3M Noise Measurement

Medição do ruído

A medição do ruído constitui a base de todo o Programa de Conservação Auditiva. As medições de ruído são a base para decisões sobre redução de risco e ações protetoras.

É preciso um Programa de Conservação Auditiva?

  • 3M Detection Solutions

    Se os funcionários de sua empresa trabalham em áreas com ruído, comece a realizar uma pesquisa de som (ou ruído).

    É muito importante que você implemente um Programa de Conservação Auditiva sempre que os funcionários sejam expostos a ruídos na média ponderada de tempo de 8 horas de 85 dBA ou mais.

    As pesquisas podem ser simples ou complexas e podem ser conduzidas por pessoas em sua equipe de saúde e segurança ou por um consultor. Existem muitos tipos diferentes de instrumentos de medição de ruído disponíveis, dependendo do tipo de ruído e do objetivo da medição.

    Meça o ruído para responder a perguntas importantes
     

    • O Programa de Conservação Auditiva é necessário?
    • É possível controlar o ruído??
    • Qual o nível de proteção auditiva necessária?

    Algumas indicações de que o ruído pode representar um problema no seu local de trabalho
     

    • Os funcionários ouvem um toque ou zumbido nas orelhas após a exposição a sons altos
    • O ruído é tão alto que os funcionários precisam gritar para serem ouvidos por um colega de trabalho a uma distância curta
    • Os funcionários apresentam uma perda temporária da capacidade auditiva ao sair do trabalho
webLoaded = "false"

Principais fatores de conservação auditiva

    • Programa de Conservação Auditiva  é exigido sempre que a exposição dos trabalhadores alcança ou supera a média pondera pelo tempo de 85 dBA.
    • Monitoramento de áreaé um ponto de partida útil.
    • Monitoramento pessoal(exposição a ruídos de um trabalhador individual) é necessário quando os trabalhadores são altamente móveis e os níveis de ruído variam consideravelmente.
    • Medições de ruído detalhadas com uma análise da banda de oitava pode ser necessário para o desenvolvimento de soluções de controle de ruído..
webLoaded = "false"

Principais termos de conservação auditiva

Termos-chave de conservação auditiva (PDF, 369.50 KB)
    • Nível de ação
    • Nível de Critério
    • Dose
    • Dosímetro
    • Fator Duplicador da Dose
    • Análise da banda de oitava
    • Limite de Exposição
    • Medições de som (ruído)
    • Medidor de Nível de Som
    • Nível de limiar
    • Média ponderada de tempo
    • Ponderação
Primeiros passos com pesquisas de som
  • 3M Detection Solutions

    Etapa 1. Realizar uma pesquisa completa
    Uma pesquisa completa ou pesquisa de "triagem" pode ser o primeiro passo para saber onde há problemas de ruído. O objetivo é identificar onde há a presença de ruído nocivo. Se os níveis de ruído forem de 80 dBA ou mais, é necessário realizar uma pesquisa de ruído adicional.

    Etapa 2. Realizar pesquisas de nível de ruído em áreas ruidosas
    Uma pesquisa de nível de ruído é um método sistemático para medir os níveis de pressão sonora de equipamentos ou tarefas específicos, em uma área ou perto de uma pessoa. Os tipos de pesquisas de nível de ruído incluem:
     

    • Pesquisa básica:Ajuda o empregador a quantificar o ambiente de ruído, criar mapas de ruído dos níveis de ruído da área e determinar se é necessária uma pesquisa mais abrangente. Os resultados podem ser usados para criar um plano de amostragem; uma estimativa de quantas amostras precisam ser tomadas para descrever com precisão os níveis de ruído de cada área ou descrição do trabalho.
    • Pesquisa abrangente: Envolve a coleta de informações detalhadas sobre tarefas, áreas ou equipamentos específicos. Os resultados são úteis para determinar as exposições a ruídos dos trabalhadores, fazer atribuições de protetores auditivos e identificar quem está dentro ou fora do Programa de Conservação Auditiva.
    • Pesquisa de controle de ruídosConcentra-se na identificação e priorização de opções para reduzir o risco de ruídos usando controles de engenharia ou administrativos.

    Passo 3. Criar um plano de amostragem de ruídos
    Os resultados de sua pesquisa básica de nível de ruído e suas observações de como o ruído oscila durante o dia do trabalho podem ajudar você a desenvolver um plano sobre quantas medições precisam ser feitas para avaliar com precisão as exposições a ruídos em cada área e para cada tarefa ou descrição de trabalho. Geralmente, são necessárias mais amostras quando os resultados da pesquisa básica estão próximos do Limite de Exposição Ocupacional a ruídos e quando a variabilidade dos resultados da pesquisa de ruídos é alta. Podem ser necessárias menos amostras se os níveis de ruído em suas pesquisas estiverem bem abaixo do Limite de Exposição Ocupacional e os níveis de ruído forem menos variáveis.

    Recursos sugeridos para aprender mais sobre estratégias de amostragem para exposição a ruídos ocupacionais: “Quantitative Exposure Data: Interpretation, Decision Making and Statistical Tools em "A Strategy for Assessing and Managing Occupational Exposures, 4th Edition". AIHA Press, 2015. "The Noise Manual, Fifth Edition". AIHA Press 2003

    Etapa 4. Monitorar as exposições a ruídos dos funcionários
    A medição da exposição dos funcionários a ruídos requer uma média dos níveis de ruído ao longo do tempo. O monitoramento da exposição a ruídos é frequentemente incluída como parte de uma extensa pesquisa de ruído. O objetivo do monitoramento da exposição a ruídos é determinar a média ponderada de tempo de 8 horas ou a dose de ruído acumulada de um trabalhador durante o turno de trabalho (dose de ruído pessoal). Também é usado para medir como o ruído varia ao longo do tempo de acordo com a tarefa do trabalho.


webLoaded = "false"
Primeiros passos da instrumentação de medição de Ruído

Saiba mais sobre a instrumentação de exposição a ruídos A instrumentação de medição de ruído deve ser robusta e confiável, e incluir um sistema de software que detecta, mede, avalia e reporta riscos de segurança ocupacional e ambiental.

Os Medidores de Nível de Ruído medem os níveis de pressão sonora em tempo real. São necessários pelo menos um medidor de uso geral (microfone Tipo 2) e configurações específicas do instrumento para pesquisas de ruído ocupacional. Os Medidores de Nível de Ruído podem ser básicos ou terem recursos e capacidades avançados. 

  • Medem e exibem o nível de ruído em tempo real. Eles não calculam a média nem armazenam resultados.

  • Além de medir e exibir os níveis de som, os Medidores de Nível de Som avançados podem calcular a média ou integrar os níveis de som ao longo do tempo. Esta é uma função importante porque o risco de perda de audição e os limites de exposição a ruídos são baseados nos níveis de som médios que foram medidos. Esses Medidores de Nível de Som também podem ter filtros especiais para medir o ruído de impulso/impacto ou filtros de banda de oitava para dividir o espectro de som em segmentos menores.

  • Os dosímetros de ruído pessoal são dispositivos portáteis usados pelos trabalhadores por longos períodos de tempo durante o turno de trabalho. No final do período de amostragem, o instrumento calcula automaticamente a média ponderada pelo tempo, a dose de ruído e outras métricas importantes. Os regulamentos exigem que os empregadores usem uma amostragem pessoal representativa quando os trabalhadores se deslocam com frequência e/ou quando os níveis de ruído são variáveis.

  • Todos os instrumentos de medição de ruído precisam ser calibrados frequentemente. Recomenda-se que os instrumentos sejam calibrados anualmente pelo fabricante para garantir a precisão do dispositivo de medição. Cada vez que um instrumento de medição de som é usado, ele deve ser conferido com um calibrador acústico, projetado para esse instrumento. A leitura do nível de ruído deve ser a mesma no início e no final de cada período de medição.

  • Os instrumentos de medição de ruído são categorizados por Tipo ou Classe de acordo com a precisão dos microfones. Os instrumentos de uso geral Tipo 2 (classe 2) são projetados para ter +/- 2 dB de precisão. Para a maioria das medidas de ruído do Programa de Conservação Auditiva, é considerado adequado um instrumento Tipo 2. Um instrumento mais preciso Tipo 1 pode ser usado por engenheiros para realizar pesquisas detalhadas sobre controle de ruído, mas geralmente ele não é necessário para pesquisas básicas de nível de ruído.

  • Existem muitos aplicativos para smartphones e tablets que podem ser usados para medir o ruído Esses aplicativos podem ser úteis para instruir os funcionários sobre os níveis de som nas instalações e demonstrar como os níveis de som variam de acordo com a área e a tarefa. No entanto, os smartphones e os tablets não devem ser utilizados para realizar pesquisas de ruído como parte de um Programa de Conservação Auditiva ocupacional, a menos que seja usado um microfone Tipo 2 e a calibração do dispositivo seja conferida antes e depois de cada medição. Para saber mais sobre a precisão e confiabilidade desses aplicativos, visite NIOSH online NIOSH online


Configurações do instrumento de medição de ruído

  • 3M Sound Measurement

    Os resultados de uma pesquisa de nível de ruído dependem das configurações de medição usadas. Nos EUA, os regulamentos da OSHA especificam que devem ser utilizadas determinadas configurações para haver conformidade. Outros regulamentos e algumas organizações profissionais recomendam um grupo diferente de configurações visando uma abordagem mais protetora.

    Ponderação A
    Para a conservação da audição, é utilizada uma configuração de filtro em instrumentos de medição de ruído conhecida como Ponderação A. Quando ela é usada, os sons incluídos na medição são limitados a uma faixa de frequências de som cujo o ouvido humano é mais sensível e o risco de danos auditivos pelo ruído é maior.

    Resposta lenta
    A leitura de decibéis exibida em um medidor de nível de ruído representa a média do nível de ruído medido ao longo de um certo período. Para a conservação de audição, é utilizada uma configuração de resposta lenta, o que significa que o valor na tela é a média de 1 segundo que foi medida enquanto o instrumento está ligado.

    Configurações do dosímetro (NHO-01 - FUNDACENTRO)
     

    • Nível de critérios: 85 dBA
    • Limiar de Integração: 80 dBA
    • Limite superior: 115 dBA

    Recursos para aprender mais sobre instrumentação de medição de ruído e métodos de amostragem:
     


O que é obrigatório?

O Ministério do Trabalho ou a Fundacentro não especificam um cronograma para realizar o monitoramento de ruídos. Em vez disso, os empregadores são obrigados a repetir pesquisas de ruído sempre que houver uma mudança nos processos, procedimentos ou tempo de exposição que possam levar a mudanças nas exposições a ruídos do funcionário. Muitas empresas optam por realizar pesquisas periodicamente (a cada um ou dois anos) para garantir que todos os funcionários expostos sejam incluídos em seus programas de conservação auditiva.

  • Occupational Noise Exposure

    Requisitos da NR-09 e NR-15


    Quando as exposições dos funcionários a ruídos atingem ou excedem o Nível de ação da média ponderada de tempo de 80 dBA:
     

    • Desenvolva e implante um programa de monitoramento de ruídos
    • Elabore uma estratégia de amostragem para identificar funcionários a serem incluídos no Programa de Conservação Auditiva
    • Use a amostragem pessoal representativa (dosimetria) quando os trabalhadores se deslocarem muito, os níveis de ruído forem variáveis ou houver ruído de impulso significativo
    • Ajuste o equipamento de medição de som para uma escala de ponderação A e uma configuração de resposta "lenta". Use um microfone Tipo 2 (ou melhor).
    • Permita aos funcionários (ou seus representantes) observar o monitoramento. Informe-os sobre os resultados da pesquisa.

    Leia a NR-09 e a NR-15

  • Permissable Exposure Limit

    Conheça os limites


    A OSHA e outras agências estabeleceram o Limite de Exposição Permissível a 90 dBA com base em um fator duplicador de dose de 5 dB para calcular a dose de ruído. Isso é conhecido como a abordagem '90/5 'para quantificar a exposição diária a ruídos. No Brasil o MTb estabelece o Limite de Exposição de 85 dB, com base em um fator duplicador de dose de 5 dB para calcular a dose.

    Recursos para obter mais informações sobre os regulamentos federais de ruídos e de conservação de audição dos EUA.

    Leia a Administração de Segurança e Saúde em Minas 30 CFR Parte 62. No Brasil, leia a NR-15 e a NHO-01

    Leia a FRA 49 CFR Parte 227 & 229


Além do básico
Baixe o Infográfico de exposição a ruídos*** (PDF, 167,21 KB)

Os empregadores podem escolher políticas pró-ativas para oferecer uma melhor proteção aos trabalhadores expostos. As práticas recomendadas para medição de ruídos incluem:

  • 3M Occupational Noise Limits Infographic

    Baixar os limites
    Alguns empregadores adotaram o Limite de Exposição de 85 dB e um fator duplicador de dose de 3 dB, indicado pela NHO-01, para estimar a dose de ruído.  Conforme mostrado, o tempo de exposição diária máximo permitido é muito menor quando esta a abordagem é usada.  Medir a exposição a ruídos desta forma pode levar os empregadores a implantar controles de ruído e soluções de proteção auditiva mais abrangentes para reduzir a exposição dos funcionários a ruídos.

    Para saber mais sobre a abordagem 85/3 de medição da exposição a ruídos e os métodos recomendados de medição de ruídos:
     

    Planejar para o futuro
    Mantenha os dados de medição de ruídos atualizados, refazendo as pesquisas a cada um ou dois anos. Repita as medições de ruído após a implementação de controles de engenharia. Calibre o equipamento de medições de ruídos anualmente. Conduza as verificações de calibração antes e depois de cada medição para aferir a confiabilidade dos instrumentos.

    Faça um trabalho completo
    Colete amostras suficientes para garantir que as medidas de ruído representem bem as exposições do trabalhador. Isso pode exigir uma abordagem de amostragem estatística. Documente áreas e trabalhos com níveis de ruído e/ou exposições inferiores à média ponderada de tempo de 85 dBA, bem como aqueles no nível de ação ou acima.

    Use seus resultados
    Crie um banco de dados de registros de medição de ruídos que possa ser facilmente acessado e mantido ao longo do tempo. Revise os resultados da medição de ruídos rotineiramente: identifique mudanças nos níveis de ruído ou tarefas de trabalho que geram a necessidade de um monitoramento adicional.

    Obtenha ajuda
    Considere contratar um especialista em ruídos para obter orientação e solicitações de medição detalhadas que vão além da experiência do empregador. Envolva os trabalhadores na identificação de problemas e soluções de ruídos.

    *Noise Exposure Infographic Copyright 3M 2017. All rights reserved


Você chegou a considerar?
  • Noise Exposure Variance
    Quanto variam as exposições a ruídos?


    • Cada classificação de trabalho tem uma média ponderada de tempo atribuída?
    • Você mediu todas as atividades ocasionais ou sazonais?
    • As alterações na duração dos turnos de trabalho foram contabilizadas?
    • Está evidente quais trabalhos não precisam ser incluídos no Programa de Conservação Auditiva?

     

     

  • Noise Exposure Reduction

    É possível melhorar?



    • É possível adotar limites de ruído mais baixos como uma política da empresa?
    • Você configurou seu dosímetro para medir  a exposição a ruídos com vários parâmetros?
    • Você consegue usar os resultados da medição de ruídos para identificar projetos de controle de ruído?
    • O ruído interfere na capacidade de comunicação dos trabalhadores?

     

  • Noise Exposure Protection

    Quem tem ciência do ruído?



    • Os trabalhadores estão cientes da exposição aos ruídos e como se protegerem?
    • Os resultados da medição de ruído fazem parte dos registros de teste de audição?
    • Há placas de aviso para alertar os trabalhadores sobre áreas de alto ruído?
    • Os trabalhadores sabem quando acontecerá a próxima medição de ruído?

     

Recursos para aprender sobre a medição de ruídos

Continue sua jornada de conservação auditiva

  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português