Dia a dia, a qualidade da impressão flexográfica continua a melhorar. Nós especialmente vemos isso como uma embalagem flexível que foi feita previmente em otros sistemas e que agora é impressa utilizando flexo.
A possibilidade de imprimir utilizando um maior número de core, tecnologia de impressão sem engrenagens, avançõs sustanciais no nível de montagem, melhor definição na impressão de ponto pela elaboração de fotopolímeros digitais e tintas de alta pigmentação, melhoria no controle das cargas de tinta nas células do anilox e a possibilidade de ter diversas densidades de fita de acordo com o trabalho de impressão permitem melhor controle dos ganhos de pontos e, portanto, melhor conistência quando comparado com outros tipos de impressão.
Falando especificamente das fitas de montagem flexográfica, precisamos esclarecer que estes elementos de união não só afixam as placas aos cilindros ou mangas mas também o adesivo no lado da placa apresenta excelente desempenho para evitar levantamento das bordas e melhorar a velocidade de impressão.
É importante esclarecer que a fita de montagem pode afetar muitos aspectos da impressão flexográfica:
- Registro.
- Velocidade da máquina.
- Tamanho do ponto de impressão.
- Ajuste da pressão da máquina.
Portanto, é importante avaliar os aspectos seguintes ao escolher a fita de montagem certa:
- Facilidade de aplicação da fita nos cilindros ou mangas: há fitas que facilitam a montagem, reduzindo o tempo total da operação.
- Eliminação de bolhas entre a placa de fotopolímeros e a fita de montagem: bolhas de ar entre a placa de fotopolímeros e a fita geram defeitos durante a impressão, o que a causa paradas da máquina, tempo de inatividade e custos perdidos.