• Automatizando a identificação das embalagens: menos erros e mais precisão na cadeia logística

    A identificação das embalagens de despacho tem um papel crucial na linha de empacotamento. Atentar a esse processo é uma questão de garantir desempenho e segurança, já que um bom sistema automatizado de identificação é capaz de padronizar, reduzir custos, economizar tempo e acelerar a distribuição, além de evitar erros e prejuízos.

    Empresas que não possuem um sistema automatizado de identificação das embalagens de despacho fazem essa identificação de forma manual, e correm o risco de enfrentar vários problemas em casos de falhas. Perda de itens dentro do centro de distribuição, inconformidade entre estoques virtual e físico e envio de produtos errados para os clientes são alguns dos entraves que podem causar muita dor de cabeça.

    Empresas sem um sistema automatizado de identificação das embalagens correm um risco muito maior de cometer falhas.

    Método nada produtivo

    Em empresas onde a identificação é feita manualmente, é comum existir uma sala repleta de impressoras matriciais onde são impressas as etiquetas, com ruído o tempo todo – um ambiente propício para a falta de concentração e, consequentemente, confusão e erros.

    Geralmente as etiquetas são impressas todas de uma vez, para depois serem coladas às embalagens – um método nada produtivo. Considerando apenas a produção e a colagem das etiquetas, já é possível identificar algumas possibilidades de falhas: colagem errada, descarte equivocado, perda de etiquetas quando os produtos não são produzidos ou etiquetas impressas em maior quantidade.

    Um pequeno erro nessas etapas pode gerar algo maior na sequência, como disparidades em determinados produtos no estoque, mão de obra mal aproveitada, insatisfação do cliente por receber um produto errado ou até mesmo problemas legais.

    Processo mais seguro e eficiente

    Por outro lado, quando se emprega um sistema automático ou semiautomático de identificação das embalagens, o processo torna-se muito mais seguro e eficiente, além de proporcionar um redirecionamento mais proveitoso da mão de obra.

    Nesses casos, um hardware acoplado na esteira, integrado via software, coloca todas as informações necessárias e imprime as etiquetas na hora. Ou seja, não há impressão a mais e a etiqueta é impressa de acordo com a caixa que passa naquele momento, evitando desperdício e erros.

    Soluções

    A 3M disponibiliza uma vasta gama de produtos, equipamentos e tecnologias que se adequam a diferentes perfis e necessidades da indústria – da identificação básica, passando pela integração de sistemas e gestão da rastreabilidade. São ferramentas versáteis que asseguram que o cliente receba os produtos corretamente, resultando em maior segurança e precisão na cadeia logística.

    1. Identificação básica

    Soluções mais simples com o objetivo de promover a identificação básica das embalagens de despacho, como a descrição do produto, o lote de fabricação e o código de barras. Tal processo é feito por meio de um conjunto de equipamentos e insumos, como etiquetas, impressoras, aplicadores de etiquetas e dispensadores.

    Softwares auxiliam no desenvolvimento das etiquetas, contando com suporte a diversos tipos de códigos de barras, inclusive DataMatrix ou QR Code. Eles ainda promovem a integração de soluções e a conectividade entre os equipamentos.

    Esse tipo de solução é ideal para as linhas de produção manuais e semiautomáticas. Entre seus benefícios estão a redução da quantidade de caixas pré-impressas, redução de mão de obra e estabilidade no processo e padronização.

    2. Identificação e Rastreabilidade

    As soluções para rastreabilidade são indicadas para quem precisa ir um passo além da simples identificação. Por meio de um sistema integrado de softwares é possível rastrear as embalagens de despacho com informações mais detalhadas. É a medida certa para garantir um padrão e, acima de tudo, atender à legislação.

    3. Gestão de Rastreabilidade: Produtividade e Segurança

    Já aqueles que procuram por algo mais abrangente, a fim de assegurar segurança total, há sistemas que integram todos os dispositivos, criando uma gestão completa do processo de identificação por meio da rastreabilidade.

    Além de identificar, pesar e etiquetar o produto, a solução possui um leitor de código de barras, para garantir que a identificação da embalagem de despacho ocorra de forma eficiente; e um sistema de movimentação com sistema de rejeito, para eliminar as embalagens de despacho que estão fora do padrão da identificação.

    Para mais informações, assista a este vídeo rápido (1min15s) sobre a solução completa que a 3M oferece para identificar e rastrear sua caixa de embarque com produtividade e segurança:

    webLoaded = "false" Loadclientside=

     

    Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.

    Falar com um especialista da 3M