Medic Hero

Avaliação médica

Centro para proteção respiratória da 3M

Avaliações médicas para uso do respirador

Usar um respirador pode adicionar uma carga extra ao corpo. Pessoas com condições médicas subjacentes podem colocar-se em risco se trabalharem usando um. Portanto, a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) requer uma avaliação médica antes que qualquer funcionário possa até mesmo realizar o teste de ajuste, quem dirá usar um respirador.

Se respiradores não forem necessários no seu local de trabalho, mas os funcionários os utilizarem voluntariamente, a OSHA afirma que você ainda precisa realizar uma avaliação médica. A única exceção é se o único tipo de respirador voluntariamente usado for um respirador com componente facial filtrante, embora a 3M ainda recomende avaliações nessas circunstâncias.


O que está envolvido

A avaliação médica é um questionário localizado no Apêndice C da norma de proteção respiratória da OSHA que o funcionário deve preencher. Um médico ou profissional de saúde licenciado (PLHCP) deve analisar esse questionário para avaliar se:

  • Um exame de acompanhamento com um médico é necessário para esse funcionário.
  • O funcionário está liberado para usar o respirador sem restrições.
  • O funcionário está liberado com restrições. Isso pode significar que ele não pode usar um respirador de pressão negativa no trabalho, mas pode considerar um respirador de pressão positiva em vez disso.
  • O funcionário não está liberado para qualquer uso de respirador.

Para completar a avaliação, o PLHCP deve conhecer o tipo de respirador que você planeja usar, a natureza do trabalho e as condições em que ele será realizado. Os regulamentos da OSHA exigem que você forneça o tempo durante o horário normal de trabalho para os funcionários preencherem o questionário, sem nenhum custo para eles.


A opção virtual

Avaliações médicas online são uma maneira conveniente de atender a esse requisito, pois os funcionários podem preenchê-las sem precisarem se deslocar para consultar um médico (a menos que um acompanhamento seja necessário). A 3M oferece uma avaliação médica online que atende aos critérios da OSHA. Ela pode ser preenchida no trabalho e é normalmente processada em questão de horas, proporcionando uma rápida notificação dos resultados e cartas de liberação de um PLHCP via fax ou e-mail.

AVALIAÇÃO MÉDICA ONLINE DA 3M


Outros requisitos

Algumas substâncias perigosas têm requisitos adicionais além da avaliação médica padrão. Por exemplo, funcionários que usam respiradores para exposição ao amianto devem preencher um questionário separado, além de realizarem um teste de função pulmonar (PFT) e radiografias periódicas do tórax. Outras substâncias também podem desencadear a necessidade de PFTs e/ou radiografias de tórax, ou até mesmo exames diretos anuais.


Fatos rápidos sobre avaliações médicas para uso do respirador

Avaliações médicas são uma parte vital de um programa de proteção respiratória e são exigidas pela Occupational Safety and Health Administration (OSHA) dos EUA. Veja a seguir alguns fatos que você deve saber sobre essa parte do seu programa de proteção respiratória.


Perguntas frequentes

Como a avaliação inicial depende de os seus funcionários fornecerem informações completas e honestas, é crucial que eles compreendam por que a avaliação é necessária e a encarem com seriedade. Veja a seguir algumas perguntas que eles podem ter, juntamente com informações para ajudar você a respondê-las.

  • P: O que é uma avaliação médica?

    R: A avaliação padrão é um questionário. Consulte o questionário da OSHA (link abaixo). Uma visita física a um médico não é necessária, a menos que um PLHCP a exija com base nas respostas a certas perguntas. Visitas de acompanhamento podem incluir exames médicos, consultas ou procedimentos diagnósticos.

    Questionário médico padrão da OSHA

  • R: Não. O empregador deve cobrir os custos da avaliação médica inicial, além dos custos de qualquer visita de acompanhamento necessária.

  • R: Antes que os funcionários possam realizar testes de ajuste para um respirador e usá-lo no trabalho, eles precisam obter liberação médica, indicando que são capazes de usar proteção respiratória.

  • R: O PLHCP que revisa o questionário e/ou realiza o exame de acompanhamento fornecerá ao funcionário e ao empregador uma carta de liberação médica declarando:

    • Se o funcionário está liberado para usar o respirador.
    • Em caso afirmativo, se há restrições.
    • Se um exame de acompanhamento é necessário.

    A carta não conterá informações médicas confidenciais sobre o funcionário.

  • R: O uso voluntário ainda requer avaliação médica. A única exceção que a OSHA faz é para o uso voluntário de respiradores com componente facial filtrante. Se este é o único tipo de respirador que o seu funcionário utiliza, e se o uso for voluntário, você não precisará realizar uma avaliação médica (embora a 3M ainda a recomende).
  • R: Usar um respirador pode adicionar uma carga extra ao corpo. Funcionários com certas condições médicas que afetam o coração ou os pulmões correm o risco de ferimentos ou morte se usarem um respirador no trabalho. O questionário de avaliação médica ajuda a identificar funcionários em situação de risco que talvez precisem de uma visita a um médico para determinar sua capacidade de usar um respirador com segurança durante o trabalho. O questionário também ajuda a identificar outras condições que podem afetar a capacidade dos funcionários de usar um respirador, como claustrofobia e enxaquecas.

  • R: Para avaliar a capacidade do funcionário de usar um respirador, o PLHCP precisa que você forneça informações sobre como você pretende usar respiradores no local de trabalho, incluindo:

    • O tipo e o peso do respirador.
    • Por quanto tempo e quantas vezes o funcionário provavelmente usará o respirador.
    • As exigências físicas do trabalho e a quantidade de esforço envolvido.
    • Que outras roupas ou equipamentos de proteção também serão usados durante o uso de respirador.
    • Extremos de temperatura e umidade no trabalho.
    • Uma cópia da Norma de proteção respiratória da OSHA e seu programa respiratório escrito.
  • R: Não. O empregador não pode rever as respostas e deve aconselhar o funcionário no que diz respeito a onde enviar o questionário, além de fornecer o nome do PLHCP que o revisará em caso de dúvidas do funcionário.

  • R: Algumas normas da OSHA específicas para substâncias requerem testes de diagnóstico para monitorar a função pulmonar. Por exemplo, os funcionários que usam respiradores para exposição ao amianto devem preencher um questionário médico diferente para que se possa ter uma compreensão mais profunda da saúde respiratória. Eles também devem completar um PFT anual, além de radiografias de tórax periódicas, para monitorar possíveis doenças pulmonares relacionada ao amianto. PFTs e radiografias de tórax não fazem parte da avaliação médica padrão para a maioria dos funcionários.

    Questionário médico da OSHA para funcionários com amianto

  • R: Se um funcionário optar por usar seu próprio médico em vez do PLHCP designado pela sua empresa, ele será responsável pelos custos da avaliação e quaisquer exames médicos associados.


Veja a próxima etapa na sua jornada para otimizar seu programa de proteção respiratória.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português