Iniciativas de segurança e financiamento

Níveis mínimos de retrorrefletividade

As normas da FHWA (Administração Federal de Rodovias nos EUA) sobre os níveis mínimos de retrorrefletividade, originalmente estabelecidas em janeiro de 2008, foram revistas em junho de 2012. A seguir um resumo das mudanças:

    • O prazo para implementar e usar um método de avaliação ou gerenciamento projetado para manter a retrorreflectividade regulamentar das placas de advertência igual ou acima dos níveis mínimos estabelecidos foi até 13 de junho de 2014.
    • O prazo para a substituição das placas identificadas que não atingiram os níveis mínimos de retrorreflectividade foi cancelado. No entanto, o cancelamento do prazo não elimina a exigência regulamentar de cumprir a norma MUTCD (Manual para dispositivos uniformes de controle de trânsito para os EUA). Mesmo sem data específica, as agências ainda precisam substituir as placas identificadas que não atingem os níveis mínimos estabelecidos de retrorreflectividade. De acordo com a FHWA:
      • As placas identificadas por meio de um método da agência como abaixo dos níveis mínimos de retrorreflectividade estabelecidos excederam sua vida útil e precisam ser substituídas pois não cumprem a função necessária de serem adequadamente visíveis à noite. Semelhante a outras placas que não são mais utilizáveis, espera-se que as agências priorizem a substituição com base em considerações de engenharia, tais como importância relativa da placa para a segurança do usuário da estrada, volume e velocidade do trânsito noturno, otimização do uso de recursos, entre outras. Placas que não sejam mais utilizáveis podem demandar maior prioridade para a substituição em relação a outras placas não conformes que são substituídas por atualizações sistemáticas ou por programas de manutenção de rotina.
    • Embora ainda existam níveis mínimos de desempenho para placas de orientação e de identificação, esses tipos de placas estão excluídos da data de implementação do método de avaliação/gestão. A regra final estabelece que "os tipos de placas que não sejam regulamentares ou de advertência devem ser incluídos no método de gestão ou de avaliação de uma agência, conforme os recursos permitirem".
    • A regra final acrescenta uma nova opção que isenta placas de identificação existentes de ruas históricas em distrito histórico localmente identificado das normas sobre cor, tamanho de letra e outros recursos de design, incluindo retrorrefletividade.

Resumo dos métodos de avaliação/gerenciamento

Summary of Assessment/Management Methods
  • Conforme a MAP-21, projetos com "níveis mínimos de retrorrefletividade" foram incluídos na lista de melhorias de segurança e podem ter financiamento federal de até 100%. Esses tipos de projeto não precisam ser priorizados no Plano Estratégico de Segurança Rodoviária do estado para receber financiamento do HSIP (Programa de Melhoria da Segurança Rodoviária nos EUA).

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