Para começar, é preciso saber qual tipo de contaminante está presente no ambiente de trabalho.
Particulados: são contaminantes gerados a partir de processos mecânicos, como poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos.
Exemplo de aplicação: lixamento, desbaste e solda.
Químicos: são contaminantes gerados a partir da manipulação de compostos químicos, como vapores orgânicos e gases ácidos.
Exemplo de aplicação: manipulação de solventes.
Particulados e Químicos: são contaminantes que geram particulados e químicos em conjunto no mesmo processo.
Exemplo de aplicação: processo de pintura e aplicação e agrotóxicos.
Agora que você já sabe quais são os tipos de contaminantes, veja abaixo qual modelo de respirador pode usar em sua empresa:
Em seguida, é necessário determinar o tipo de cobertura facial. Para isso, deve ser determinado o fator de proteção mínimo requerido (FPMR) na sua área de trabalho, de acordo com o seguinte cálculo:
FPMR = Concentração Área/ Limite de Exposição
Sendo que a cobertura facial deve ter Fator de Proteção Atribuído (FPA) maior que o FPMR calculado.
Veja abaixo os Fatores de Proteção Atribuído (FPA) dos respirador:
E agora? Ficou mais fácil identificar qual respirador você vai utilizar na sua empresa?
Ferramentas passo a passo para ajudar a garantir que os programas de segurança atinjam suas metas de segurança respiratória.
De acordo com recomendações contidas no PPR (Programa de Proteção Respiratória) da FUNDACENTRO, seguem abaixo as classificações dos filtros e para quais contaminantes são recomendados:
PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados)
PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou Agentes Biológicos
PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT<0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida PFF significa peça facial filtrante, pois o próprio respirador é um meio filtrante.
Os cartuchos químicos geralmente são constituídos por carvão ativado em sua estrutura interna, que pode receber ou não algum tipo de tratamento químico para captura de certos tipos de gases e vapores presentes no ambiente. Os cartuchos químicos não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra materiais particulados (poeiras, névoas e fumos).
Os filtros mecânicos são geralmente constituídos por um emaranhado de microfi bras sintéticas que, no caso dos fi ltros da 3M, são tratadas eletrostaticamente, e são capazes de reter apenas os materiais particulados (poeiras, névoas e fumos) presentes no ambiente. Eles podem receber classificações de P1, P2 ou P3, dependendo de sua capacidade de retenção de contaminante.
Os filtros mecânicos, desde que não sejam combinados, não devem ser utilizados de nenhuma maneira para proteção contra gases e vapores.