Num mercado globalizado, onde a nova revolução industrial cria demandas cada vez maiores, investir na automação do final da linha de produção traz inúmeras vantagens competitivas. A Indústria 4.0 exige que as empresas trilhem um caminho de inovação tecnológica. O desafio é encontrar a opção que melhor atende às necessidades de cada setor, sem custos ocultos e sem estourar o orçamento.
42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais para a competitividade da indústria*
O mercado oferece muitas ferramentas que garantem estabilidade nos processos, aumento de performance, segurança e redução de custos. Mas todo cuidado é pouco na hora de escolher produtos, serviços e tecnologias - quando surge um problema, o barato pode sair caro. E qualquer interrupção no ritmo da cadeia de produção e logística significa prejuízo.
Soluções inteligentes
Tecnologia e engenharia de ponta estão disponíveis para todas as fases da linha de empacotamento. São produtos e serviços que atendem às necessidades de empresas e indústrias em processos de fechamento de caixas, identificação e rastreabilidade, e paletização. Existe um arsenal de soluções inteligentes que agregam valor e diferenciam os produtos, auxiliam na manutenção de prazos, na gestão de informações e até mesmo no equilíbrio financeiro.
Personalização e Comodato
Para quem tem um orçamento apertado e não quer abrir mão da qualidade na linha de empacotamento, a 3M oferece dispositivos e ferramentas personalizadas. Uma equipe de engenharia especializada avalia, projeta e executa um modelo customizado que se encaixa às reais necessidades de cada negócio, garantindo eficiência e produtividade a baixo custo.
É viabilizada a solução completa: reposição de insumos e peças, equipamentos e softwares de alta qualidade, serviços de consultoria técnica, manutenção preventiva e corretiva, além de treinamento in loco para operadores.
A indústria se preocupa em pagar somente o insumo consumido; a 3M fornece manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças, treinamento e consultoria técnica.
Isso ocorre por meio do modelo de negócios chamado comodato. Nesse formato, a indústria se preocupa em pagar somente o insumo consumido; em contrapartida, a 3M fornece manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças, treinamento e consultoria técnica. Desse modo é possível terceirizar o fornecimento e manutenção da linha de empacotamento, que é uma área fora do core business da empresa. É a garantia de um negócio eficiente, com custo fixo de produção e maior produtividade, tudo isso com baixo investimento.
Projetos personalizados para cada tipo de indústria asseguram economia, segurança e comodidade.
Tendência mundial
Relacionar e articular tecnologias físicas e virtuais a redes e plataformas digitais na manufatura avançada é a tendência mundial. No entanto, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que o conhecimento da indústria brasileira sobre tecnologias digitais e a sua incorporação à produção, pré-condições para o avanço da Indústria 4.0, ainda é pouco difundido.
O levantamento apontou que 42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais para a competitividade da indústria, e mais da metade delas (52%) não utiliza nenhuma tecnologia digital de uma lista com dez opções (entre elas: automação digital com sensores com identificação de produtos e condições operacionais, linhas flexíveis e coleta, processamento e análise de grandes quantidades de dados - big data).
A automação é o primeiro passo para a indústria entrar nesse novo patamar tecnológico e atingir todo o potencial que a Indústria 4.0 tem a oferecer. Em países onde esse processo está mais avançado, já é evidente o aumento da produtividade e a redução de custos de manutenção de equipamentos e do consumo de energia, além do aumento da eficiência do trabalho.
No Brasil, as empresas que adotaram as novas tecnologias já percebem os ganhos. Três exemplos foram destaque numa edição especial do jornal Valor Econômico sobre inovação, de 2016:
- A Volkswagen do Brasil reduziu em 30% do tempo de planejamento, otimizou o fluxo produtivo em 80% e o fluxo logístico em 70%, reduziu os insumos em 30%, reduziu os custos gerais de produção em 20%, calculando uma economia de R$93 milhões em menos de 3 anos.
- A Trumpf do Brasil reduziu a ociosidade das máquinas em 10%, aumentou o rendimento geral em 20%, o tempo de entrega ficou 5 vezes menor e as reclamações de clientes caíram 30%.
- A Scania do Brasil reduziu os desvios de produção em 22% e eliminou 675 mil documentos por ano.**
Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.
Falar com um especialista da 3M
*Fonte: Confederação Nacional da Indústria
**Fonte: Valor Econômico