Soluções para ambientes críticos em construção e manutenção elétrica

A sua reputação o precede. Manter a eletricidade ligada é o seu trabalho principal. As conexões precisam suportar condições extremas. Em um dia você pode estar trabalhando em um bueiro e, no outro, em uma plataforma elevatória. Mantenha o seu kit de ferramentas abastecido com fitas projetadas para aplicação rápida e durabilidade. As fitas isolantes Scotch® funcionam sozinhas ou juntas em ambientes adversos.
Sabemos que a segurança do seu trabalho, a sua reputação e o reconhecimento como bom profissional são importantes para você. Manter a eletricidade ligada sem retrabalhos ou acidentes é o seu principal trabalho e muitas vezes as conexões elétricas precisam suportar condições extremas. Em um dia você pode estar trabalhando estação subterrânea, no outro, em um poste de energia. Mantenha a sua maleta de ferramentas abastecida com fitas elétricas projetadas para aplicações rápidas e de durabilidade. As fitas isolantes 3M Scotch® podem ser utilizadas sozinhas ou juntas dependendo do tipo de aplicação e ambiente.


Two male electricians repairing a splice at a transformer

Missão crítica

Precisa de alto desempenho em todas as condições?
Solicite a fita isolante Scotch® da 3M.


Encontre a fita isolante certa para cada tipo de ambiente

Sabemos que você, eletricista, é o primeiro ponto de contato quando há um problema elétrico. E que você precisa enfrentar algumas condições adversas e entrar em alguns espaços apertados, sujos ou com periculosidade para manter o nosso mundo funcionando. Pensando nisso, estamos aqui para mantê-lo bem equipado, e isso significa ter a fita certa à disposição e saber quando, como e onde aplicá-la.

  • Contaminantes

    Contaminantes ambientais podem surgir em qualquer momento durante um trabalho. Poeira, sujeira, produtos químicos e água podem comprometer uma emenda. Proteja-se contra corrosão com as melhores práticas e técnicas de aplicação de fita. Isso começa com a seleção do produto.

  • Ambientes extremos

    Unidades de refrigeração e casas de caldeiras impõem tensões diferentes a conexões elétricas. Climas frios e quentes fazem o mesmo. Nossas fitas profissionais foram projetadas para proporcionar desempenho exemplar em temperaturas extremas

  • Proteção mecânica

    Parece que tudo está determinado a acabar com o cabo: roedores vão mastigar, empilhadeiras vão passar por cima, o cascalho vai causar atrito e as vibrações do motor vão desgastá-lo. Proteger condutores de situações como as citadas envolve boa técnica, e isso significa usar uma fita de qualidade.

  • Trabalhos críticos

    Quando você não pode falhar, a sua fita também não pode. Não importa se é em uma instalação residencial ou se é em um hospital em funcionamento, escolha as nossas fitas profissionais para garantir a segurança da instalação elétrica


Orange mesh background

Use a fita isolante certa para o melhor trabalho.

Em ambientes adversos, selecione as fitas isolantes profissionais Scotch® da 3M.

  • NOTA:
    Os produtos variam dentro de cada categoria. Nem todos os produtos serão adequados para todos os requisitos de aplicativos listados.

Ambientes contaminados

Se você for a terceira geração de uma família de eletricistas, haverá boas chances do seu avô ter usado a fita isolante Scotch® 33+MR. Seis décadas se passaram, e a fita isolante Scotch® 33+MR é padrão de durabilidade e segurança. À medida que as demandas por energia industrial cresceram, os engenheiros da 3M continuaram inovando e melhorando a performance da fita isolante. Sujeira, detritos, graxa, produtos químicos e até mesmo água podem contaminar o trabalho da fita e causar bolsões de ar ou problemas de aderência. Com o passar do tempo, esses problemas podem deixar a emenda exposta e vulnerável caso produtos químicos sejam derramados na instalação elétrica.

  • Electrician crouching over and taping a slice  for a subterranean cable with electrical tape.

    Fitas Mastic: vedação a contaminantes

    • O contato com contaminantes pode acontecer durante qualquer instalação elétrica; sujeira e detritos podem ser transferidos da luva ou mão de um eletricista para os cabos. É nesses casos que as Fitas Mastic têm um papel fundamental, pois contam com revestimento de PVC, que isola conexões de baixa tensão e funciona como uma barreira em uma única etapa. Elas fazem isso combinando um componente muito pegajoso que se fixa bem em ambientes gordurosos ou úmidos com uma camada externa de PVC durável. Essas fitas se fixam ao aço e têm resistência excelente aos ácidos, raios UV e corrosão por cobre. Se perfurado, o Mastic possui uma borracha flexível que permite preencher os bolsões de ar – ajudando a manter a firmeza da vedação.
    • Dicas para profissionais:
       
      • Em locais ao ar livre, onde emendas estão expostas à umidade e ao sol, além de produtos químicos agressivos, comece com uma fita Mastic ou Autofusão e a cubra com uma fita isolante de PVC de alto desempenho. É importante usar uma fita de alto desempenho (Classe A) de maneira que a fita não desenrole e exponha a conexão a bolsões de ar.
      • Se você precisar contornar cabeças de parafusos e outros componentes de formato irregular, use uma fita Mastic sem revestimento de PVC. Isso evita que o revestimento enrole enquanto se revestem os componentes. Enrole a conexão em seguida com uma fita profissional como a fita isolante de Scotch® 33+MR para conter o gotejamento de Mastic.
      • Para formar uma vedação forte em que contaminantes estejam presentes, não se esqueça de envolvê-la com uma fita de vinil pesado. A fita com propriedades de alongamento maiores, capazes de se esticar 2,5 vezes o comprimento original, vai se enrolar quando solta, encaixando-se e formando um pacote hermeticamente fechado.
    • Saiba mais sobre fitas Mastic
    • Para ver aplicações de fita isolante passo a passo, inscreva-se nas nossas dicas para profissionais "Power Ups".

Instalações elétricas em ambientes extremos


Altas e baixas temperaturas, como câmaras frias, caldeiras, instalações à beira-mar ou até mesmo instalações em jardins que ficam expostas aos intempéries, podem prejudicar uma instalação elétrica. A maioria das pessoas não pensa em um jardim como um ambiente extremo, mas o fertilizante que se infiltra nas passagens elétricas subterrâneas pode ser tão corrosivo quanto o sal do mar em um estaleiro.

  • Electricians tools and electrical tape in a greasy environment.

    Proteção no calor ou no frio.

    A tubulação elétrica em uma indústria pode ser exposta a vapor e condensação, chamas abertas e calor. Quando há exposição constante ao calor – como uma casa de caldeiras –, a fita pode ficar frágil, quebrar e comprometer o revestimento, abrindo caminho para a corrosão.

    Para instalações elétricas em que a umidade seja a principal preocupação, às vezes, o trabalho exige mais do que apenas fitas isolantes de PVC. A 3M oferece diversas soluções para ajudar a garantir que você obtenha os resultados de que precisa, independentemente do trabalho. As fitas de autofusão são uma ótima opção para ajudar a evitar umidade quando se atua em trabalhos com tensão acima de 600V. No entanto, a fita Mastic combinadas com um isolante de borracha podem ser a melhor defesa e são recomendadas para aplicações de alta tensão subterrâneas e suspensas. O Mastic suporta 600 V nominais. Dessa forma, para aplicações de alta tensão, ele deve ser adicionado a um isolante de borracha primário. As fitas Mastic e a fita autofusão protegem contra ácidos que ficam suspensos no ar ou que se infiltram em instalações subterrâneas.

    Dicas para profissionais:
     

    • Em locais industriais onde aerossóis químicos são usados rotineiramente, isole conexões de baixa tensão com uma fita de vinil profissional compatível com resinas de epóxi, borracha e compostos sintéticos para emendas. As conexões de alta tensão envoltas em fita de Autofusão podem ser revestidas com uma fita PVC mais espessa, como afita isolante Scotch® 33+MR.
    • Se estiver enrolando um tubo ou conduíte em uma área refrigerada, você precisará de uma cola muito forte para fazer o contato inicial. Adicione fitas ao seu kit que possam suportar temperaturas tão baixas quanto 0 ºF (-18 ºC) e tão quentes quanto 220 ºF (105 ºC).
    • Para aplicações de alta tensão em que líquidos sejam um perigo elétrico em potencial, combine uma fita de borracha primária de autofusão como a fita Scotch® 23 C com um revestimento de vinil reforçado.As fitas de borracha proporcionam dissipação térmica excelente e podem ser enroladas em mastic para conter o escoamento.

    Saiba mais sobre fitas Autofusão

    Saiba mais sobre fitas Mastic

    Inscreva-se nos nossos "Power Ups" para receber mais informações sobre instalações elétricas


Instalações Elétricas para proteção mecânica


Você emenda condutores de motor. A conexão é apertada – você faz o revestimento em espiral perfeito. Você encaixa a tampa da caixa do motor, energiza o circuito. Você liga a máquina e a linha de produção volta à vida. E a caixa do motor começa a vibrar, violentamente! Vibrações extremas danificam a emenda ao longo do tempo, e podem ser destrutivas para os cabos. Para esse tipo de agressão, desenvolvemos fitas que isolam, protegem e resistem a essas condições.

  • Electrician repairing motor lead splice with electrical tape.

    Fitas para alta vibração

    • O cabo pode estar comprometido mesmo antes da implantação. Canteiros de obras não são um ambiente limpo. Você pode estar arrastando o cabo por um piso de concreto e prendê-lo no vergalhão. Perfurações e abrasões em revestimentos de cabo podem ser solucionadas facilmente, caso o dano não penetre a profundidade do condutor. Uma fita Mastic com um revestimento de borracha CSM vulcanizado é ultrarresistente e ajuda a reparar os cabos danificados em ambientes industriais intensos, como unidades de petróleo e canteiros de obras. Fitas de PVC Scotch 33+ é uma ótima opção para proteção mecânica extra nesses ambientes intensos.
    • Dicas para profissionais:
       
      • Os motores normalmente têm uma vida útil menor do que a da máquina em que operam. Dessa forma, a reinstalação é uma preocupação fundamental. Revestir inicialmente com PVC cria uma camada intermediária entre o condutor e a fita de borracha de Autofusão, de maneira que você possa isolar e ainda fazer um corte para descascar quando precisar reinstalar. Para obter melhores resultados, enrole os cabos inicialmente com uma fita de PVC, com a face adesiva para fora. Em seguida, adicione uma fita Autofusão para vedar contra a umidade e dar um acabamento com fita isolante Scotch 33+.
      • A fita isolante Scotch 33+ também pode ser utilizada nas mais adversas aplicações diárias que possam oferecer um risco de abrasão ou perfuração, especialmente em conexões que precisem suportar trepidação e vibração, já que é uma fita com espessura de 0,19mm.
    •  
    • Inscreva-se nos nossos "Power Ups" para receber mais informações sobre instalações elétricas

Segurança em trabalhos críticos


Na maioria dos casos, uma falha elétrica para no quadro do disjuntor. O dispositivo de segurança no sistema funciona conforme projetado. Mas, às vezes, há curtos elétricos que desligam a linha de produção, parando a fábrica. Mais preocupante ainda são as catástrofes elétricas que causam falhas em cascata, explosões e vidas perdidas. Um eletricista precisa estar concentrado. Você precisa estar pronto para entrar, com todos os neurônios atentos. Você precisa fazer o seu trabalho com segurança para que, ao final do dia, possa voltar para casa em plena forma como veio. A sua família conta com isso. E seus clientes contam com você.

  • Electrician in a manhole repairing wire with electrical tape.

    Durabilidade e segurança quando você não pode falhar.

    Nem todas as instalações elétricas são criadas da mesma forma. Existem alguns locais que são simplesmente difíceis de alcançar. Guindastes de petróleo, postes de luz em estádios, torres de celular sem fio, salas de máquinas de transatlânticos e poços de minas são apenas alguns deles. Existem outras situações em que o tempo de inatividade causado por falhas elétricas pode causar uma perda significativa de receita. Se você for um eletricista que atende um hospital, sabe como o seu trabalho é fundamental para o atendimento dos pacientes. Cada situação exige um trabalho de qualidade, mas esses trabalhos fundamentais não exigem nada além dos melhores suprimentos. Se estiver em uma rotina de manutenção programada, você desejará que as emendas excedam esse regime de desempenho. Se estiver fazendo um reparo crítico depois de uma tempestade, você desejará que a emenda se mantenha firme até a próxima. Esses trabalhos – e a sua segurança – exigem o uso de materiais de qualidade. As fitas isolantes de PVC, Mastic e Autofusão de uso profissional ajudam a garantir que você tenha as ferramentas certas para fazer o trabalho da maneira certa e chegar em casa em segurança.

    Dicas para profissionais:
     

    • Quando a falha não é uma opção, o seu trabalho e a sua reputação dependem da instalação apropriada de fitas nas quais você possa confiar. Use produtos com poder de fixação, fitas profissionais com aderência projetada para temperaturas ambiente constantes de 0 ºC a 105 ºC que sejam certificadas pela norma ABNT NBR NM 60454-3-1
    • Trabalhos fundamentais normalmente envolvem instalações de alta tensão. Se você estiver trabalhando em terminações de linhas de energia, proteja-se de arcos voltaicos usando fita de silicone Scotch 70. A supressão do arco proporciona proteção adicional para você quando está no poste.
    • A vedação contra umidade e a proteção contra intempéries com fitas autofusão e mastic ajudam a evitar danos nos seus sistemas elétricos e reduzem o risco de falhas inesperadas e onerosas. Comprometer a sua reputação por não ter as ferramentas certas para o trabalho é um risco que você não quer correr.

    Saiba mais sobre as fitas isolantes 3M

    Na 3M, somos cientistas – e nos orgulhamos de usar a ciência para impulsionar a inovação. Abordamos nosso trabalho com rigor. Projetamos nossos produtos da linha de fitas isolantes para resistir a ambientes adversos internos e externos. Para obter mais informações sobre como nossos produtos ajudam você a realizar o seu trabalho, inscreva-se agora mesmo em "Power-ups".


Inscreva-se para receber e-mails da 3M Elétricos

  • Inscreva-se para receber informações sobre produtos, novidades e promoções



  • As informações que você fornecer neste formulário de contato serão usadas para responder à sua solicitação e serão tratadas conforme descrito em nossa Política de privacidade da Internet.


    Essas informações (que incluem a mensagem original e a resposta subsequente) podem ser transferidas para um servidor localizado nos EUA para métricas e armazenamento. Se você não concordar com esse uso das suas informações pessoais, não use o sistema de contato.


  • Enviar

Voltar ao Topo
Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português