Noise Control

Controle de ruído

Quando o ruído perigoso estiver presente no local de trabalho, considere se é possível usar controles de ruído para diminuir a exposição dos funcionários.

É possível controlar o ruído?

  • 3M Hierarchy of Controls

    O conceito de Hierarquia de controles é bem estabelecido na esfera da saúde e segurança ocupacional. Simplificando, é mais eficaz eliminar ou diminuir a gravidade do perigo do que mudar a forma como as pessoas trabalham ou exigir que os trabalhadores usem equipamento de proteção.

    Por exemplo, um empregador pode adotar uma abordagem que especifique equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, quando não é viável eliminar o ruído, existem abordagens para reduzir o risco de perda auditiva causada por ruídos, seja arquitetando uma solução ou aplicando uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.

    Controles de engenharia envolvem a modificação do equipamento, do processo ou do ambiente, de modo que menos energia sonora seja gerada ou transmitida aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a origem do ruído com base nos resultados de uma pesquisa de controle de ruído.

    Controles administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição aos ruídos, limitando o tempo em que os trabalhadores passam em áreas de ruído elevado. Essas políticas são muitas vezes necessárias quando os controles de engenharia não são técnica ou economicamente viáveis

webLoaded = "false"
Principais fatores
  • Controle de ruídos:
     

    • É considerado o método mais eficaz de reduzir o risco dos ruídos.
    • Pode ser realizado especificando equipamentos silenciosos durante a concepção do processo, usando controles de engenharia ou implementando controles administrativos..
    • Pode possibilitar a uma empresa reduzir o número de funcionários em um Programa de Conservação Auditiva.
webLoaded = "false"
    • Absorção
    • Ponderação
    • Buy Quiet
    • Amortecimento
    • Isolação
    • Medição de ruídos
    • Reflexão
    • Média ponderada pelo tempo

Benefícios do controle de ruídos

  • Benefits of Controlling Noise

    Os empregadores que controlam o ruído por meio de vários métodos podem se beneficiar de várias maneiras:
     

    1. Reduzindo o risco de perda auditiva causada por ruídos e os efeitos associados à saúde entre os funcionários
    2. Eliminando ou reduzindo o custo e o tempo gasto na implantação de um Programa de Conservação Auditiva quando a exposição do funcionário a ruídos for reduzida abaixo do Nível de Ação de 80 dBA como resultado dos esforços de controle de ruídos.
    3. Diminuindo a dependência geral de protetores auditivos.
    4. Possibilitando mais opções de protetores auditivos adequados.
    5. Ajudando a melhorar a comunicação presencial e via rádio porque há menos ruído de fundo para interferir na conversa.
    6. Facilidade de cumprir com os regulamentos estaduais e federais sobre exposição a ruído ocupacional
    7. Mostrando o compromisso com os funcionários e que o empregador leva a sério a redução de ruídos nocivos.

webLoaded = "false"

Primeiros passos do controle de ruídos

Embora seja possível optar por consultar um engenheiro de controle de ruído para avaliar a situação e as soluções de projeto, é extremamente benéfico envolver os funcionários que trabalham em áreas ruidosas como parte de uma equipe que trabalha para encontrar maneiras de reduzir os ruídos. Um consultor pode oferecer um enorme conhecimento técnico, mas as pessoas que passam todos os dias imersas no barulho podem apresentar algumas soluções mais práticas e diretas porque conhecem bem os processos e equipamentos.

  • Pode parecer óbvio, mas o processo de controle de ruídos perigosos no local de trabalho não pode começar de fato até que o empregador tenha concluído uma avaliação de risco dos ruídos e analisado os resultados. Ao monitorar o ruído em diferentes áreas da instalação e realizar medições de ruído em diferentes processos, tarefas e ferramentas, o empregador coleta os dados necessários para identificar grupos de trabalhadores e áreas onde os controles de ruído são mais necessários, a fim de priorizar onde e como gastar o orçamento de controle de ruídos para obter o maior benefício. Posteriormente, pode ser feita uma medição de controle de ruídos mais detalhada para identificar as fontes de ruído e selecionar a solução de controle de ruído mais apropriada.

  • Tornar o equipamento e os processos menos ruidosos durante o projeto e a fabricação é mais eficaz e barato do que implantar controles de ruído posteriormente. Buy Quiet é um tipo de abordagem de prevenção por meio do projeto que prioriza a eliminação ou o controle dos riscos, especificando máquinas ou ferramentas que geram menos ruído. Isso é possível quando um novo processo de produção está sendo projetado ou quando equipamentos ou processos mais antigos são substituídos.

  • Priorizar os projetos de controle de ruído potenciais é uma etapa importante para alcançar o resultado mais econômico. Embora possa parecer lógico concentrar a atenção na fonte de ruído mais elevada na instalação, é possível conseguir uma redução mais significativa na exposição dos funcionários a ruídos controlando primeiro o ruído nas áreas mais próximas de onde uma grande porcentagem de seus funcionários estão trabalhando. Alguns controles de ruído são razoavelmente baratos e, quando funcionam, podem obter um enorme apoio dos funcionários e da gerência.

  • Muitas vezes, é necessário implantar uma abordagem multifacetada envolvendo controles de engenharia e administrativos
     

    • Os controles de engenharia podem incluir modificações na fonte do ruído, bem como no trajeto do som. Um engenheiro de controle de ruído pode ajudar você a avaliar a eficácia de diferentes controles para sua situação de ruído individual, incluindo: isoladores, gabinetes, amortecedores, absorvedores e barreiras.;
    • Os controles administrativos podem ser menos complicados do ponto de vista técnico, mas podem ser problemáticos se houver mudanças importantes nos horários de trabalho e no fluxo de trabalho. Não é difícil necessariamente estabelecer limites de tempo para os funcionários que trabalham em certas áreas ou que realizam tarefas específicas, mas a aplicação de tais limites pode gerar uma complexidade adicional ao seu Programa de Conservação Auditiva.
  • Os empregadores são obrigados a controlar o ruído quando for "viável" de acordo com a NR-9, e outras regulamentações, mas tem se debatido o real significado do termo "viável". Demonstrar que uma determinada solução de controle de ruído é tecnicamente viável pode ser muito simples, mas documentar a viabilidade econômica pode representar um desafio.

    Algumas das questões a ser consideradas são:
     

    • A diminuição do nível de ruído que pode ser alcançada por meio de um determinado controle de ruído, é significativa o suficiente para justificar o custo resultante de um Programa de Conservação Auditiva?
    • - Quais são os custos iniciais da instalação e os custos em longo prazo de manter o(s) controle(s)?
    • - De que forma os controles afetam os processos em nossas instalações e no fluxo de trabalho? Como isso afetará a eficiência?
  • Executar as medições de ruído assim que os controles estiverem em vigor e posteriormente de forma periódica para verificar e documentar os resultados. Estabelecer um cronograma para monitorar a eficácia dos materiais e mecanismos de controle de ruído à medida que envelhecem e, potencialmente, se deterioram ao longo do tempo devido ao desgaste. Sempre que são feitas mudanças nos processos e na produção, analise quais os efeitos em termos de controles de ruído existentes.


Requisitos
  • Noise Control Requirements

    O que é obrigatório?

     

    No Brasil o MTb estabeleceu um Limite de Exposição Ocupacional de 85 dBA. Os empregadores devem limitar a exposição dos funcionários a ruídos em uma média ponderada de tempo de 8 horas a 85 dBA ou abaixo usando "controles administrativos ou de engenharia viáveis". No entanto, é permitido que os empregadores usem protetores auditivos como um substituto para implantar controles de ruído para exposições a ruídos em uma média ponderada no tempo.

     

     

  • Noise Control Engineer

    Uso de proteção auditiva em vez de controles

     

    Se os controles de ruído não forem capazes de reduzir os níveis de ruído para Limite de Exposição O`cupacional ou abaixo, os empregadores devem fornecer protetores auditivos e garantir que eles sejam usados. No entanto, quando os dispositivos de proteção auditiva são usadas como substitutos dos controles de ruído.

     

    Para mais detalhes, leia a nossa página Proteção or  ou visite a OSHA (PDF, 25.53 KB).

Basics of Noise Control
Noções básicas do controle de ruídos

No sentido mais básico, a limitação da exposição dos funcionários a ruídos pode ser realizada aplicando controles à Origem do ruído, ao Trajeto do ruído ou ao Receptor.

  • Origem
    A origem do ruído é um objeto vibratório - uma máquina ou ferramenta produzindo vibração durante a operação que irradia na área de trabalho como ruído.

    Trajeto
    O ruído se propaga pelo ar, é claro, mas também através de materiais sólidos, como pisos, paredes e janelas.

    Receptor
    Na conservação da audição, o receptor é o trabalhador.

  • Exemplos de controles administrativos de ruído


    Controles administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição aos ruídos, limitando o tempo gasto pelos trabalhadores em áreas de alto ruído. Essas políticas são muitas vezes necessárias quando os controles de engenharia não são viáveis ou econômicos.

    Por exemplo, um empregador pode adotar uma abordagem que especifica equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, quando não é viável eliminar o ruído, existem abordagens para reduzir o risco de perda auditiva causada por ruídos, seja arquitetando uma solução ou aplicando uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.

    Origem
     

    • Operar equipamentos e processos ruidosos quando houver menos funcionários presentes; por exemplo, à noite
    • Desligar as fontes de ruído entre uma tarefa e outra ou quando os funcionários estiverem presentes

    Trajeto
     

    • Restringir o acesso a áreas ruidosas

    Receptor
     

    • Realizar um rodízio dos funcionários entre as áreas com e sem ruído durante o dia
    • Definir limites de tempo para determinadas tarefas ou para o uso de ferramentas ruidosas
  • Exemplos de controles de engenharia de ruído

     

     

    Controles de engenharia envolvem a modificação do equipamento, do processo ou do ambiente, de modo que menos energia sonora seja gerada ou transmitida aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a origem do ruído com base nos resultados de uma pesquisa de controle de ruído.

     

    Origem
     

    • Fazer a manutenção de ferramentas e equipamentos rotineiramente (como lubrificação das engrenagens, substituição de juntas, etc.)
    • Reduzir as vibrações sempre que possível
    • Modificar o processo ou o método de produção, como mudar:
      • Velocidade
      • Pressão
      • Controles mecânicos
      • Direção do fluxo de ar

    Trajeto
     

    • Isolar a origem de ruído usando molas ou amortecedores para evitar que o ruído propague através de pisos ou paredes
    • Fechar a origem de ruído
    • Coloque uma barreira entre a origem do ruído e o funcionário
    • Isolar o funcionário da origem em uma sala ou câmara
    • Instale materiais que absorvem o som para minimizar a transmissão ou reflexão direta do som

    Receptor
     

    • Usar monitores de vídeo ou controles remotos para permitir que os funcionários operem equipamentos em um local mais distante da origem do ruído.
    • Retrain employees to use tools or complete tasks in ways that create less noiseTreinar os funcionários novamente para usar ferramentas ou realizar tarefas produzindo menos ruído
    • Exigir que os funcionários usem proteção auditiva.

Tipos de controles de engenharia

Imagens de controle de ruído por cortesia da Associates in Acoustics, Inc.

  • Sound Isolation

    Isolação


    • Molas, espumas ou outros materiais de amortecimento são usados para reduzir a transmissão de som de origens de ruído para pisos, paredes ou equipamentos conectados.
    • Por exemplo, colocar molas em cada suporte de um motor montado no chão para diminuir a energia sonora que é transmitida ao chão e ao resto do edifício.

     

     

     

  • Sound Damping

    Amortecimento


    • Colocar materiais como espuma, resina ou fita em um objeto ou modificá-lo para que vibre menos.
    • Por exemplo, revestir a parte externa de uma caixa de metal com resina para reduzir a vibração gerada quando as peças caem no compartimento

     

  • Sound Reflection

    Reflexão


    • Barreiras ou partições são colocadas no trajeto do som para desviá-lo dos funcionários
    • Por exemplo, colocar uma parede ou gabinete em torno de um compressor para que os funcionários trabalhem nas proximidades com menos exposição direta ao ruído

     

     

     

  • Sound Substitution
    Substituição

    • Substituir ou modificar componentes de um sistema barulhento para reduzir o ruído
    • Por exemplo, optar por um bico de ar mais silencioso ou substituir rodas de aço em um carrinho por rodas de borracha de baixo ruído
  • Sound Modification
    Modificação

    • Alterar um processo para torná-lo menos ruidoso
    • Por exemplo, diminuir a distância em que peças caem em uma lixeira para gerar menos ruído.

     

  • Sound Absorption
    Absorção

    • Materiais que absorvem o ruído colocados em uma área para reduzir a reflexão e a reverberação
    • Por exemplo, telhas acústicas colocadas sobre uma superfície rígida para diminuir a reflexão sonora em um ambiente

Além do básico

Os benefícios do controle de ruído efetivo (descrito acima) podem ser ainda maiores implantando uma política de Buy Quiet.

  • Effective Noise Control

    Por quê Buy Quiet? De NIOSH
    A perda auditiva causada por ruídos pode ser prevenida se a exposição a média ponderada de tempo dos funcionários for reduzida ao Nível de Exposição Recomendado pelo MTb de 85 dBA ou abaixo disso. Especificar ferramentas e processos menos ruidosos durante a fase de projeto pode ajudar os empregadores a evitar controles de ruído caros, levando em consideração que aquisições e compromissos em longo prazo foram feitos.

    Benefícios de Buy Quiet
     

    • Reduzindo o risco de perda auditiva
    • Reduzir os custos a longo prazo dos testes audiométricos, equipamentos de proteção individual e compensação dos trabalhadores. Essa poupança na economia é aplicável em uma ampla variedade de máquinas e equipamentos.
    • Ajudar as empresas a cumprir a OSHA e outros requisitos de regulamentação de ruído.
    • Reduzindo o impacto do ruído na comunidade.

    * https://www.cdc.gov/niosh/topics/buyquiet/

    Estimativa de reduções de custos
    As ferramentas que você pode usar para avaliar a relação custo-eficácia de uma abordagem Buy Quiet estão disponíveis;clicando aqui..

    Exemplos de estratégias de controle bem-sucedidas
    O programa de premiação Safe-In-Sound reconhece os empregadores e outras organizações que obtiveram sucesso implementando programas de prevenção de perda auditiva e aplicaram soluções inovadoras para controlar a exposição ao ruído dos funcionários. Saiba mais online em www.safeinsound.us.


Você chegou a considerar?
    • Ter um "concurso de controle de ruídos" envolvendo seus trabalhadores de manutenção a fim de encontrar soluções para problemas de ruído os quais foram identificados por sua força de trabalho?
    • Controlar os vazamentos em sistemas que utilizam ar comprimido para economizar custos de energia, além de reduzir a exposição aos ruídos?
    • Quanto custa seu Programa de Conservação Auditiva anualmente por trabalhador? Quanto você pode economizar ao reduzir a exposição a ruídos abaixo do nível de ação?
    • Definir um objetivo para conduzir um ou mais projetos de controle de ruído por ano?
    • Medir o ruído depois que um controle de ruídos tiver sido implantado para acompanhar os resultados do projeto?
    • Criar um registro de todos os projetos de controle de ruídos?
    • Atualizar os registros de exposição dos funcionários a ruídos para refletir sobre os novos resultados e quando eles entraram em vigor?
    • Elaborar um plano estratégico para reduzir as exposições a ruídos ao longo do tempo, abordando primeiro as maiores prioridades?
Recursos para saber mais sobre o controle de ruídos
Continue sua jornada de conservação auditiva
  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português