Na seleção da fita isolante de PVC, existem seis fatores principais a serem considerados: Rigidez Dielétrica, alongamento, elasticidade, temperatura nominal, Adesão ao aço e espessura.
A Rigidez Dielétrica é o valor limite de um campo elétrico aplicado sobre a espessura do material. A tensão de ruptura é aquela que, quando aplicada através de um material isolante causa uma ruptura dielétrica, levando-o a se comportar de forma condutiva. Essas características expressam a capacidade de um material de atuar como um isolante elétrico.
As fitas isolantes da 3M atendem a norma ABNT NBR 60454-3-1, garantindo a eficiência e segurança na instalação elétrica.
A capacidade de uma fita de PVC se esticar é um dos maiores fatores para proteger e vedar a instalação. Um bom alongamento equivale à resistência à tração. Isso significa flexibilidade e boa conformidade ao fazer uma emenda uniforme e profissional.
Elasticidade é a capacidade de um material retornar à sua forma normal depois de ser esticado. A recuperação elástica de uma fita de PVC descreve sua capacidade de "voltar" de maneira eficiente ao seu comprimento original. Uma fita com excelente elasticidade continuará se contraindo depois de ser aplicada. Isso é essencial para ajudar a vedar conexões contra contaminantes externos. Essa recuperação da fita proporciona uma melhor proteção da emenda, formando uma vedação para resistir a ácidos, umidade e tempo.
A sua fita pode suportar o calor?
Nem todas as fitas são feitas para colar em temperaturas extremas. Em calor extremo, a sua fita precisa de uma alta temperatura nominal para ajudar a evitar que o material resseque e se deteriore, ambos comprometendo o isolamento dielétrico. Durante a avaliação de fitas de PVC, a temperatura nominal baixa normalmente proporciona a menor temperatura de instalação. A temperatura nominal alta indica a temperatura operacional contínua mais alta da fita.
A marcação e o enrolamento da fita são causados por diversos fatores, inclusive perda adesiva e instalação indevida. Contaminantes industriais e calor podem ser um fator importante. A fita pode se desenrolar, abrindo caminho para corrosão. A fita isolante de Uso Profissional possui em sua formulação matérias-primas de qualidade superior A aderência ao aço faz parte do teste da norma ABNT NBR 60454-3-1. Ele testa quanta força é necessária para puxar a fita de uma superfície de aço.
As fitas isolantes possuem diversas espessuras, porém quanto maior essa espessura, melhor a fita utilizada. A fita Scotch 33+ possui uma espessura de 0,19mm, o que a torna mais robusta e com isso pode-se dar menos voltas no momento de realizar uma emenda em uma instalação elétrica.
Você tem uma grande variedade de opções. Este gráfico de fácil leitura apresentará rapidamente o desempenho nominal.
A função principal de uma fita isolante é isolamento em baixa tensão, porém as fitas também podem ser utilizadas como proteção e reforço da capa do cabo em aplicações de baixa, média e alta tensão. Na imagem abaixo é possível verificar como a fita isolante ajuda a proteger a capa externa dos cabos:
Por que eletricistas preferem fitas uso profissional?
Aderência • Dielétrica • Alongamento • Temperatura
As fitas isolantes de uso profissional possuem performance superior nos principais componentes que afetam o desempenho. Quanto mais forte for a cola e mais flexível e maleável for o filme de PVC, melhores serão o alongamento e a vedação. Se a instalação elétrica é crítica, um profissional prefere não correr riscos no seu trabalho, sua segurança ou sua reputação.
Trabalhos críticos • Industrial • Manufatura • MRO
As instalações elétricas em uma unidade industrial exigem fitas de PVC que colem e permaneçam coladas com o tempo. Se a fita não suportar os procedimentos de manutenção exigidos, as empresas gastarão mais em reparos não programados. Uma fita mais espessa cria um revestimento mais forte, e isso significa mais proteção mecânica em ambientes adversos. A fita profissional tem menos propensão a soltar as pontas após aplicadas nos cabos. Ela se estica bem para formar uma vedação firme, proporcionando mais resistência contra contaminantes corrosivos. Como apresenta um alongamento excelente, os eletricistas normalmente usam menos fita para cobrir conexões, terminações e barramentos irregulares ou complexos.
Quente/frio • Umidade • Externo • Subterrâneo
Um eletricista enfrenta condições adversas no trabalho. Em calor extremo, os eletricistas querem fazer o trabalho de maneira rápida e eficiente, especialmente ao revestir uma fita isolante de Mastic projetada para escorrer quando quente. Se uma fita de Uso Geral, com baixa força adesiva, for usada em um ambiente muito quente, com o passar do tempo, ela soltará, ficará quebradiça e se romperá, comprometendo o isolamento elétrico.
Segurança • Confiabilidade • Qualidade • Reputação
Quando é difícil chegar a uma instalação, como a luz em um estádio, no alto do mastro de um transatlântico ou no fundo de um poço de mina, os eletricistas gostam de "fazer certo já da primeira vez". Para profissionais, faz sentido usar alguns dos produtos mais resistentes e duráveis. Uma fita de qualidade profissional aplicada corretamente ajuda a reduzir o risco de tempo de inatividade causado por falhas elétricas comuns. As fitas profissionais foram projetadas para aplicações críticas quando você não pode falhar.
As fitas isolantes para uso profissional (como a Scotch® 33+) possuem alta durabilidade, alongamento ideal, não descolam, possuem maior resistência ao tempo e à abrasão.
A fita isolante uso geral (como a 3M ImperialMR) é utilizada para puxamento de cabos e proteções temporárias ou de baixa criticidade.
Existem algumas regras básicas a serem seguidas quando você está selecionando uma fita isolante.
Obtenha mais informações sobre seleção de produtos, aplicações e treinamento em nosso Centro de recursos elétricos.