.
Supervisão
Qualquer atividade em espaço confinado requer supervisão e uma avaliação de risco completa. O supervisor é responsável por elaborar a Permissão de Entrada e Trabalho no espaço confinado (PET). A exposição a riscos precisa ser constantemente atualizada com base no que está sendo feito no local de trabalho ou nas instalações e a que condições os trabalhadores estão sendo expostos e que podem representar um perigo. Lembre-se, uma avaliação de risco precisa ser realizada toda vez que alguém for acessar um espaço confinado. As condições podem mudar, sejam níveis de gás ou qualquer outro perigo, que precisam ser considerados antes de alguém entrar no espaço confinado.
O supervisor também deve definir os procedimentos de emergência, resgate e salvamentos e os meios para aciona-los.
Vigia
Todo trabalho em espaço confinado exige a presença de um vigia. A função do vigia é observar o trabalho realizado, identificar possíveis riscos, manter contato permanente com o trabalhador, ordenar o abandono do espaço e acionar a equipe de resgate caso necessário.
Pessoa qualificada para trabalho em espaços confinados
Para trabalhar com segurança em um espaço confinado e atuar como uma pessoa qualificada, os trabalhadores devem ter treinamento adequado e experiência no trabalho com o qual eles estarão envolvidos. O treinamento deve ser apropriado para a tarefa e para as funções e responsabilidades do indivíduo para que o trabalho possa ser realizado com segurança.
Gerenciamento de equipamentos críticos para espaços confinados
O Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o equipamento de acesso e salvamento podem significar a diferença entre entrar e sair com segurança ou não. Esse equipamento precisa ser adequado e deve ser inspecionado e mantido com base nos requisitos do fabricante ou nas políticas da empresa. Você tem todos os seus EPIs em inventário para saber se estão em conformidade com os padrões e normas apropriados? Eles estão vencidos? Estão quebrados? Precisam ser substituídos ou reparados? Sistemas de resgate, linhas, guinchos, chicotes, equipamentos respiratórios e de detecção de gás devem ser verificados regularmente para garantir que estejam em boas condições de funcionamento.
Avaliar e monitorar a atmosfera de um espaço confinado
Antes da entrada, avalie a atmosfera em um espaço confinado para verificar a concentração de oxigênio e determinar a presença de fumaças, gases e vapores perigosos e as concentrações de cada um. Você possui instrumentos de detecção de gás adequados para fazer essa tarefa? Isso pode incluir detectores portáteis, moveis ou fixos que ofereçam leituras precisas.
Além disso, se for necessária a ventilação ou exaustão do espaço, os procedimentos adequados devem ser seguidos para eliminar o risco e, em seguida, os níveis devem ser sempre verificados novamente para ver se o processo foi eficaz. O ar precisa ser seguro para respirar para todos que entram neste espaço.
Precisa de ajuda?