Os 5 Fatores para Avaliar a Vida Útil das Emendas de Cabos

  • Energia.

    Data de publicação: 27 de setembro de 2019.

     
    George Fofeldea image

    George Fofeldea

    Engenheiro de Energia, 3M Canadá.


    As falhas nas emendas dos cabos têm um custo elevado. Então, imagine as terríveis consequências de uma falha de energia que deixa 700.000 usuários sem eletricidade. Muitos de nós, em Ontário, ainda nos lembrarmos do apagão ocorrido no Nordeste, em 2003.

    Como usuários de eletricidade, nossa expectativa é que nossas luzes permaneçam acesas, nossos refrigeradores resfriem e nossas ruas permaneçam seguras, com os semáforos funcionando. Quando as luzes se apagam, a indústria de serviços públicos tem a extensa tarefa de encontrar a origem da falha, comunicá-la ao público e aos consumidores, além de absorver o custo do reparo, incluindo os custos de mão-de-obra.

     

    Como a indústria de serviços públicos está trabalhando ativamente para evitar falhas de energia?

    O setor de serviços públicos, de diferentes formas em cada país, mede Índices como o Índice de Duração da Interrupção Média do Sistema (SAIDI) e o Índice de Frequência Média da Interrupção do Consumidor (CAIFI), ambos afetados negativamente por falhas na junção subterrânea. Eles estão constantemente procurando maneiras de ajudar a melhorar essas métricas e a melhoria é reduzida pela seleção de produtos seguros e confiáveis.

    Para identificar esta necessidade dentro da indústria de serviços públicos, criei um white paper que avalia os cinco fatores críticos para ajudar a determinar a vida útil de uma emenda de cabos. Fiz isso aproveitando 23 anos de experiência de campo com a emenda contrátil a frio 3M™ QS-III.

    Você sabia que...? Alguns dos produtos de contração a frio da 3M instalados no campo ainda estão funcionando após quase 50 anos.

    O objetivo deste estudo é fornecer à indústria de serviços públicos pesquisas e abordagens para ajudá-los a melhorar seus resultados de SAIDI e CAIFI.

    Destaques do estudo: 5 fatores para avaliar a expectativa de vida das emendas de cabos.

    1. Tecnologia: : A confiabilidade de uma emenda elétrica depende da capacidade de manter a pressão radial da emenda sobre os cabos. A Emenda Contrátil a Frio 3M™ QS-III está equipada com a tecnologia de contração a frio 3M™, que mantém a pressão radial durante toda a vida útil da emenda. Como resultado, não há perda de pressão com ciclos de calor.

    2. Materiais: Elasticidade e capacidade de aplicação em ambientes frios (especialmente nos invernos gelados do Canadá) são essenciais. A borracha de silicone da emenda contrátil a frio 3M™ QS-III é uma excelente escolha de material para aplicações de emenda. Ela atua como um “selo vivo”, ajudando a proporcionar elasticidade a longo prazo (incluindo sob temperaturas negativas) e tem excelentes propriedades elétricas, necessárias para um desenho robusto de emenda. Além disso, o uso de borracha de silicone com aditivos termocondutores ajuda a melhorar as propriedades de dissipação de calor do corpo da emenda.

    3. Projeto: Uma emenda elétrica deve ser projetada para manter e minimizar o estresse elétrico a fim de aumentar o rendimento a longo prazo. O corpo moldável da Emenda Contrátil a Frio QS-III tem características de design que diminuem o estresse elétrico, incluindo grandes cones de controle geométrico do estresse, eletrodos semicondutores redondos com um recorte de isolamento inferior que reduz o estresse na relação cabo/emenda, e espessura de isolamento adicional na extremidade do eletrodo interno para compensar o aumento do estresse nesta área.

    4. Nota do autor: no parágrafo acima, substituí tensão elétrica por estresse elétrico.

    5. Mãos de obra: A mão de obra na instalação de emendas e preparação de cabos tem um grande impacto no desempenho a longo prazo. Uma clara maioria das investigações de falhas de cabos que realizei para nossos clientes aponta a mão de obra deficiente nas técnicas de preparação de cabos como a principal causa de falhas. Alguns dos impactos negativos de uma preparação e/ou limpeza inconsistente dos cabos, que aumentam o estresse elétrico, podem ser mitigados com características de projeto consistentes, tais como o eletrodo semicondutor arredondado com um corte de isolamento menor, que reduz o estresse na região da interface emenda/cabo. A emenda contrátil a frio QS-III foi projetada para ajudar a mitigar esses erros de preparação de cabos e o corpo moldado da emenda elétrica oferece facilidade de instalação e alta qualidade.

    6. Procedimientos de testes:Um produto projetado e testado a níveis que atendam e excedam os padrões da indústria terá um desempenho adequado a longo prazo. Para os testes de qualificação da emenda contrátil a fril 3M™ QS-III, classificamos nossas emendas elétricas em um Nível Básico de Isolamento (NBI) maior que a classificação de emenda correspondente (por exemplo, as emendas de 15 kV atendem aos requisitos NBI de uma emenda de 25 kV).

    Quer saber mais sobre o estudo ou tem perguntas sobre seu próximo projeto?

    FONTE DO ARTIGO: https://sciencecentre.3mcanada.ca/articles/the-5-factors-to-assessing-cable-splice-life-expectancy-sibgtech