Proteção em Altura

F - Proteção contra queda de ferramentas

Ver todos os produtos

O trabalho em altura impõe uma série de riscos exclusivos para o local de trabalho. A segurança em altura exige mais do que apenas proteger os trabalhadores dos riscos de trabalhar em altura. A queda de objetos em altura pode resultar em lesões pessoais para os trabalhadores e outras pessoas em um local de trabalho, bem como danos ao equipamento e perda de ferramentas, embora esses riscos sejam frequentemente negligenciados no planejamento da segurança do local de trabalho. Lembre-se, a proteção contra queda é para você. A prevenção de queda de objetos é para as pessoas ao seu redor.

Image of workers belt with a variety of tools secured in holsters and with connectors attached to anchor points
How do I provide fall protection for tools?

Perigos de queda de objetos

Identificar um risco de queda de objeto pode ser tão simples quanto observar uma pequena ferramenta ou uma pilha de parafusos posicionados perto de um beiral alto, qualquer um dos quais pode ser acidentalmente chutado ou soprado pelo vento, caindo em um nível mais baixo. No entanto, os riscos são muitas vezes menos óbvios, como ferramentas precariamente armazenadas em bolsos, pochetes ou bolsas com invólucros inseguros. Existem dois tipos principais de incidentes de queda de objeto: impacto direto e desvios.

Baixe o infográfico de proteção contra queda de ferramentas (JPEG, 1,9 MB)

  • Adjustable wrench deeply embedded in hard hat after falling from height

    Impacto direto

    Dependendo do peso e da forma da ferramenta ou do objeto que cai, as forças de um impacto direto podem atingir níveis fatais, mesmo quando se usa um capacete. Usando o gráfico disponível para download a seguir, observe a velocidade e a força do impacto que podem ser geradas por uma chave de 3,6 kg (8,3 lb) em queda de alturas. Para visualizar o efeito disso em um trabalhador que usa capacete, assista ao vídeo. O capacete, que normalmente não é projetado para esse alto impacto, não é capaz de resistir ao golpe.

  • Illustration of pipe wrench deflecting horizontally

    Desvios

    Objetos em queda que se desviam de uma superfície podem impor um risco tão grande para os trabalhadores quanto os objetos que não saltam ou se desviam. Isso porque, embora as "Zonas de queda" designadas possam manter os trabalhadores e outras pessoas fora de uma área de trabalho designada em altura, ferramentas, como a chave de 3,6 kg (8,3 lb) citada na ilustração abaixo, podem, teoricamente, se desviar e percorrer centenas de metros horizontalmente. É improvável que a distância seja considerada por uma barricada de "Zona de queda", portanto, as vítimas em potencial estariam desavisadas e despreparadas.

Image of worker wearing fall protection gear atop a tall structure carrying a long piece of lumber
A hierarquia da prevenção de queda de objetos é:
  1. Eliminação ou substituição do perigo
  2. Sistemas passivos: Guarda-corpo com rodapés e rede de malha, telas, coberturas de piso/buraco, canoplas para ferramentas com proteção lateral
  3. Restrição de ferramentas: Baldes para transporte com sistemas de fechamento, estojos de ferramentas, pochetes de ferramentas
  4. Retenção de ferramentas: Soluções de ancoragem no corpo/fora do corpo
  5. Controles administrativos: Zonas de queda de objetos: criando uma barricada na área abaixo

Conceitos básicos de prevenção de queda de objetos

Semelhante a um sistema pessoal de prevenção de queda, que incorpora alguma forma de ancoragem, suporte do corpo e conectores, um sistema de prevenção de queda deve incluir o mesmo tipo de componentes.

  • Image of worker holding an adjustable wrench secured to his belt by a tether

    Suporte para corpo (pontos de fixação de ferramentas)

    Os pontos de fixação funcionam de maneira semelhante ao arnês de segurança do trabalhador, pois ele deve ser um ponto seguro na ferramenta que tenha uma classificação de carga para pelo menos o peso total da ferramenta. Quando uma ferramenta contém um ponto de fixação, ela é considerada "pronta para amarração". Tipos de pontos de fixação:
     

    • Fixação de rotação rápida e anel rápido
    • Corda com anel em D
    • Anel em D e fita adesiva rápida
    • Fixação de cilha de ferramentas
  • Image of a worker wearing a hard hat secured to his full body harness with a tether

    Conectores

    Assim como talabartes ou linhas de vida autorretráteis para a equipe, as ferramentas exigem um conector para garantir que permaneçam firmemente fixadas em uma ancoragem no caso de queda. Existem dois tipos comuns de conectores para ferramentas: retratores e amarrações.
     

    • Amarrações para ferramentas
    • Amarração no capacete
  • Image of worker wearing a wristband anchor attached to a wrench

    Ancoragens

    O componente final do sistema de 3 pontos para proteger as ferramentas contra queda é a ancoragem. Uma ancoragem de ferramenta pode assumir muitas formas devido à grande variedade de tamanhos e pesos das ferramentas mais usadas, mas em alto nível há dois tipos de ancoragem para ferramentas: fora do corpo para qualquer ferramenta com mais de 2,3 kg (5 lb) e em ancoragens do corpo (apenas para ferramentas abaixo de 2,3 kg (5 lbs), como:
     

    • Cinturões para ferramentas e presilhas
    • Coldres
    • Pulseiras
webLoaded = "false"


Workers on an aircraft wing performing maintenance and secured to a temporary anchor
Perguntando-se quais produtos de proteção contra queda combinam com quais ferramentas?

Faça o download do guia de seleção de produtos da Sala de ferramentas, que fornece informações e exemplos de como ancorar uma variedade de ferramentas.

DOWNLOAD (PDF, 4.6 MB)

Série de vídeos sobre proteção contra queda de ferramentas

Obtenha uma introdução aos principais conceitos de proteção contra queda para ferramentas em nossa série de vídeos online gratuitos.


Saiba mais sobre os fundamentos da proteção contra queda.

Learn about the ABCs of Fall Protection
Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português