1. Brasil
  2. Proteção para Cabeça e Rosto
  3. Proteção para Cabeça e Aplicações
Proteção para Cabeça e Rosto

Aplicações e Perigos da Proteção da Cabeça e Face

Em quase todas as indústrias, há uma variedade de perigos diferentes no local de trabalho que podem exigir o uso de proteção da cabeça e face. Embora seja sempre melhor projetar primeiro os perigos, conhecer os regulamentos para seu local de trabalho e monitorar regularmente novos perigos potenciais é fundamental para a segurança de você e de sua tripulação.

Ajudando a proteger sua indústria por décadas

  • icon of brick and trowel
    Construção

    Incidentes com objetos em queda ocorrem na indústria da construção, muitas vezes devido à queda de pequenas ferramentas e materiais. Capacetes que são confortáveis o suficiente para serem usados ao longo do dia são uma opção para ajudar a resolver isso.

  • icon of wind tower
    Utilitários

    Trabalhar com equipamentos em altura ou quase energizados são riscos comuns para as indústrias de energia eólica, distribuição de energia elétrica e telecomunicações. Capacetes de escalada e capacetes de aba total são opções comuns de EPI para proteção da cabeça.

  • icon of oil pump jack
    Petróleo e gás

    Desde espaços confinados e incidentes de impacto, até perigos de respingos de solda e muito mais, esta indústria pode exigir uma variedade de diferentes tipos de soluções de proteção de cabeça e face com base na aplicação.

  • icon of minecart
    Mineração

    Objetos suspensos baixos e objetos em queda são riscos típicos da indústria de mineração. Dependendo da presença de água no canteiro de obras, os capacetes ventilados ou sem ventilação são uma opção comum de EPI para proteção da cabeça.


Perigos

Segundo a OSHA, os capacetes de proteção de segurança devem resistir à penetração, absorver o choque de um golpe e proteger contra choques elétricos. Alguns dos perigos mais comuns no local de trabalho que a proteção da cabeça pode ajudar a resolver são:

  • Objetos Derrubados e Perigos de Áreas Superiores

    Traumatismo craniano devido à queda de objetos como pequenas ferramentas ou materiais podem causar lesões a longo prazo ou até mesmo a morte, por isso é importante usar sempre a proteção da cabeça enquanto se trabalha abaixo de outros trabalhadores que estão usando pequenas ferramentas ou materiais que podem cair. Dependendo do peso do objeto que cai, o capacete pode ajudar a evitar ferimentos significativos. Da mesma forma, o traumatismo craniano também pode ocorrer devido à queda de objetos baixos, por isso é importante usar a proteção da cabeça ao redor destes também.

  • Objetos voadores

    Os objetos voadores representam um risco para mais do que apenas o topo de sua cabeça. Em muitos casos, a proteção dos olhos pode não ser suficiente, pois detritos, metal fundido, produtos químicos líquidos, ácidos ou mesmo riscos biológicos em campos médicos podem afetar a segurança da sua face e sua saúde. Pintores, metalúrgicos, profissionais da saúde e outros que trabalham em torno desses tipos de perigos devem considerar um protetor facial que cubra toda a face, além de seus outros EPIs.

  • Calor

    As cargas de calor radiante são mais comumente encontradas na metalurgia, fabricação de vidro e indústrias similares, e estas podem ser perigosas tanto para o usuário quanto para o próprio EPI de proteção da cabeça, se não for classificado para a aplicação. Nesses casos, pode ser necessário um capacete com temperatura elevada para manter a integridade da proteção da cabeça.


Encontrar e usar os produtos certos para proteção da cabeça e rosto