Training Hero

Treinamento

Centro para proteção respiratória da 3M

Treinamento anual em respiradores

A Occupational Safety and Health Administration (OSHA) exige que os empregadores apliquem testes de ajuste e treinem os funcionários que usam proteção respiratória no trabalho. Esse treinamento anual proporciona a chance de explicar a importância da proteção respiratória e permite que todos façam uma curso de reciclagem sobre como usar os equipamentos corretamente e cuidar deles.

  • Woman Mask

    Seu treinamento anual deve incluir o seguinte:

    1. Procedimentos escritos.
    2. Riscos respiratórios.
    3. Usos e limitações.
    4. Acoplamento e ajuste.
    5. Exercícios de prática.
    6. Verificação da aderência por parte do usuário.
    7. Manutenção e armazenamento.
    8. Sinais e sintomas médicos.
    9. Documentação de treinamento.


Etapa 1: Procedimentos escritos

Explorar os procedimentos escritos

Você deve ter seus procedimentos de treinamento específicos ao local da obra em seu programa escrito de proteção respiratória. Reveja-os periodicamente para garantir que estejam atuais e use-os durante o treinamento anual. O Folheto do programa administrativo de proteção respiratória da 3M pode ajudá-lo a garantir que você tenha os materiais corretos.

Baixe o Folheto do programa administrativo de proteção respiratória da 3M (PDF, 683,6 KB)

Etapa 2: Riscos respiratórios

É aqui que a sua sessão de treinamento começa. Informe aos funcionários sobre os riscos respiratórios aos quais eles estão possivelmente expostos durante situações de emergência e de rotina e explique por que os respiradores são necessários.

As fichas de dados de segurança de material referentes aos produtos químicos utilizados no seu local de trabalho contêm informações sobre os riscos e os efeitos sobre a saúde desses materiais. Caso você não tenha todas as fichas de dados de segurança de material necessárias, solicite-as no site 3M.com.

Para obter mais informações sobre treinamentos em produtos químicos perigosos, consulte a Norma de comunicação de perigos da OSHA, 29 CFR 1910.1200. Se um risco respiratório no seu local de trabalho tiver sua própria norma específica para uma substância (por exemplo, riscos biológicos ou radioativos), consulte-a para conhecer os requisitos de treinamento.

Solicitar fichas de dados de segurança de material da 3M

Norma de comunicação de perigos da OSHA

Etapa 3: Usos e limitações

Explique que não existe um respirador de uso generalizado e que os respiradores que você está fornecendo foram escolhidos para eliminar os perigos específicos no seu local de trabalho. Reveja os usos e as limitações nas instruções fornecidas com cada respirador, incluindo o efeito de procedimentos incorretos de ajuste, uso ou manutenção do respirador. O rótulo de aprovação do NIOSH também fornece algumas dessas informações.

Diga aos funcionários que, exceto ao usar um aparelho de respiração autônomo (SCBA) ou uma combinação de respirador com tubulação de ar/SCBA, eles devem sair da área contaminada em todas as situações de emergência do respirador, incluindo o mau funcionamento do mesmo.

Etapa 4: Acoplamento e ajuste

Explique que um respirador deve ser acoplado e usado corretamente para se ajustar e proporcionar uma proteção eficaz e que ele deve ser inspecionado antes do acoplamento todas as vezes que for usado. Instrua e demonstre como acoplar e ajustar corretamente qualquer respirador usado de acordo com as instruções dos fabricantes.
Baixe e imprima um cartaz com instruções de uso correto e mantenha-o visível no seu local de trabalho durante todo o ano.

Etapa 5: Exercícios de prática

Depois de demonstrar os devidos procedimentos de acoplamento e ajuste, faça com que cada funcionário pratique a colocação de seus respiradores enquanto você fornece instruções sobre esses procedimentos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Os funcionários devem ter sido avaliados clinicamente antes de acoplarem o respirador e realizarem uma verificação de aderência. Além disso, o teste de ajuste é exigido pela OSHA antes que um usuário utilize um respirador obrigatório no trabalho.

Visão geral da avaliação médica

Visão geral dos testes de ajuste

Etapa 6: Verificação da aderência por parte do usuário

Quando todos estiverem usando um respirador, instrua-os sobre como realizar uma verificação de aderência a fim de determinar se o respirador foi acoplado e ajustado corretamente. Explique que uma verificação de aderência pelo usuário com pressão positiva ou negativa, às vezes chamada de verificação de ajuste, deve ser realizada cada vez que o respirador é colocado. Faça referência aos procedimentos de verificação da aderência por parte do usuário contidos em cada embalagem.

Quando os usuários tiverem concluído o procedimento de verificação da aderência, pergunte se alguém sente vazamento ao redor da área de aderência do respirador. Nesse caso, o usuário deve rever as instruções de acoplamento, modificar o ajuste e realizar novamente a verificação de aderência.

Se um ajuste apropriado não for possível, o usuário deverá selecionar outro respirador e repetir o procedimento de verificação da aderência.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Etapa 7: Manutenção e armazenamento

Fale sobre a manutenção e o armazenamento dos respiradores. Se os seus funcionários forem responsáveis pela manutenção de seus próprios respiradores reutilizáveis, reveja os procedimentos detalhados de limpeza, inspeção, reparo e armazenamento listados nos manuais de instrução dos respiradores.

OBSERVAÇÃO: Respiradores descartáveis podem simplesmente ser jogados fora.

Etapa 8: Sinais e sintomas médicos

Ensine os funcionários a reconhecer sinais e sintomas médicos que possam limitar ou impedir o uso eficiente do respirador. Essas informações estão disponíveis no Questionário de avaliação médica de respiradores da OSHA, 1910.134, Apêndice C.

Questionário de avaliação médica de respiradores da OSHA

Etapa 9: Documentação de treinamento

Depois que um funcionário examinar o protocolo de treinamento em respiradores e puder demonstrar o conhecimento obtido no treinamento, ele terá atendido à exigência da OSHA. Documente a conclusão bem-sucedida do treinamento e dos testes de ajuste para todos os funcionários que usam respiradores e mantenha esses registros no seu programa escrito de proteção respiratória.

O Folheto do programa administrativo de proteção respiratória da 3M pode facilitar a manutenção de registros (link abaixo).

O Folheto do programa administrativo de proteção respiratória da 3M (PDF, 683,64 KB)

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português