• 7 soluções para identificação e rastreabilidade de embalagens

    O setor industrial, seja por demanda do mercado ou regulamentação, tem apostado cada vez mais em soluções de identificação e rastreabilidade. Para mercadorias, embalagens ou matérias-primas que compõem a fabricação, a possibilidade de fácil localização só traz benefícios à cadeia de produção.

    Esses métodos e soluções para identificar e rastrear são muito utilizados principalmente na indústria farmacêutica, para manter padrões de controle e qualidade, sendo essenciais para que as empresas de diversos segmentos consigam acompanhar as operações e identifiquem mais rapidamente qualquer variável que possa afetar diretamente os resultados - como um retrabalho, envio errado de produtos ou estoque virtual. Além disso, tais medidas facilitam também eventuais necessidades de recall, o controle de estoque e o apontamento no centro de distribuição,

    A legislação brasileira está cada vez mais rigorosa com as práticas relacionadas a identificação e rastreabilidade.

    Além disso, a legislação brasileira que regulamenta os diversos setores industriais está cada vez mais rigorosa com as práticas relacionadas a identificação e rastreabilidade de produtos primários e secundários. O objetivo é oferecer maior segurança às empresas e aos consumidores.

    A tecnologia por trás da identificação e rastreabilidade

    O rastreamento é feito através de um sistema integrado de softwares, e os códigos aplicados na embalagem informam, por exemplo, qual é o item rastreado, sua origem, seu destino e outras informações mais detalhadas e precisas sobre o objeto. A integração desses sistemas, códigos e softwares permite uma comunicação eficiente que garante a rastreabilidade global do produto.

    Confira quais são os principais métodos para identificação e rastreabilidade de embalagens disponíveis atualmente:

    Etiquetas

    As etiquetas com soluções de rastreabilidade são impressas quase sempre por termotransferência. Dependendo do tipo de solução adquirida, a própria empresa pode imprimi-la na hora de embalar com uma impressora de etiquetas própria no despacho, utilizando um programa que atribui os códigos únicos cadastrados no sistema integrado de rastreabilidade. Pode conter um código 2D ou um código de barras, além das informações completas do produtor ou fabricante e dados como embalagem, validade, peso e recomendações.

    Já as etiquetas especiais para paletes ou caixas geralmente são maiores e não possuem os códigos em 2D. Cada etiqueta dessas também tem um código único, pelo qual é possível descobrir todos os produtos e respectivos códigos dentro desse palete ou caixa.

    Códigos de Barra e QR Code

    Com o QR Code e o código de barra é possível acessar informações relacionadas ao produto daquela embalagem, sem a necessidade de digitar informações adicionais. A leitura pode ser realizada por coletores de dados ou mesmo smartphones.

    Inkjet de Alta Resolução

    Com a impressão Inkjet, informações variáveis – como nome do produto, data de fabricação, horário, prazo de validade, lote de fabricação, entre outras – são impressas aplicando-se códigos de jato de tinta de alta resolução em caixas de papelão, eliminando a necessidade de caixas pré-impressas personalizadas por produto e etiquetas, e ajudando a reduzir estoques e resíduos de embalagens de despacho.

    RFID

    A identificação por radiofrequência, ou RFID, é um método de identificação automática por meio de sinais de rádio, que recuperam e armazenam dados remotamente através de dispositivos. Com essa tecnologia, é possível rastrear ativos, inventário, produção e logística, com um controle muito mais assertivo.

    Softwares integrados

    Hoje é possível integrar as soluções que atendem às necessidades de identificação e rastreabilidade em um sistema simples, de fácil configuração, capaz de transmitir as informações em tempo real e sem os custos adicionais de sistemas empresariais totalmente integrados ao ERP da empresa.

    Rastreamento externo

    Uma vez que o produto tenha saído da empresa, é possível rastreá-lo utilizando uma frota própria monitorada em tempo real com aplicativos e dispositivos que transmitem informações que identificam, por exemplo, a posição atual do veículo de entrega. Quando a rastreabilidade é aplicada tanto dentro quanto fora da empresa, o controle se torna muito mais eficiente e seguro.

    Soluções Completas

    Para aqueles que precisam ir além da simples identificação e buscam um processo inteligente de rastreamento da embalagem de despacho, já é possível contar com soluções completas para aumentar a produtividade, segurança e eficiência da linha de produção. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre essas soluções.

    webLoaded = "false" Loadclientside=

    Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.

    Falar com um especialista da 3M