Centro para proteção respiratória da 3M
Escolher o respirador certo é a chave. Mesmo sendo da mais alta qualidade, seu respirador não pode eliminar os riscos para os quais ele não foi projetado. Assim que você tiver os resultados da sua avaliação de exposição, estará pronto para selecionar a proteção apropriada para os seus funcionários.
Os únicos respiradores que a OSHA permite para o uso no local de trabalho são aqueles aprovados pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). Todos os respiradores aprovados pelo NIOSH têm um fator de proteção atribuído (FPA), que pode variar de 10 a 10.000.
O APF é o nível de proteção respiratória esperado no local de trabalho para um respirador ou uma classe de respiradores deve fornecer aos funcionários quando o empregador implementa um programa de proteção respiratória contínuo e eficaz, conforme especificado pelo 29 CFR 1910.134. Por exemplo, um APF de 10 significa que o respirador pode proteger contra níveis de exposição que sejam até 10 vezes o PEL do risco em questão.
Para ver qual nível de APF é necessário para o seu local de trabalho, divida seus níveis de exposição pelo limite de exposição. (Isso é chamado de "proporção de riscos".) Por exemplo:
Nível de exposição: 500 ppm
÷
OEL ou PEL: 50 ppm
—
APF: 10
Centro de recursos
Respiradores são classificados de acordo com o tipo de risco contra o qual eles oferecem proteção, o respectivo APF e as substâncias específicas para os quais eles foram aprovados. Você também pode se deparar com outras classificações comuns para respirados, como:
Respiradores com pressão negativa dependem do usuário para puxar ar através de cartuchos ou de um filtro. Isso pode aumentar a carga para o usuário e é por isso que avaliações médicas são importantes (e exigidas).
Respiradores descartáveis, também conhecidos como componentes faciais filtrantes, são usados para ajudar a proteger contra alguns riscos de partículas. Eles são leves e não requerem manutenção, uma vez que são descartados após o uso.
Respiradores reutilizáveis podem ser usados com filtros de partículas, cartuchos de gás e vapor ou cartuchos combinados, que talvez precisem ser substituídos em um horário ou sempre que necessário.
Respiradores com componente facial de meia-máscara cobrem a metade inferior da face, incluindo o nariz e a boca.
Respiradores com componente facial completo cobrem os olhos e a maior parte do rosto e, às vezes, podem substituir a necessidade de óculos de segurança.
Respiradores com pressão positiva fazem o trabalho de empurrar o ar até a cobertura para cabeça ou o componente facial do respirador. Eles podem ser motorizados, usando uma ventoinha acionada por bateria para puxar o ar através de um filtro, ou podem ter fornecimento de ar, trazendo ar puro através de uma mangueira de uma fonte fora da área de trabalho contaminada.
Respiradores com aplicação justa devem passar por testes de ajuste quando o uso é obrigatório, e os usuários devem realizar verificações de aderência toda vez que um respirador com pressão negativa e aplicação justa (com componente facial filtrante ou de meia-máscara) for usado.
Respiradores com aplicação folgada geralmente possuem um capuz ou capacete.
Aparelho de respiração autônomo (SCBA) é classificado como um respirador de ar com pressão positiva fornecida, mas é diferente de todos os outro equipamentos respiratórios pelo fato de o usuário carregar consigo a fonte de ar limpo em um tanque. Esse tipo é usado principalmente para condições desconhecidas ou "imediatamente perigosas à vida ou à saúde" (IDLH), como atmosferas com pouco oxigênio, quando os riscos são tão concentrados ou tóxicos a ponto de não poderem ser trazidos para níveis aceitáveis com outros tipos de proteção respiratória ou quando você não é capaz de registrar definitivamente o nível de risco no local de trabalho.
Conhecer os diferentes tipos de filtros de partículas e cartuchos de gás e vapor pode ajudá-lo a escolher o respirador certo. Rótulos e categorias do NIOSH são sistemas úteis de se conhecer.
Para filtros de partículas, o NIOSH tem 10 categorias diferentes, nove para filtros de pressão negativa e uma para filtros de purificação do ar motorizados [PAPRs]).
As categorias de pressão negativa baseiam-se em uma combinação de dois fatores:
Saiba mais sobre respiradores que atendem às necessidades de qualquer ambiente de trabalho. Respiradores reutilizáveis com componente facial de meia-máscara ou completo ajudam a proteger contra partículas e/ou gases e vapores.
Saiba mais sobre a extensa família de respiradores descartáveis da 3M (N95-P100) que oferecem uma gama completa de conforto, comodidade e recursos para ajudar você a atender às suas necessidades.
Saiba mais sobre respiradores que proporcionam um fluxo de ar limpo confortável para o usuário, seja com um ventoinha motorizada acionada por bateria (Respiradores motorizados com purificação do – PAPR) ou com uma bomba de pressão (Respirados com ar fornecido – SAR).
Temos respiradores que podem ajudar a proteger contra produtos químicos e riscos de partículas, incluindo névoas oleosas. Também podemos ajudá-lo com seu processo de seleção:
O Guia de seleção de respirador da 3M fornece os critérios de seleção de respirador para riscos de partículas e uma ampla variedade de compostos químicos.
Nosso software 3M™ Select and Service Life gratuito pode facilitar e agilizar a seleção dos respiradores apropriados. Basta inserir os contaminantes e as respectivas concentrações, e o software analisa os dados e gera um perfil de registro das suas escolhas. Esse software também pode ajudá-lo a estimar a vida útil de serviço dos Cartuchos de respirador da 3M™, o que ajuda na manutenção de uma programação de troca exigida pela OSHA para cartuchos de gás e vapor.
Para obter mais informações sobre a seleção de respiradores, acesse nosso site ou ligue para a Assistência técnica da 3M, em 1-800-243-4630.