Program Evaluation

Avaliação de Programa de Conservação Auditiva

Certifique-se de que seu Programa de Conservação Auditiva esteja funcionando com avaliações regulares dos programas. Isso identificará tendências, ampliará áreas problemáticas e levará a melhorias.

O Programa de Conservação Auditiva é eficaz?

  • 3M Hearing Conservation Program

    O objetivo final de um Programa de Conservação Auditiva é evitar que as pessoas desenvolvam uma perda auditiva causada pelo trabalho na presença de ruídos nocivos. Quando todas as tarefas do Programa de Conservação de Audição foram concluídas e todos os regulamentos foram verificados e seguidos, é importante avaliar a eficácia do programa de prevenção de riscos ambientais no geral. O programa está realmente prevenindo a perda auditiva causada por ruídos? Há alguma lacuna? Como o programa pode ser melhorado? O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é eficiente e econômico?

    Existem várias maneiras de medir a eficácia do programa. Uma é avaliar especificamente as mudanças resultantes do programa, como a tendência do número de casos de perda auditiva ao longo do tempo. Outras medidas de resultados podem ser quantificadas, como a redução efetiva de origens de ruído ou exposições. Outra abordagem é analisar o custo da aplicação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, comparando o custo de implantação do controle de ruído para reduzir os riscos dos ruídos e o de protetores auditivos. Também pode ser interessante auditar o programa quanto à conformidade e/ou rever as políticas e práticas da empresa para garantir o alinhamento entre o que está no papel e o que realmente acontece na prática. Foi desenvolvida uma lista de verificação recente do Programa de Conservação de Audição para avaliar a eficácia (Neitzel et al, 2017)

    É recomendável realizar avaliações rotineiras questionando a eficácia do programa. As empresas optam por avaliar os aspectos do programa em diferentes períodos para distribuir a carga de trabalho ao longo do ano ou realizar uma auditoria ao mesmo tempo, todos os anos. É possível fazer a avaliação do programa usando recursos internos, contratando o serviço de especialistas externos ou por meio de uma combinação de ambos. Por fim, uma vez identificados os principais achados, o próximo passo é incorporar as recomendações ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.


Principais fatores
    • Os programas efetivos impedem que os trabalhadores expostos a ruídos tenham mudanças de limiar auditivo
    • A análise dos registros, políticas e práticas do programa ajuda os empregadores a avaliar a qualidade de seus esforços.
    • A avaliação regular do programa pode identificar tendências, detectar lacunas e estimular o aprimoramento.
    • A avaliação pode incluir uma análise de custos e retorno sobre o investimento
    • Análise de banco de dados audiométrico
    • Auditoria
    • Lista de verificação
    • Fórmula de deficiência para perda auditiva
    • Medidas de resultado
    • Retorno sobre o investimento (ROI)
    • Procedimento operacional padrão
    • Mudança de limiar padrão
    • Indicador-chave de desempenho

Primeiros passos da avaliação do programa de Conservação Auditiva

  • Uma característica dos Programas de Conservação Auditiva bem-sucedidos é que existe uma equipe com uma pessoa designada como líder do programa. Uma ferramenta rápida para ajudar a identificar a equipe é preencher o formulário "Quem é o responsável?". Fazer esse exercício pode revelar duplicações, lacunas ou incertezas sobre quem está a cargo da tarefa e dar orientação para as próximas etapas. O líder da equipe pode reuni-la para reuniões frequentes para estabelecer metas, discutir problemas e avaliar o programa todo. A avaliação do programa pode ser feita pela equipe de Programa de Conservação Auditiva, no entanto, em alguns casos, você pode optar por contratar um provedor de serviços independente para realizar este serviço.

  • Existem várias abordagens para avaliar o programa. É possível usar listas de verificação simples para determinar se as políticas e procedimentos da empresa estão em conformidade com os regulamentos. Você pode encontrar uma lista de verificação de conformidade de avaliação do programas, clicando aqui.

    Outra abordagem é identificar medidas específicas de resultado relacionadas ao desempenho do programa. Se a equipe de Programa de Conservação Auditiva tiver determinado metas, as medidas de resultado podem ser usadas para rastrear o progresso para atingir o objetivo. Exemplos de medidas de resultado incluem:
     

    • Redução de ruído realizada através por meio de controles de engenharia
    • Número de funcionários inscritos no Programa de Conservação Auditiva
    • Conclusão dos ensaios de colocação de proteção auditiva
    • Tendência das ocorrências de Mudança de Limiar Auditivo
    • Índices de deficiência auditiva
  • A avaliação do programa pode ser um processo contínuo em termos de garantir que as tarefas sejam concluídas conforme planejado e os requisitos regulamentares sejam atendidos. No entanto, é possível agendar avaliações especiais periodicamente para entender os detalhes a fundo. Alguns programas realizam auditorias internas anuais como forma de preparação para uma possível inspeção externa, não programada.

  • As recomendações de melhoria podem ser simples, como a identificação da localização da proteção auditiva no espaço de trabalho, ou mais complicadas, como o desenvolvimento de um plano para aumentar o índice de conclusão de novos exames audiométricos para trabalhadores que sofreram uma Mudança de Limiar Auditivo. As mudanças no programa podem ser complexas, como planejar estrategicamente a implantação de projetos de controle de engenharia para reduzir a exposição a ruídos acima da média ponderada de tempo de 95 dBA, por exemplo.

  • Conduzir um programa eficaz de conservação auditiva custa dinheiro, bem como tempo e energia. É interessante calcular os custos reais de execução do programa e compará-los com os custos de redução de ruídos nocivos. Uma análise de custo-eficácia pode revelar se os recursos estão sendo alocados adequadamente ou se as mudanças podem aumentar a eficácia do programa. Existem algumas ferramentas para orientar estudos de custo-benefício, como as citadas neste blog da NIOSH.


O que é recomendado?
  • É recomendado que os empregadores implantem um programa eficaz de conservação auditiva" ou simplesmente, um "Programa de Conservação Auditiva que impeça que o ruído no local de trabalho ocasione uma Mudança de Limiar Auditivo de qualquer funcionário". Espera-se que os empregadores se empenhem em avaliar se o Programa de Conservação Auditiva é efetivo, no entanto, não há requisitos adicionais especificando como realizar uma avaliação do programa.


Noções básicas de avaliação do programa de Conservação Auditiva

  • Lista de verificação de conformidade

     

    Em alguns casos, uma lista de verificação de conformidade regulamentar é feita para garantir que todos os requisitos regulamentares sejam atendidos junto às políticas e procedimentos existentes da empresa. Essencialmente, uma lista de verificação de conformidade é diferente de uma avaliação da eficácia do programa, no entanto, trata-se de um bom ponto de partida, de modo a documentar que o Programa de Conservação Auditiva está em conformidade. É possível encontrar várias listas de verificação de conformidade na internet, incluindo esta fornecida pelo NIOSH dos Estados Unidos.

     


Além do básico
  • Auditoria do programa

     

    Uma auditoria do Programa de Conservação Auditiva é mais aprofundada do que uma lista de verificação de conformidade. Isso geralmente envolve entrevistar membros da administração, equipe e força de trabalho. Os registros podem ser analisados em detalhes e é feito um esforço para identificar se as práticas diárias estão em linha com as políticas e procedimentos da empresa. Uma auditoria do programa "a fundo" pode ser feita por uma equipe interna ou um especialista em assuntos externos pode ser contratado.

     

  • Acompanhar medidas de resultado

     

    As medidas de resultado podem ser usadas para determinar o resultado de um programa de intervenção. Exemplos são apresentados abaixo. Selecione um ou mais e acompanhe os resultados ao longo do tempo para identificar as tendências e orientar as decisões do programa. Essas medidas podem ser focadas nos resultados da base de dados audiométricos para verificar ocorrências de mudança do limiar ou perda auditiva. Idealmente, as ocorrências de mudança auditiva, ou Mudança de Limiar Auditivo, no grupo de trabalhadores expostos a ruídos devem ser iguais às de um grupo de trabalhadores não expostos a ruídos na mesma instalação. Usar essa abordagem significaria que os exames audiométricos devem ser realizados em indivíduos que não estão inscritos no Programa de Conservação Auditiva, o que pode ser contraproducente.

     


  • Porcentagem de Mudança de Limiar Padrão

     

    Para calcular a incidência de Mudança de Limiar Auditivo, divida o número de casos de Mudança de Limiar Auditivo pelo número de testes anuais e multiplique o resultado por 100.

     

    % Mudança de Limiar Auditivo = 100 x (# de Mudança de Limiar Auditivo/ # testes anuais)

    Por exemplo, uma empresa que realizou 200 exames audiométricos anuais registrou 9 casos de Mudança de Limiar Auditivo. A porcentagem global de Mudança de Limiar Auditivo para o grupo exposto a ruídos é de 100 x (9/200) ou 4,5%. Acompanhar esse número ao longo do tempo pode ajudar a identificar se o índice de Mudança de Limiar Auditivo é aceitável e/ou estável.

  • Variabilidade audiométrica

     

    Outra abordagem é medir a variabilidade dentro do banco de dados audiométricos para os trabalhadores que foram testados em vários anos. Um relatório técnico da ANSI, pode ser considerado um exemplo, pois detalha um procedimento estatístico para identificar flutuações nos dados audiométricos, o qual é um indicador de qualidade. A alta variabilidade nos limiares audiométricos de um grupo pode ser um sinal de mudança de audição, exames audiométricos de baixa qualidade ou outros fatores que comprometem a integridade dos dados.

     

  • Outras medidas de resultado

     

    Ainda podem ser realizadas outras medidas quanto a outros aspectos do Programa de Conservação Auditiva, como verificar o número de pessoas em grupos de exposição crítica, os esforços de controle de ruídos que resultam em exposições menores ou a obtenção de uma meta para concluir o teste de encaixe de proteção auditiva.

     

    Aqui estão alguns exemplos de como monitorar mudanças ao longo do tempo:
     

    • Número de decibéis reduzidos por projetos de controle de ruído
    • Nível de atenuação pessoal após testes de encaixe de proteção auditiva
    • Número de tipos oferecidos e usados de proteção auditiva
    • Mudança de conformidade no uso da proteção auditiva após o treinamento

Você chegou a considerar?
    • Desmembrar a fase de avaliação ao longo do tempo para estudar um único aspecto do programa, como a qualidade do banco de dados audiométricos?
    • Se os recursos de gastos com o controle de ruídos proporcionariam economia de custos em longo prazo, reduzindo o número de pessoas no Programa de Conservação Auditiva?
    • Realizar um levantamento dos trabalhadores expostos a ruídos para saber quais são as percepções deles sobre o Programa de Conservação Auditiva?
    • Contratar um especialista externo / consultor para realizar uma análise "a fundo" da variabilidade de dados audiométricos, da manutenção de registros e das práticas de ajuste?
    • Criar uma análise dos pontos fortes, fracos, vantagens e riscos (SWOT) do Programa de Conservação Auditiva?

  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.