Algumas considerações de qualidade na seleção de produtos de proteção respiratória

A qualidade é importante quando se trata de produtos de proteção respiratória pessoal. Mesmo que a vedação, o nível de conforto, as certificações e os requisitos de segurança sejam atendidos, se a qualidade de seu EPI respiratório não for adequada, não é um produto no qual você deva investir ou continuar a usar. Seu equipamento foi certificado por um órgão regulador apropriado, como o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH)?

Por exemplo, você sabia que existe uma limitação de vida útil para respiradores descartáveis, como o N95? A vida útil (quando armazenado de acordo com as condições de armazenamento especificadas) é de três a cinco anos a partir da data de fabricação para muitos N95 da 3M. Verifique a data de validade na caixa, que deve estar no formato MM/AAAAA, para estabelecer quanto tempo você deve manter esses respiradores como parte de seu inventário e/ou estoque. Armazene estes RD/PFF na embalagem original, longe de áreas contaminadas, poeira, luz solar, temperatura extreme, umidade excessiva e produtos químicos nocivos.

Além disso, para garantir a eficácia deste tipo de respirador com peça facial filtrante (PFF), ele deve ser descartado e substituído sempre que se sujar, danificar ou seja difícil respirar através dele.

Você sabia que os fabricantes são obrigados a testar 100% dos filtros que produzem, tanto os reutilizáveis quanto os utilizados em equipamentos de suprimento de ar ou os motorizados, bem como para proteção respiratória em operações de solda, se forem aprovados pela NIOSH como filtros Classe 100 ou HEPA?

Durabilidade

Todos os componentes se degradam com o tempo. Mas, com o devido cuidado e manutenção, respiradores reutilizáveis, bem como respiradores purificadores de ar motorizados (PAPRs), podem durar muito tempo. É por isso que é importante inspecionar todos os seus produtos de proteção respiratória antes de cada uso. Todas as instruções do usuário para procedimentos de limpeza também devem ser seguidas.

Quer você precise de uma proteção respiratória multiuso sustentável ou uma opção livre de manutenção, há várias sugestões para uma fácil utilização, limpeza e manutenção.

Considerações sobre falsificações: Verificação de autenticidade

Não assuma que você pode dizer como um respirador funciona simplesmente olhando para ele, ou que um respirador de um fabricante que você não reconhece pode ser um substituto viável. Não coloque em perigo a si mesmo ou aos outros, cometendo o erro de pensar que os respiradores falsificados devem funcionar bem porque têm boa aparência. Os respiradores falsificados são frequentemente fabricados por criminosos que tentam enganar os clientes. Essas falsificações não vêm de um fabricante mundial comprometido com fortes controles de qualidade.

Os respiradores falsificados não são testados e aprovados como os autênticos, que passaram por testes rigorosos para atender às normas reguladoras rigorosas a fim de obter a aprovação dessas agências reguladoras (como a NIOSH). Em contraste, os respiradores falsificados são frequentemente fabricados utilizando processos e materiais desconhecidos, com controles de qualidade desconhecidos ou inexistentes.

Portanto, os respiradores falsificados não são confiáveis e não devem ser adquiridos ou utilizados. Para ajudar a evitar falsificações, por favor, revise esta lista de sugestões e indicações de produtos.

Sistemas PAPR e Equipamentos de Suprimento de Ar

A melhor maneira de evitar respiradores falsificados é adquirir produtos de proteção respiratória de um revendedor autorizado pelo fabricante, ou diretamente do fabricante. Não confie somente em certificados de distribuidores autorizados, pois eles podem ser falsificados. Se você tiver alguma dúvida sobre se os respiradores que você adquiriu ou está considerando adquirir são autênticos, nossos especialistas em equipamentos respiratórios qualificados estão aqui para lhe ajudar. Entre em contato conosco hoje para obter assistência na seleção de proteção respiratória e para quaisquer outras perguntas que você possa ter sobre a compra ou uso de produtos de proteção respiratória.