Para um engenheiro de trânsito, a segurança dos motoristas nas estradas é uma prioridade. Os motoristas precisam de orientação confiável para se manterem seguros nas rodovias, de dia ou de noite e em todas condições climáticas, especialmente motoristas mais velhos e veículos com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS).
O desenvolvimento de especificações para materiais de sinalização viária é um componente crítico da segurança. Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao estabelecer as especificações para as suas estradas.
Especificar os níveis de retrorrefletividade e o desempenho das marcações rodoviárias é essencial para garantir o seu desempenho à noite e em pontos negros.
Em geral, os motoristas vêem claramente as marcas nas estradas quando dirigem em condições normais de luminosidade durante o dia. Entretanto, à medida que anoitece, os motoristas dependem mais da retrorrefletividade das marcações de pavimento para poder ver e perceber as faixas à distância.1
Ao considerar o uso de marcações de pavimento em pontos negros ou onde pessoas mais velhas e deficientes visuais dirigem, aumentar o brilho em uma especificação de marcação de pavimento produz uma orientação mais confiável e consistente na pista, o que ajuda a reduzir acidentes.2,3 Marcações horizontais brilhantes fornecem mais tempo de visualização e, assim, os motoristas que dirigem em alta velocidade podem reagir a tempo.4
Os motoristas podem perder de vista as marcações rodoviárias à noite e em condições chuvosas, criando uma situação perigosa.1
Estudos recentes demonstraram que as marcações retrorrefletivas para pavimento úmido ou molhado são uma medida eficaz para reduzir 32% dos acidentes em noites úmidas ou chuvosas e 49% dos acidentes fatais sob as mesmas condições.5,6 Por este motivo, é importante considerar o desempenho retrorrefletivo em condições climáticas adversas ao estabelecer uma especificação de marcação para o seu projeto. Os dois métodos da American Society for Testing and Materials (ASTM) para testar esses níveis de desempenho são:
- E2832-12 para umedecimento contínuo, que envolve um aparelho que molha continuamente a área de medição durante o teste.
- E2177-19 para recuperação úmida, que é medida 45 segundos após a área de medição ter sido molhada.7
Diminua reparos ou substituições dispendiosas mais cedo do que o esperado verificando a durabilidade das suas marcações de pavimento. Leve em conta o desgaste causado pelos padrões de tráfego e as condições meteorológicas encontradas ao especificar as marcas nas estradas.
A areia desgasta as esferas de vidro, o que pode criar uma superfície difusa, resultando em um sistema óptico ineficiente. Escolha uma marcação de pavimento com esferas de cerâmica microcristalina que sejam mais resistentes e duráveis do que as esferas de vidro.
As marcações rodoviárias podem ser uma contramedida de segurança eficaz. Por sua vez, a atualização de uma contramedida de segurança, como as marcações rodoviárias de alto desempenho, pode aumentar a segurança dos motoristas.
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1 O que acontece com as marcações rodoviárias à noite quando chove?
2 Carlson et al. (January 2015). Nighttime Safety and Pavement Marking Retroreflectivity on Two-Lane Highways: Revisited with North Carolina Data. Crash Modification Factors Clearinghouse. http://cmfclearinghouse.org/study_detail.cfm?stid=409. (Consultado em 16 de setembro de 2021).
3 FHWA. (December 2005). Enhanced Night Visibility Series, Volume VIII: Phase II—Study 6: Detection of Pavement Markings During Nighttime Driving in Clear Weather. https://www.fhwa.dot.gov/publications/research/safety/humanfac/04139/index.cfm. (Consultado em 16 de setembro de 2021).
4 MN Department of Transportation. (March 2020), Pavement Markings—Wet Retroreflectivity Standards. Adam Pike, Principal Investigator, Texas A&M Transportation Institute. http://www.dot.state.mn.us/research/reports/2020/202009.pdf (PDF, 5.03 MB). (PDF em inglês, 5.03 MB) (Consultado em 16 de setembro de 2021).
5 FHWA. (December 2015). Safety Evaluation of Wet-Reflective Pavement Markings. https://www.fhwa.dot.gov/publications/research/safety/15083/index.cfm. (Consultado em 16 de setembro de 2021).
6 Park et al. (January 2019). Safety Effects of Wet-Weather Pavement Markings. Crash Modification Factors Clearinghouse.
http://cmfclearinghouse.org/study_detail.cfm?stid=567. (Consultado em 16 de setembro de 2021).
7 As suas marcações de pavimento passam no teste? Compreenda os métodos de teste para determinar a retrorrefletividade das suas marcações (PDF em inglês, 350.85 KB).