• Como reduzir custos com packs promocionais e valorizar a marca

    Seja em momentos de crise ou de aquecimento na economia, um produto sempre precisa se destacar nas prateleiras. Um método importante e comprovado para aumentar o volume de vendas e reduzir o estoque é a montagem de packs promocionais, aqueles combos do tipo “compre 3 e pague 2”, ou juntando 2 produtos diferentes com algum desconto. Veja como essa estratégia pode proporcionar uma visibilidade ainda maior aos seus produtos e à sua marca, aumentando sua chance de se destacar na prateleira, e como novas tecnologias já permitem montar embalagens promocionais com custo reduzido, internamente e com grande rapidez. Conheça as oportunidades:

    Ferramenta de ação promocional

    Os packs promocionais são um ótimo negócio tanto para o cliente quanto para sua empresa, já que oferecem ao consumidor quantidades maiores de produtos por valores mais competitivos. Mas as vantagens vão além da economia e preços baixos nas gôndolas: os combos promocionais ajudam a aumentar a penetração e positivação nos pontos de venda, possuem um preço final mais competitivo, e claro, são uma ótima ferramenta para chamar a atenção e fidelizar os consumidores. Além disso, esses pacotes promocionais geram um significativo crescimento de vendas em volume, surtindo grande impacto positivo nos custos de produção.

    Atacarejos

    A recessão dos últimos anos vem mudando profundamente o comportamento de consumo dos brasileiros, e um dos pontos mais sólidos dessa mudança é a procura pelos atacarejos. Segundo uma pesquisa recente da consultoria Kantar, o atacarejo mostrou crescimento de 12% nos últimos 9 meses de 2017, e promete seguir crescendo em 2018. A Kantar também apurou que 8 em cada 10 brasileiros já compram nesse canal de venda*. Nos atacarejos aumenta muito a relevância dos packs promocionais e de embalagens maiores, pois o foco de seus clientes é economizar no volume e obter facilidades - justamente o que os combos oferecem.

    Segundo o estudo Nielsen Homescan – Variação dos gastos no canal, realizado pela Nielsen, em 2015 as pessoas físicas já representavam entre 50% e 70% dos compradores em atacarejos.**

    Alguns segundos de atenção

    De acordo com um estudo realizado anualmente pela Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas na frente das prateleiras, e uma ferramenta de eye tracking (rastreamento do olhar) identificou que cada pessoa fica em média 15 segundos na frente de uma gôndola e foca sua atenção por no máximo 1,6 segundo em cada ação no ponto de venda. Ou seja, você precisa chamar a atenção do consumidor num piscar de olhos. Além disso, 17% das compras são feitas por impulso e, em 22% das vezes, o comprador já sabia que precisava do produto, mas se lembrou disso apenas no ponto de venda.** Ponto para o posicionamento e para a embalagem chamativa. Todos esses números reforçam a importância do ponto de venda no processo de compra do consumidor, e também da comunicação presente nas embalagens. O uso de packs promocionais tem todo o potencial para otimizar esses poucos segundos de atenção e fazer com que seu produto conquiste o cliente na gôndola.

    Embalagem valorizada

    Embalagens diferenciadas e packs promocionais podem fazer toda a diferença em seu posicionamento: ajudam a gerar experimentação do seu produto, incrementar as vendas e fortalecer sua marca no ponto de venda. Uma das maneiras mais eficientes de valorizar e tornar um pack mais atraente é usar fitas para montagem de packs com impressão personalizada. Essa solução é fácil de montar, não esconde completamente a embalagem original do produto e torna a embalagem mais prática tanto para o supermercadista quanto para o consumidor, pois também permite a impressão do código de barras sobre o pacote.

    Outra forma simples e fácil é remontar os packs promocionais usando fitas com adesivos reposicionáveis, que não deixam resíduos e nem perdem a adesão, sem danificar a embalagem original dos produtos que compõem o pack. Dessa forma, os consumidores também ganham mais praticidade e comodidade na organização da despensa em casa.

    Redução de custos na linha de produção

    Muitas indústrias contratam empresas terceirizadas para fabricar as embalagens promocionais de seus produtos, gerando assim novos custos em matérias-primas, frete, transporte, entre outros. Mas hoje já é possível produzir as próprias embalagens promocionais internamente, seja integrando a solução ao equipamento próprio ou utilizando uma solução semiautomática. Ao eliminar a terceirização e produzir seu próprio pack promocional, a empresa reduz seus custos a mantém a mesma eficiência e produtividade.

    A 3M é referência em soluções para embalagens no Brasil, e oferece tudo para a linha de empacotamento de sua empresa. As soluções para packs promocionais 3M são ideais para o agrupamento de embalagens primárias com formatos regulares para fins promocionais, de maneira mais sustentável e que valoriza a exposição da marca. As soluções incluem fitas, equipamento para montagem do pack, instalação e manutenção.

    As Fitas para Packs Promocionais 3M possuem adesivo reposicionável que não estraga a embalagem original e permitem impressões personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Já o equipamento para produção das embalagens promocionais pode ser emprestado através do sistema de comodato, e é totalmente automático e dentro das normas de segurança, podendo ser instalado na linha do cliente. Dessa forma, é possível padronizar, reduzir custos e melhorar a perfomance da sua linha de produção, trazendo mais ganho na produtividade, eficiência e segurança para sua empresa.

    Para mais informações, assista a este vídeo rápido (33s) sobre a solução completa que a 3M oferece para a produção de packs promocionais:


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    *Fonte: Kantar
    **Fonte: Nielsen