• Como reduzir custos no processo de paletização

    Quando precisa reduzir custos na unitização, grande parte da indústria acaba concentrando seus esforços apenas na diminuição da espessura do filme stretch e na troca de fornecedores por opções mais baratas. Mas isso ocorre basicamente por falta de conhecimento de outras alternativas - alternativas que, além de reduzir custos, ainda aumentam a eficiência e aprimoram a sustentabilidade dos processos. Você conhecerá algumas dessas novidades a partir de agora.

    Como você provavelmente já sabe, a unitização consiste em transformar as caixas de despacho num volume único e uniforme, permitindo um melhor aproveitamento dos espaços de distribuição e armazenamento e facilitando processos logísticos como um todo. O método mais comum é posicionar as cargas unitizadas sobre paletes (a chamada paletização), para possibilitar seu deslocamento usando empilhadeiras.

    Os principais benefícios da unitização incluem:

    • Padronização no envio (facilidade para quem embala, transporta e recebe)
    • Agilidade de carga e descarga (economia de tempo)
    • Segurança da carga no armazém (coíbe furtos e violações)
    • Segurança da carga no transporte (firmeza e estabilidade)
    • Redução dos custos de transporte (otimização do espaço e do tempo)
    • Menos gastos com deslocamentos e controle das áreas de estocagem
    • Maior facilidade no controle de entradas e saídas
    • Agilidade no manuseio e estocagem de cargas
    • Melhor aproveitamento do espaço de armazenagem e de transporte
    • Menor número de movimentações e manobras para trânsito da carga
    • Redução de desperdícios e perdas decorrentes do transporte
    • Redução de roubos e extravios com volumes unitários maiores
    • Com melhor aproveitamento do espaço em caminhões, redução significativa das emissões de CO2

    É claro que um bom sistema de unitização não se resume a simplesmente reunir caixas num pacote único. Para obter uma melhora real na produtividade, é essencial estudar as diferentes soluções disponíveis e escolher aquela que melhor se adeque ao seu produto ou processo. Além disso, é preciso investir em treinamentos e maquinários compatíveis com as cargas a serem manuseadas e bons sistemas de identificação e rastreabilidade – tudo integrado por um bom software de gestão e controle, resultando numa linha de empacotamento completa e eficiente. Como fazer identificação e rastreabilidade Maior produtividade na linha de empacotamento

    Conheça agora as principais soluções de unitização de cargas e as novidades que prometem ampliar sua produtividade e reduzir custos em sua linha de empacotamento.

    Filme Stretch

    Uma das alternativas mais comuns, o stretch é um filme esticável para unitização de embalagens de despacho que pode ser aplicado de forma manual ou automática (com equipamentos específicos). É um produto de baixo custo, fácil de aplicar e que proporciona proteção contra poeira e garante boa estabilidade ao palete. Mas muito cuidado com o desperdício de insumos; quando mal utilizada, essa opção se torna facilmente mais onerosa pelo uso excessivo de material. Além disso, o alto gasto com plásticos e a quantidade de resíduos para descarte faz dessa solução a menos adequada do ponto de vista ambiental.

    Adesivos PVA

    O PVA é uma ótima opção para redução de custos. Trata-se de um adesivo à base de água para paletização, fechamento e montagem de caixas de papelão, resistente a baixas temperaturas, água e umidade, inteiramente desenvolvido pela 3M. O produto possui baixa viscosidade e é ideal para caixas de papelão e aplicação em materiais porosos, como papel, tecido e madeira. Aproximadamente 1 grama do adesivo é suficiente para grudar uma caixa na outra e, mesmo presas com firmeza para transporte ou armazenamento, as caixas podem ser destacadas do palete com facilidade. Os adesivos PVA possibilitam aplicação automática, por pincel, rolo, disco ou espátula, e reduzem drasticamente a quantidade de materiais usados na unitização.

    O equipamento automático de aplicação (Kit PVA), oferecido em regime de comodato pela 3M, pode ser acoplado a qualquer lugar de sua linha de produção, mantendo o mesmo nível de eficiência e inserindo a dosagem indicada para cada aplicação.

    Veja o principais benefícios:

    • Produtividade (agilidade no processo produtivo)
    • Praticidade e baixo custo
    • Economia de insumos e pessoal (menos desperdício)
    • Apelo ambiental (redução de emissão de plástico no meio ambiente)
    • Não exige mão de obra para aplicação
    • A retirada de caixas do palete mantém o restante unitizado, diferente do filme stretch

    Invista em automação da linha de produção sem estourar seu orçamento

    Resumindo: unitizar paletes usando o adesivo PVA é uma forma de reduzir significativamente (em alguns casos até mesmo eliminar) o uso do filme stretch na paletização, gerando uma grande economia de matéria prima e deixando o processo mais sustentável devido ao menor uso de plásticos. Além disso, ele pode ser aplicado sem mão de obra e as caixas podem ser retiradas do palete sem perder a unitização geral. Com essa solução, todos só têm a ganhar.


    Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.


    Falar com um especialista da 3M