Quando o ruído perigoso estiver presente no local de trabalho, considere se é possível usar controles de ruído para diminuir a exposição dos funcionários.
O conceito de Hierarquia de controles é bem estabelecido na esfera da saúde e segurança ocupacional. Simplificando, é mais eficaz eliminar ou diminuir a gravidade do perigo do que mudar a forma como as pessoas trabalham ou exigir que os trabalhadores usem equipamento de proteção.
Por exemplo, um empregador pode adotar uma abordagem que especifique equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, quando não é viável eliminar o ruído, existem abordagens para reduzir o risco de perda auditiva causada por ruídos, seja arquitetando uma solução ou aplicando uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.
Controles de engenharia envolvem a modificação do equipamento, do processo ou do ambiente, de modo que menos energia sonora seja gerada ou transmitida aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a origem do ruído com base nos resultados de uma pesquisa de controle de ruído.
Controles administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição aos ruídos, limitando o tempo em que os trabalhadores passam em áreas de ruído elevado. Essas políticas são muitas vezes necessárias quando os controles de engenharia não são técnica ou economicamente viáveis
Controle de ruídos:
Os empregadores que controlam o ruído por meio de vários métodos podem se beneficiar de várias maneiras:
Embora seja possível optar por consultar um engenheiro de controle de ruído para avaliar a situação e as soluções de projeto, é extremamente benéfico envolver os funcionários que trabalham em áreas ruidosas como parte de uma equipe que trabalha para encontrar maneiras de reduzir os ruídos. Um consultor pode oferecer um enorme conhecimento técnico, mas as pessoas que passam todos os dias imersas no barulho podem apresentar algumas soluções mais práticas e diretas porque conhecem bem os processos e equipamentos.
Pode parecer óbvio, mas o processo de controle de ruídos perigosos no local de trabalho não pode começar de fato até que o empregador tenha concluído uma avaliação de risco dos ruídos e analisado os resultados. Ao monitorar o ruído em diferentes áreas da instalação e realizar medições de ruído em diferentes processos, tarefas e ferramentas, o empregador coleta os dados necessários para identificar grupos de trabalhadores e áreas onde os controles de ruído são mais necessários, a fim de priorizar onde e como gastar o orçamento de controle de ruídos para obter o maior benefício. Posteriormente, pode ser feita uma medição de controle de ruídos mais detalhada para identificar as fontes de ruído e selecionar a solução de controle de ruído mais apropriada.
Tornar o equipamento e os processos menos ruidosos durante o projeto e a fabricação é mais eficaz e barato do que implantar controles de ruído posteriormente. Buy Quiet é um tipo de abordagem de prevenção por meio do projeto que prioriza a eliminação ou o controle dos riscos, especificando máquinas ou ferramentas que geram menos ruído. Isso é possível quando um novo processo de produção está sendo projetado ou quando equipamentos ou processos mais antigos são substituídos.
Priorizar os projetos de controle de ruído potenciais é uma etapa importante para alcançar o resultado mais econômico. Embora possa parecer lógico concentrar a atenção na fonte de ruído mais elevada na instalação, é possível conseguir uma redução mais significativa na exposição dos funcionários a ruídos controlando primeiro o ruído nas áreas mais próximas de onde uma grande porcentagem de seus funcionários estão trabalhando. Alguns controles de ruído são razoavelmente baratos e, quando funcionam, podem obter um enorme apoio dos funcionários e da gerência.
Muitas vezes, é necessário implantar uma abordagem multifacetada envolvendo controles de engenharia e administrativos
Os empregadores são obrigados a controlar o ruído quando for "viável" de acordo com a NR-9, e outras regulamentações, mas tem se debatido o real significado do termo "viável". Demonstrar que uma determinada solução de controle de ruído é tecnicamente viável pode ser muito simples, mas documentar a viabilidade econômica pode representar um desafio.
Algumas das questões a ser consideradas são:
Executar as medições de ruído assim que os controles estiverem em vigor e posteriormente de forma periódica para verificar e documentar os resultados. Estabelecer um cronograma para monitorar a eficácia dos materiais e mecanismos de controle de ruído à medida que envelhecem e, potencialmente, se deterioram ao longo do tempo devido ao desgaste. Sempre que são feitas mudanças nos processos e na produção, analise quais os efeitos em termos de controles de ruído existentes.
O que é obrigatório?
No Brasil o MTb estabeleceu um Limite de Exposição Ocupacional de 85 dBA. Os empregadores devem limitar a exposição dos funcionários a ruídos em uma média ponderada de tempo de 8 horas a 85 dBA ou abaixo usando "controles administrativos ou de engenharia viáveis". No entanto, é permitido que os empregadores usem protetores auditivos como um substituto para implantar controles de ruído para exposições a ruídos em uma média ponderada no tempo.
Uso de proteção auditiva em vez de controles
Se os controles de ruído não forem capazes de reduzir os níveis de ruído para Limite de Exposição O`cupacional ou abaixo, os empregadores devem fornecer protetores auditivos e garantir que eles sejam usados. No entanto, quando os dispositivos de proteção auditiva são usadas como substitutos dos controles de ruído.
Para mais detalhes, leia a nossa página Proteção or ou visite a OSHA (PDF, 25.53 KB).
No sentido mais básico, a limitação da exposição dos funcionários a ruídos pode ser realizada aplicando controles à Origem do ruído, ao Trajeto do ruído ou ao Receptor.
Origem
A origem do ruído é um objeto vibratório - uma máquina ou ferramenta produzindo vibração durante a operação que irradia na área de trabalho como ruído.
Trajeto
O ruído se propaga pelo ar, é claro, mas também através de materiais sólidos, como pisos, paredes e janelas.
Receptor
Na conservação da audição, o receptor é o trabalhador.
Exemplos de controles administrativos de ruído
Controles administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição aos ruídos, limitando o tempo gasto pelos trabalhadores em áreas de alto ruído. Essas políticas são muitas vezes necessárias quando os controles de engenharia não são viáveis ou econômicos.
Por exemplo, um empregador pode adotar uma abordagem que especifica equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, quando não é viável eliminar o ruído, existem abordagens para reduzir o risco de perda auditiva causada por ruídos, seja arquitetando uma solução ou aplicando uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.
Origem
Trajeto
Receptor
Exemplos de controles de engenharia de ruído
Controles de engenharia envolvem a modificação do equipamento, do processo ou do ambiente, de modo que menos energia sonora seja gerada ou transmitida aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a origem do ruído com base nos resultados de uma pesquisa de controle de ruído.
Origem
Trajeto
Receptor
Imagens de controle de ruído por cortesia da Associates in Acoustics, Inc.
Isolação
Amortecimento
Reflexão
Os benefícios do controle de ruído efetivo (descrito acima) podem ser ainda maiores implantando uma política de Buy Quiet.
Por quê Buy Quiet? De NIOSH
A perda auditiva causada por ruídos pode ser prevenida se a exposição a média ponderada de tempo dos funcionários for reduzida ao Nível de Exposição Recomendado pelo MTb de 85 dBA ou abaixo disso. Especificar ferramentas e processos menos ruidosos durante a fase de projeto pode ajudar os empregadores a evitar controles de ruído caros, levando em consideração que aquisições e compromissos em longo prazo foram feitos.
Benefícios de Buy Quiet
* https://www.cdc.gov/niosh/topics/buyquiet/
Estimativa de reduções de custos
As ferramentas que você pode usar para avaliar a relação custo-eficácia de uma abordagem Buy Quiet estão disponíveis;clicando aqui..
Exemplos de estratégias de controle bem-sucedidas
O programa de premiação Safe-In-Sound reconhece os empregadores e outras organizações que obtiveram sucesso implementando programas de prevenção de perda auditiva e aplicaram soluções inovadoras para controlar a exposição ao ruído dos funcionários. Saiba mais online em www.safeinsound.us.
NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde. As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.