Selection

Seleção dos respiradores

webLoaded = "false"

Centro para proteção respiratória da 3M

Seleção dos respiradores para o seu local de trabalho

Escolher o respirador certo é a chave. Mesmo sendo da mais alta qualidade, seu respirador não pode eliminar os riscos para os quais ele não foi projetado. Assim que você tiver os resultados da sua avaliação de exposição, estará pronto para selecionar a proteção apropriada para os seus funcionários.

  • Você precisará selecionar o equipamento com base em se o seu ambiente de trabalho apresenta riscos de partículas (como poeiras ou fibras perigosas), riscos de gás ou vapor (como vapores de solventes ou gás cloro) ou ambos.

    Geralmente, você pode proteger-se contra riscos de partículas com um filtro e contra gases e vapores com um cartucho. Se ambos os tipos de riscos estiverem presentes, cartuchos de combinação são uma opção capaz de filtrar tanto partículas quanto gases ou vapores
  • A avaliação da exposição deve produzir níveis de exposição dos funcionários para as substâncias testadas. Os resultados são normalmente medidos em partes por milhão (ppm) ou miligramas por metro cúbico de ar (mg/m3), cuja média é comumente obtida ao longo de um turno de trabalho de oito horas.

    Compare os níveis de exposição com o limite de exposição ocupacional (OEL) ou com o limite de exposição permitido (PEL) definido pela Occupational Safety and Health Administration (OSHA) para determinar se a ação é exigida por lei. Muitas vezes, você pode usar valores definidos por outros grupos, como o American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), caso esses valores sejam menores que o OEL. Em qualquer caso, certifique-se que tanto as concentrações medidas quanto os níveis com os quais você as está comparando (como o OEL) utilizem as mesmas unidades de medida. Por exemplo, ambos podem ser expressos em ppm para uma média de tempo ponderada (TWA) de 8 horas. As medições também podem ser em forma de limites de exposição a curto prazo (STEL) de 15 minutos ou um limite de teto (C), que é o limite absoluto que nunca deve ser excedido a qualquer momento por um funcionário.

    Se os níveis de exposição dos funcionários estiverem abaixo do OEL, respiradores não serão exigidos por lei, embora você ainda possa querer oferecer respiradores para uso voluntário. Se os níveis estiverem acima do limite, procure reduzir riscos por meio de controles administrativos ou de engenharia. Se a aplicação desses controles não for viável, escolha uma proteção respiratória que ajude a diminuir as exposições até um nível aceitável para os funcionários.
  • Os únicos respiradores que a OSHA permite para o uso no local de trabalho são aqueles aprovados pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). Todos os respiradores aprovados pelo NIOSH têm um fator de proteção atribuído (FPA), que pode variar de 10 a 10.000.


    O APF é o nível de proteção respiratória esperado no local de trabalho para um respirador ou uma classe de respiradores deve fornecer aos funcionários quando o empregador implementa um programa de proteção respiratória contínuo e eficaz, conforme especificado pelo 29 CFR 1910.134. Por exemplo, um APF de 10 significa que o respirador pode proteger contra níveis de exposição que sejam até 10 vezes o PEL do risco em questão.


    Para ver qual nível de APF é necessário para o seu local de trabalho, divida seus níveis de exposição pelo limite de exposição. (Isso é chamado de "proporção de riscos".) Por exemplo:


    Nível de exposição: 500 ppm
    ÷
    OEL ou PEL: 50 ppm

    APF: 10

  • Quando souber o APF necessário, você poderá reduzir suas opções para os respiradores capazes de diminuir a exposição para níveis abaixo do OEL. A OSHA lista APFs para diferentes tipos de respiradores. Por exemplo, respiradores de meia-máscara com filtros e cartuchos têm um APF de 10.

    Além de escolher o equipamento adequado para os tipos e níveis de riscos do seu local de trabalho, você também deve considerar a compatibilidade com outros equipamentos de proteção necessários, como óculos de segurança e capacetes. Por exemplo, óculos e respiradores com meia-máscara podem competir pelo espaço na mesma área do rosto (a ponte do nariz) e, por isso, é vital encontrar equipamentos que se encaixem sem causar um vazamento ao redor das bordas do respirador ou perda de proteção para os olhos.

    Conforto e capacidade de realizar o trabalho também são considerações importantes. Se o trabalho for particularmente árduo, tente selecionar os respiradores mais leves e simples possíveis. E lembre-se que os rostos das pessoas têm formas e tamanhos variados, e talvez você precise selecionar uma variedade de modelos e tamanhos para encontrar os respiradores com o ajuste correto para todos os funcionários que precisam de um.

Vídeos sobre seleção respiratória


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Centro de recursos

Visão geral de tipos de equipamentos respiratórios

Respiradores são classificados de acordo com o tipo de risco contra o qual eles oferecem proteção, o respectivo APF e as substâncias específicas para os quais eles foram aprovados. Você também pode se deparar com outras classificações comuns para respirados, como:

Pressão negativa

Respiradores com pressão negativa dependem do usuário para puxar ar através de cartuchos ou de um filtro. Isso pode aumentar a carga para o usuário e é por isso que avaliações médicas são importantes (e exigidas).

  • Filtering Image

    Componente facial filtrante

    Respiradores descartáveis, também conhecidos como componentes faciais filtrantes, são usados para ajudar a proteger contra alguns riscos de partículas. Eles são leves e não requerem manutenção, uma vez que são descartados após o uso.

  • Reusable Image

    Reutilizáveis

    Respiradores reutilizáveis podem ser usados com filtros de partículas, cartuchos de gás e vapor ou cartuchos combinados, que talvez precisem ser substituídos em um horário ou sempre que necessário.

  • Half Face Image

    Componente facial de meia-máscara

    Respiradores com componente facial de meia-máscara cobrem a metade inferior da face, incluindo o nariz e a boca.

  • Full Face Image

    Componente facial completo

    Respiradores com componente facial completo cobrem os olhos e a maior parte do rosto e, às vezes, podem substituir a necessidade de óculos de segurança.


Pressão positiva

Respiradores com pressão positiva fazem o trabalho de empurrar o ar até a cobertura para cabeça ou o componente facial do respirador. Eles podem ser motorizados, usando uma ventoinha acionada por bateria para puxar o ar através de um filtro, ou podem ter fornecimento de ar, trazendo ar puro através de uma mangueira de uma fonte fora da área de trabalho contaminada.

  • Tight Fit

    Aplicação justa

    Respiradores com aplicação justa devem passar por testes de ajuste quando o uso é obrigatório, e os usuários devem realizar verificações de aderência toda vez que um respirador com pressão negativa e aplicação justa (com componente facial filtrante ou de meia-máscara) for usado.

  • Loose Fit

    Aplicação folgada

    Respiradores com aplicação folgada geralmente possuem um capuz ou capacete.


Aparelho de respiração autônomo (SCBA)

  • SCBA Image

    Aparelho de respiração autônomo (SCBA) é classificado como um respirador de ar com pressão positiva fornecida, mas é diferente de todos os outro equipamentos respiratórios pelo fato de o usuário carregar consigo a fonte de ar limpo em um tanque. Esse tipo é usado principalmente para condições desconhecidas ou "imediatamente perigosas à vida ou à saúde" (IDLH), como atmosferas com pouco oxigênio, quando os riscos são tão concentrados ou tóxicos a ponto de não poderem ser trazidos para níveis aceitáveis com outros tipos de proteção respiratória ou quando você não é capaz de registrar definitivamente o nível de risco no local de trabalho.


Escolher um cartucho e/ou filtro

Saiba mais sobre as "Programações de troca de cartuchos para ambientes de baixa exposição" (PDF, 286,66 KB)

Conhecer os diferentes tipos de filtros de partículas e cartuchos de gás e vapor pode ajudá-lo a escolher o respirador certo. Rótulos e categorias do NIOSH são sistemas úteis de se conhecer.

  • Filter Image

    Para filtros de partículas, o NIOSH tem 10 categorias diferentes, nove para filtros de pressão negativa e uma para filtros de purificação do ar motorizados [PAPRs]).


    As categorias de pressão negativa baseiam-se em uma combinação de dois fatores:  
     

    • Resistência a névoas oleosas. Isso é indicado por uma letra (N, R ou P). Filtros de classe N não são resistentes ao óleo. Filtros de classe R ão resistentes ao óleo, mas só podem ser usados contra névoas oleosas por até oito horas. Filtros de classe P são à prova de óleo. As limitações de tempo de uso devem ser determinadas pelo fabricante. A 3M recomenda 30 horas de uso ou 30 dias, o que ocorrer primeiro, para seus filtros de classe P.
    • Eficiência de filtração. Os filtros receberão classificados de 95, 99 ou 100. Isso significa que, quando usados corretamente, eles são capazes de filtrar pelo menos 95%, 99% ou 99,97% das partículas suspensas no ar.
      Para filtros PAPR, há uma única classificação de filtração de partículas, conhecida como HEPA ou HE. Filtros de ar para partículas de alta eficiência, ou HEPA, fornecem pelo menos 99,97% filtração para todas as partículas.
      Para cartuchos de gás e vapor, , o NIOSH possui um sistema de codificação de cores para ajudar a identificar o equipamento correto para o risco específico. Por exemplo, algumas cores comuns são:
    • Vapores orgânicos de solventes, como os de tintas e diluentes, exigem um cartucho com um rótulo preto.
    • Cartuchos aprovados para gases ácidos, que incluem gases como o cloro, o sulfeto de hidrogênio e o dióxido de enxofre, têm um rótulo branco.
    • Cartuchos com rótulo amarelo estão aprovados para vapores orgânicos e gases ácidos.
    • Cartuchos aprovados para amônia ou metilamina têm um rótulo verde.

Produtos em destaque

Ver todos os produtos
  • Ver todos os respiradores reutilizáveis

    Saiba mais sobre respiradores que atendem às necessidades de qualquer ambiente de trabalho. Respiradores reutilizáveis com componente facial de meia-máscara ou completo ajudam a proteger contra partículas e/ou gases e vapores.

  • Ver todos os respiradores descartáveis

    Saiba mais sobre a extensa família de respiradores descartáveis da 3M (N95-P100) que oferecem uma gama completa de conforto, comodidade e recursos para ajudar você a atender às suas necessidades.

  • Ver todos os respiradores motorizados

    Saiba mais sobre respiradores que proporcionam um fluxo de ar limpo confortável para o usuário, seja com um ventoinha motorizada acionada por bateria (Respiradores motorizados com purificação do – PAPR) ou com uma bomba de pressão (Respirados com ar fornecido – SAR).


Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português