As terminações de cabos são todas iguais?

  • Energia.

    Data de publicação: 17 de outubro de 2018.

     
    George Fofeldea image

    George Fofeldea

    Engenheiro de Energia, 3M Canadá.


    Falhas de cabos podem resultar em perda de tempo, reparos e até mesmo quedas de energia. Muitas vezes, essas falhas são o resultado de estresse elétrico.

    O controle incorreto do estresse elétrico nas terminações de cabos pode levar a falhas e envelhecimento elétrico prematuro. Também pode representar um risco para a segurança e confiabilidade geral do sistema de distribuição de serviços públicos, parque eólico ou instalações industriais pesadas.

     

    O gerenciamento do estresse elétrico reside no projeto

    Quando me encontro com meus clientes, tenho notado que existe um consenso de que todas as terminações de cabos são iguais. Simplesmente, este não é o caso. Só porque os acessórios de terminação de cabos têm a mesma aparência não significa que trabalhem da mesma maneira.

    Para ajudar a desmascarar este mito, realizamos um estudo comparando a nossa tecnologia de Contração a Frio para terminações 3M™, que usa o controle do campo capacitivo (alta constante dielétrica) com as soluções de controle geométrico do estresse.

    Isto foi o que descobrimos:

    Controle de campo capacitivo e controle de campo geométrico: Qual é a diferença entre eles?

  • 1. Controle de campo geométrico: é um método de controle de campo cujo objetivo é reduzir o estresse sobre a descontinuidade da blindagem. Ele funciona ampliando a blindagem e aumentando gradualmente a espessura do isolamento que se encontra sob a mesma.

  • 2. . Controle de campo capacitivo: é um método de controle de estresse de alta constante dielétrica (Hi-K) que controla o estresse na extremidade da blindagem de isolamento. Ele diminui o campo (estresse) elétrico no ponto de descontinuidade da blindagem, dissipando o campo (estresse) elétrico ao longo da interface de isolamento do cabo.

     
    Para o método de controle de campo (estresse) da interface, escolhemos nossa Terminação Contrátil a Frio QT-III 3M™, projetada para distribuir as linhas de campo (estresse) elétrico. Isto ajuda a reduzir o estresse superficial e resulta em um melhor desempenho dos cabos e maior expectativa de vida*.
    Depois de testar ambos os métodos nos laboratórios da 3M, os resultados mostraram três benefícios principais:

    Resultados de desempenho: estudo comparativo entre o controle capacitivo de estresse e o cone geométrico de estresse.

    Nossos resultados mostraram que o projeto por trás dos acessórios de terminação de cabos pode ter um efeito no gerenciamento do estresse elétrico e pode evitar falhas, envelhecimento elétrico prematuro e quedas de energia.
     
     

    Há três benefícios cruciais quando se escolhe a Terminação Contrátil a Frio 3M™ QT-III:

    1. Confiabilidade: O controle de tensão Hi-K ajuda a evitar vazamentos e choques elétricos, favorecendo maior confiabilidade dos cabos*.
    2. Uniformidade: o projeto permite uma distribuição uniforme do campo elétrico, ajudando a reduzir o estresse de superfície e a aumentar a resistência ao trilhamento*.
    3. Segurança: A terminação contrátil a frio 3M™ QT-III é fácil de instalar e não requer ferramentas adicionais. Ele ajuda a melhorar a segurança como um todo, reduzindo o risco de erros na preparação de cabos, normalmente associados a interfaces de isolamento mais longas*.
    No geral, os resultados dos testes mostraram que a tecnologia de terminações contráteis a frio 3M™ tem um excelente desempenho em comparação com a tecnologia de controle de campo geométrico concorrente*.

    Mais detalhes sobre os acessórios 3M para terminações de cabos. Para descobrir como administrar ou ajudar a reduzir o estresse elétrico, entre em contato com um especialista.

     

    FONTE DO ARTIGO ORIGINAL: https://sciencecentre.3mcanada.ca/articles/are-all-types-of-cable-terminations-the-same